#25 Nós por nós — Antônio Junior

Tayná Guilherme
Instituto Taqtile
Published in
5 min readOct 20, 2023

1. Me conte um pouco sobre você..

Tenho 28 anos. Moro em Itaquera (bairro da Zona Leste de São Paulo), tenho dois filhos: o Bernardo e o Noah. Tô noivo atualmente, vou casar em dezembro.

2. Há quanto tempo está no Instituto?

Fiz o processo seletivo em dezembro de 2022, entrei em janeiro. Então são dez meses no Instituto.

3. Como conheceu a gente?

Na verdade eu conheci o Instituto antes dele surgir, quando ainda era ideia. Há uns 5 anos eu trabalhava na deBetti e o Danilo Toledo (sócio da Taqtile e da deBetti), numa reunião, falou da iniciativa do Instituto, que na época tinha acabado de criar o Instagram. Eu conheci, mas continuei a trabalhar lá. Depois entrei na Taqtile pra trabalhar numa startup do ecossistema, a Devoro, onde trabalhava com atendimento ao cliente. Saindo da Devoro, vim para o Instituto. Eu já estudava HTML e CSS, então tinha alguma bagagem. Fiz o processo seletivo, passei e hoje tô aqui.

4. Quais atividades desempenha aqui?

Sou desenvolvedor front-end, que é a parte visual mesmo. Tudo que o designer produz a gente reproduz no código.

“Um meme que te representa”

5. Como é um dia típico seu?

Meu dia agora tá um pouco corrido. Eu tô terminando Delfos (Portal de delfos), estamos fazendo a repaginação, então no meu dia basicamente eu acordo, tomo café e vou fazer as tarefas. Depois paro pro almoço e volto à tarde para estudar um pouco nos temas que tenho dificuldade no processo. Depois do estudo, volto a colocar em prática isso tudo que estudei.
Geralmente no final do dia coloco as atividades que fiquei em block por mais tempo. Depois vou fazer as atividades de casa. Aos finais de semana os dias são mais leves, então eu dou uma estudada.

6. Quais coisas te fazem realmente feliz?

Eu acho que essa minha nova fase, né? Essa minha nova construção de profissão, porque eu já fiz muita coisa (na vida). Eu acho que essa nova fase minha construindo essa profissão que eu descobri recentemente — e não tão recentemente também —me faz muito feliz, sabe? Ver que eu tô conseguindo desenvolver, trazer resultado, isso me faz muito feliz de verdade.

7. E o que mais te incomoda?

Eu sou uma pessoa muito difícil de me incomodar, difícil mesmo. Acho que o que mais me incomoda é quando não consigo fazer algo, sabe? Quando não consigo profissionalmente ou pessoalmente mesmo. Me incomoda muito. Não tenho muita regra de horário, mas se eu me comprometo, eu busco entregar. Não conseguir é bem ruim.

8. Quem/o que mais te inspira?

O Danilo (Toledo, da Taqtile). Depois que eu conheci o Danilo, minha cabeça mudou. Teve uma frase que ele disse que eu pensei “Nossa, eu quero que essa frase faça mais sentido na minha vida!”, que foi: “Você é o reflexo das 5 pessoas que está mais próximo”. Ele é uma pessoa excepcional, incrível e ele me motiva muito. Acho que falo para todo mundo. Falou da minha empresa, Danilo, Danilo! É uma referência muito grande.
Ele me deu umas oportunidades na vida que nenhuma outra pessoa me deu, sabe? Então admiro muito, gosto muito dele.

9. O que você pensa que as pessoas pensam sobre você?

Então, eu nunca pensei sobre isso. Eu sempre quero demonstrar a pessoa que eu sou. A gente não vai agradar todo mundo. Eu tento dar sempre o melhor de mim no que me propus a fazer então acho que é mais reconhecimento próprio mesmo pelo que eu faço, sabe? Então não paro pra pensar não.

10. Conte uma coisa sobre você que poucas pessoas sabem

Gosto de nadar, tenho dois filhos, ando de skate. No mais, acho que não tem muita coisa além disso, não.

11. Qual é o seu sonho?

(Pode ser um sonho atual ou o sonho da sua vida, ainda que pareça distante)

Hoje em dia me tornar um grande programador que entenda e domine bem as áreas e consiga replicar. Quero poder também compartilhar o meu conhecimento. Acho que esse é meu grande sonho hoje em dia.

12. Que livro/filme/série marcou sua vida? E por quê?

Quem Quer Ser um Milionário. Achei incrível esse filme, mostra uma realidade de muitos. As dificuldades que os personagens passaram em algumas partes me impactaram muito. Teve outro também: O Milagre da Cela Sete. Esses dois filmes marcaram muito minha vida e consegui tirar diversas coisas hoje para o mundo. Consegui abrir várias janelas para enxergar o mundo de outras formas.

13. De que forma o Instituto impacta sua vida?

É por saber que eu tô criando mais essa profissão na minha vida e essa consegui através do Instituto, que dá essa base e essa formação com diversos mentores e diversas áreas que nos ajudam a nos desenvolver com mais facilidade. Eu acho que o Instituto abre muitas portas, acho que mesmo se a gente não ficar muito tempo aqui, é uma bagagem que você traz, que é muito valiosa. O Instituto é incrível na minha vida hoje, sabe?

14. Se você fosse dar um conselho para o seu eu do passado, qual seria?

Eu acho que voltaria quando eu aprendi a ler e falaria pra eu ler programação. Ler programação desde pequenininho. Acho que isso era um bom conselho. Diria também pra estudar bastante, porque eu demorei muito para voltar a estudar. Parei um pouco na parte profissional, fiquei muito tempo nessa área de vendas e deixei essa parte do estudo de lado. Acho que se eu pudesse voltar no tempo, voltaria nesse momento onde estava me dedicando muito na parte profissional e faria esse sacrifício de conciliar essas duas coisas: o trabalho e estudo, e fazer mais sacrifícios para hoje estar mais tranquilo. Foque o quanto antes em se desenvolver, tenha perseverança e não desista de estudar algo porque no começo pode ser difícil ou alguém tenha dito que você não conseguiria.

15. Qual dica você daria para quem deseja fazer parte do Instituto?

Tenha em mente o que deseja. Buscar seu sonho não é fácil, você não vai aprender do dia para noite. Vai ter dia que você vai parar e vai pensar “O que eu tô fazendo aqui? Eu não tô aprendendo nada!”, mas eu acho que são fases, são momentos. Não desista e se esforce cada vez mais. Se esforce, se dedique, dê o seu melhor e tenha paciência. Com esforço e dedicação, o conhecimento virá.

Conecte-se com o Antônio no LinkedIn 🌐

--

--

Tayná Guilherme
Instituto Taqtile

Ux Researcher, UX Designer em construção e constante aprendiz