#24 Nós por nós — Rafael Pires

Yasmin Pitanga
Instituto Taqtile
Published in
3 min readSep 15, 2023

1. Me conte um pouco sobre você…

Me chamo Rafael, tenho 29 anos, sou casado há 6 anos e temos uma filha de 3 :)

2. Há quanto tempo está no Instituto?

Estou há 3 meses no Instituto :)

3. Como conheceu a gente?

Um amigo de uma comunidade dev, o Hugo, falou de mim para o Yugo (a minha dupla sertaneja preferida, kkkk). Depois disso tivemos uma conversa muito boa, que acredito que nos conectou.

4. Quais atividades desempenha aqui?

Sou desenvolvedor front-end e no momento estou atuando com desenvolvimento mobile (era meu propósito desde o início dos estudos).

“Um meme que te representa”

5. Como é um dia típico seu?

Normalmente eu acordo umas 7h e passo um café. Em seguida minha filha acorda, aí eu cuido das necessidades dela, como dar café, escovar os dentes, e muitos beijinhos. Duas vezes por semana tenho aula de inglês às 8h, depois começo a trabalhar em cima das tarefas do Instituto. No final do expediente, cuido da casa até minha esposa chegar e depois vou para a academia.

6. Quais coisas te fazem realmente feliz?

Eu amo conhecer pessoas e lugares. Uma das minhas paixões é viajar. Também amo andar de bike com minha família, gosto muito da natureza e de me desconectar do digital. Gosto de praticar exercícios e meditar.

7. E o que mais te incomoda?

Desonestidade, mentira e covardia.

8. Quem/o que mais te inspira?

A maior inspiração que tenho vem de Jesus e seus discípulos. É o maior exemplo de amor, humildade, e humanidade que já pude ver. Minha vida foi totalmente mudada por ouvir sobre esse amor incondicional e por querer viver essa mudança.

9. O que você pensa que as pessoas pensam sobre você?

Nossa, é bem difícil… uma coisa que ouço de algumas pessoas que convivem comigo é que eu amadureci rápido, tive muitas responsabilidades cedo e que eu gosto das coisas certas. Sem contar as piadas de tiozão ou 5ª série, hahaha.

10. Conte uma coisa sobre você que poucas pessoas sabem

Dos 13 aos 15 anos me envolvi com coisas que eu não gostaria, como drogas. Mas, por outro lado, isso me fez dar valor ao amor dos meus pais e escolher como eu gostaria de seguir minha vida.

11. Qual é o seu sonho?

Meu sonho é ser fluente em inglês, morar na Austrália ou Suíça, conhecer muitos países e dar uma condição melhor de vida, segurança e saúde para minha família.

12. Que livro/filme/série marcou sua vida? E por quê?

De livro poderia citar alguns, mas sem dúvidas alguma, a Bíblia é o livro que mais marcou minha vida, minha forma de agir e de pensar.

13. De que forma o Instituto impacta sua vida?

O Instituto é além de uma bolsa ou estágio. Ele nos conecta com pessoas muito experientes e nos dá uma direção de como aprender e se desenvolver, não só no âmbito técnico, mas como pessoas.

14. Se você fosse dar um conselho para o seu eu do passado, qual seria?

Ame a Deus, faça o seu melhor, se dedique e se livre de distrações. E curta o processo, pois tudo é passageiro.

15. Qual dica você daria para quem deseja fazer parte do Instituto?

Seja esforçado, busque alinhar seus estudos com o desenvolvimento de suas soft skills, mas principalmente esteja alinhado com os valores do Instituto.

Conecte-se com o Rafa no LinkedIn 🌐

--

--