#33 Nós por Nós — Sophia Bergamo

Tayná Guilherme
Instituto Taqtile
Published in
3 min readJun 25, 2024

1. Me conte um pouco sobre você..

Tenho 19 anos. Apelidos podem ser: Soph, So, Sophis, Soso (gosto de Soph e Sophis). Nasci em SBC (São Bernardo do Campo), mas já morei em Diadema, SBC, e atualmente moro em SCS (São Caetano do Sul).

2. Há quanto tempo está no Instituto?

11 meses

3. Como conheceu a gente?

Meu cunhado (Lucas Gobatto Bisaio) trabalhava na Taqtile e soube que o Instituto tinha aberto vagas para programador, aí ele me indicou (glória!).

4. Quais atividades desempenha aqui?

Sou programadora back-end.

“Um meme que te representa”

5. Como é um dia típico seu?

Eu geralmente acordo umas 8h, tomo café da manhã e começo a trabalhar. Quando dá umas 13h, eu vou almoçar e em dias muito produtivos (raros), vou para a academia. Quando tenho aula da faculdade, eu trabalho até umas 17:30, 18:00, e vou pra faculdade à noite. Em dias livres de facul, eu trabalho até um pouco mais tarde e aproveito pra assistir série, filme ou sair pra passear.

6. Quais coisas te fazem realmente feliz?

O que me faz realmente feliz é sair com amigos, fazer noite de jogos, ir para algum lugar legal, ficar com a família. Estar com quem eu amo me faz realmente feliz demais.

7. E o que mais te incomoda?

Me incomoda estar ao redor de pessoas tóxicas, grosseiras, que gostam de humilhar os outros.

8. Quem/o que mais te inspira?

Me inspira pessoas leves, responsáveis e que sabem quem são. Minha irmã (Beatriz) é uma das pessoas que mais me inspiram na minha vida, e minha mãe me faz ser quem eu sou até hoje.

9. O que você pensa que as pessoas pensam sobre você?

Penso que elas me acham engraçada, mas ao mesmo tempo objetiva, feliz (às vezes) e gosto de pensar que me acham inteligente, mas isso depende do ciclo de pessoas.

10. Conte uma coisa sobre você que poucas pessoas sabem

Tenho uma queda platônica por pessoas inteligentes.

11. Qual é o seu sonho?

(Pode ser um sonho atual ou o sonho da sua vida, ainda que pareça distante)

Ter uma família grande, tipo 3 filhos e 5 cachorros.

12. Que livro/filme/série marcou sua vida? E por quê?

Avatar. A maneira como o filme mostra a beleza por traz de culturas desconhecidas e o poder que uma crença pode fazer, me marcou e me trouxe um insight de que não conhecemos todas as culturas, e não é porque não conhecemos que temos o direito de julgar, querer destruir ou tirar vantagem.

13. De que forma o Instituto impacta sua vida?

Inúmeras formas! Academicamente, impacta muito em como estudar e como aprender coisas novas. Profissionalmente, impacta em como eu lido com conflitos, ser uma líder melhor, aprender coisas mais rapidamente, receber e dar feedback e lidar com sentimentos.

14. Se você fosse dar um conselho para o seu eu do passado, qual seria?

Eu daria o conselho de ter mais resiliência, ser menos ansiosa, se esforçar para as coisas acontecerem mas também não querer estar no controle de tudo.

15. Qual dica você daria para quem deseja fazer parte do Instituto?

Falaria para preparar o coração e ter muita resiliência, hahaha! Mas a real é que aprender e se desenvolver não é fácil, mas se você estiver aberto para as oportunidades que o Instituto vai dar, você se torna outra pessoa.

Conecte — se com a Sophia no LinkedIn🌐

--

--

Tayná Guilherme
Instituto Taqtile

Ux Researcher, UX Designer em construção e constante aprendiz