#22 Nós por nós — Ysabella Silva

Tayná Guilherme
Instituto Taqtile
Published in
4 min readAug 11, 2023

1. Me conte um pouco sobre você…

Sou a Ysa, tenho 25 anos, nasci e cresci no Rio de Janeiro, Zona Oeste. Sou socióloga de formação, mas sempre gostei muito da área de design, tanto que era minha segunda opção de especialização. Com as remadas da vida, acabei migrando de carreira e atualmente estou me dedicando a UX/UI Design.

2. Há quanto tempo está no Instituto?

Estou há quase 1 ano dentro do Instituto, aprendendo muitos novos saberes que a Ysinha do passado nem imaginava que existia.

3. Como conheceu a gente?

Conheci por meio de um post feito pela ex-aluna Thelly Silva divulgando uma vaga de UX/UI design, em 2022. Achei interessante a proposta, sobretudo por ser um espaço onde você aprende e aplica ao mesmo tempo, algo que nunca tinha visto antes, então me candidatei.

4. Quais atividades desempenha aqui?

Eu entrei como pesquisadora UX, mas como o Instituto é um espaço aberto para você estar sempre aprendendo, tenho desempenhado atividades de marketing e de design de interface, estes que tenho gostado bastante!

“Um meme que te representa”

5. Como é um dia típico seu?

Sou uma pessoa da noite, então acordo normalmente entre 9h e 10h da manhã, horário que tomo café e começo meus estudos e atividades de projetos. Pela tarde costumo deixar livre para reuniões, seja com clientes ou internas. Já no início da noite, repasso todos esses processos e continuo aqueles que precisam de mais atenção. Por fim, após o trabalho/estudo, descanso e jogo um pouco de Genshin Impact, hehe.

6. Quais coisas te fazem realmente feliz?

Coisas que me deixam extremamente feliz é quando consigo entender assuntos bastante difíceis, que exigem muito estudo e atenção. Quando alcanço uma nova melhoria técnica no meu trabalho. Minhas 3 gatinhas Gina, Dany e Zoe. Comidas gostosas e sorvete de frutas vermelhas!

7. E o que mais te incomoda?

Não gosto quando não aproveitam uma chance dada de bom grado, quando não valorizam o trabalho do outro ou não reconhecem os próprios erros.

8. Quem/o que mais te inspira?

Com certeza os líderes sociais do Instituto inspiram bastante meu lado profissional. São pessoas que, mesmo não ganhando algo material, estão dispostas a ajudar a gente. São muito inteligentes e buscam sempre o melhor para seus alunos. Como professora de formação, é algo que eu prezo e admiro, esse cuidado com o próximo simplesmente por querer fazer a diferença.

9. O que você pensa que as pessoas pensam sobre você?

Que sou bastante tímida e introvertida, o que não é mentira! Hahahaha.

10. Conte uma coisa sobre você que poucas pessoas sabem

Eu desenho desde os meus 13 anos, adoro fazer pinturas de aquarela e ilustrações digitais!

11. Qual é o seu sonho?

Meu sonho é ter estabilidade financeira, morar no campo com vários gatos, meu marido/esposa e várias plantas!

12. Que livro/filme/série marcou sua vida? E por quê?

O livro “Pretinha? Eu?”. Li quando criança, ainda não entendia o mundo e suas problemáticas. Foi a partir desse livro que entendi conceitos como de racismo e preconceito, como também a perceber essas estruturas ao meu redor. Foi nesse meio que comecei a me interessar por pautas sociais e querer fazer a diferença!

13. De que forma o Instituto impacta sua vida?

Além de trazer um apoio que nunca encontraria no mercado, todo o bem que as pessoas dentro dessa estrutura fazem de forma gratuita, me deixa ainda mais motivada a seguir o mesmo caminho, bem como a valorizar as oportunidades que me são dadas, sabendo que tem diversas pessoas no mundo que adorariam estar no meu lugar.

14. Se você fosse dar um conselho para o seu eu do passado, qual seria?

Aproveite cada oportunidade, mesmo que seu cérebro queira fazer você desistir. Lembre-se que sem movimento não há ação. Mudanças causam confusões e correrias, mas muitas vezes são para o seu melhor!

15. Qual dica você daria para quem deseja fazer parte do Instituto?

Seja uma pessoa engajada, saiba que você terá uma oportunidade única na vida, aproveite-a e, sobretudo, busque compartilhar seus novos conhecimentos para quem está chegando depois de você!

Conecte-se com a Ysa no LinkedIn🌐

--

--

Tayná Guilherme
Instituto Taqtile

Ux Researcher, UX Designer em construção e constante aprendiz