#20 Nós por nós — Yasmin Pitanga

Tayná Guilherme
Instituto Taqtile
Published in
4 min readJun 14, 2023

1. Me conte um pouco sobre você..

Sou a Yasmin, também conhecida como Yas aqui no Instituto. Tenho 26 anos (quase 27 🥲) com carinha de 15. Sou de Campos dos Goytacazes, no interior do Rio, mas eu gosto mesmo é de cidade grande e todas as oportunidades que ela traz no âmbito cultural, educacional, profissional.
Sou apaixonada por tudo que envolve arte, cultura, linguagens e tecnologia, e por isso me encontrei na área de UX/UI! Já trabalhei com fotografia, mas hoje em dia é só hobby. Me encanta viajar, aprender novos idiomas, a culinária vegana e os animais.

2. Há quanto tempo está no Instituto?

Estou há 9 meses no Instituto!

3. Como conheceu a gente?

Por uma publicação no Linkedin.

4. Quais atividades desempenha aqui?

Meu foco é UX/UI, mas também dou minhas ajudinhas no design da redes sociais e todas as atividades que precisam de design que eu posso fazer!

“Um gif que te representa”

5. Como é um dia típico seu?

Gosto de acordar cedo, tomar um café da manhã bem devagar, se der tempo praticar alguma atividade física ou resolver alguma coisa da faculdade. Se não, eu vou direto fazer as tarefas do Instituto durante a manhã e depois do almoço tenho a maior parte das reuniões. No fim do dia eu tento deixar mais livre para tarefas pendentes, faculdade, ficar com minha família, assistir tv, ler, etc.

6. Quais coisas te fazem realmente feliz?

Explorar algo que não conhecia! Seja uma cidade nova, uma comida nova, uma tarefa nova, uma tecnologia nova, um aprendizado novo. Adoro sair da mesmice.

7. E o que mais te incomoda?

Desigualdade, com certeza! Me incomoda ver a discrepância de poucas pessoas com acesso a tudo e muitas pessoas sem acesso ao básico como saúde, educação, transporte, vestimentas.

8. Quem/o que mais te inspira?

Atitudes empáticas me inspiram demais, você olhar, se preocupar e cultivar o interesse pelo próximo.

9. O que você pensa que as pessoas acham sobre você?

Eu penso que me acham curiosa, meio hippie e fresca kkkk

10. Conte uma coisa sobre você que poucas pessoas sabem

Depois da pandemia adquiri hábitos idosos que carrego até hoje: adoro ver jornal, novela, comer mingau e ficar em casa.

11. Qual é o seu sonho?

Um sonho grande que me parece impossível e que é o de milhões de pessoas: ter casa própria e proporcionar vida boa aos meus pais.
Um sonho mais singelo e também uma descoberta atual: querer adotar os gatinhos que eu alimento na rua!! É a primeira vez convivendo com gatos, eles são apaixonantes e viciantes, não dá pra ter um só!

12. Que livro/filme/série marcou sua vida? E por quê?

Eu li o livro “Água Viva” de Clarice Lispector com 11 ou 12 anos e ele me marca até hoje, pois foi o primeiro momento que me identifiquei com uma pessoa. As frases que a Clarice escreveu ali foram muito importantes pra mim naquele momento, porque sempre me achei diferente de todos ao meu redor.

13. De que forma o Instituto impacta sua vida?

Em 9 meses o Instituto conseguiu impactar vários campos da minha vida! Aprendi sobre pensamento crítico e a estudar de forma mais eficaz com o Yugo, aprendi analytics, truques de organização e comunicação com o Heitor, aprendi técnicas de liderança com o Dani, aprendi muuuito sobre design com as melhores pessoas: Paola, Iana, Emily, Drê, Rê, Matheus, Thelly, Tayná, Ysabella. E todo dia aprendo algo novo, com pessoas novas, com os projetos práticos com clientes.

14. Se você fosse dar um conselho para o seu eu do passado, qual seria?

Pode se arriscar mais! Se der errado, a gente vai ter força pra levantar!

15. Qual dica você daria para quem deseja fazer parte do Instituto?

Tem 2 fatores bem importantes para quem deseja fazer parte do Instituto: Ter o famoso “fit cultural” e muuita vontade aprender! Então se você compartilha dos valores do Instituto e tem a curiosidade de estar sempre aprendendo e se aprimorando, pode vir!! 😄

Conecte — se com a Yasmin no LinkedIn🌐

--

--

Tayná Guilherme
Instituto Taqtile

Ux Researcher, UX Designer em construção e constante aprendiz