[Edição especial] #16 Nós por nós — Iana Joaquina

Paola R. Fernandes
Instaq — Instituto Taqtile

--

1. Me conte um pouco sobre você..

Tenho 26 anos, nunca tive apelido, mas quando entrei na Taq o pessoal começou a me chamar de Iaiá, hahahah. Nasci em Valença do Piauí-PI (cidade de Sthefany do Crossfox), mas desde pequena fui criada na Bahia. Sou a doida dos gatos e agora na pandemia comecei a gostar de cozinhar. Recentemente também descobri que sou ótima no karaokê (não cantando e sim performando, hehehehe)

2. Quando você começou a participar do Instituto?

Acredito que em meados de junho/julho de 2021.

3. Quais atividades desempenha aqui?

Ajudo os alunos de design com dúvidas sobre o mercado, sobre UX e também recomendo algumas melhorias nos projetos que eles realizam no instituto.

4. Quais alunos você acompanha?

A Thelly e o Matheus 💚

5. O que te fez querer participar do Instituto?

Disseminar conhecimento. A gente aprende muitas coisas em nossa caminhada (eu particularmente aprendi muuuuita coisa nesses dois anos) e não tem coisa melhor do que compartilhar o que a gente aprende. E sempre foi uma vontade minha ajudar a comunidade de UX e pessoas que querem começar a trabalhar na área.

Ilustração e depoimento por Thelly Silva

6. De que forma o Instituto impacta sua vida?

Eu sempre saio dos encontros de mentoria feliz da vida em ver que de alguma forma ajudei os alunos com alguma coisa, hahahaha. Saio com energia pra estudar, aprender e consequentemente passar esse conhecimento pra quem tem interesse.

7. Qual é o seu sonho?

(Pode ser um sonho atual ou o sonho da sua vida, ainda que pareça distante)

Acho que impactar positivamente a vida das pessoas de alguma forma. E também tenho o sonho de passar vários meses viajando e conhecendo outras culturas, hahahah

8. Quem ou o que mais te inspira?

Tive duas tias professoras que sempre me inspiraram a estudar bastante e a realizar meus sonhos. Elas com certeza tiveram um papel fundamental na minha vida. Muita saudade delas. 💚

“Um meme que te representa”

9. Qual foi o maior desafio que você já enfrentou?

Acho que foi começar a morar sozinha, longe dos meus pais e em outra cidade, aos 16 anos. Foi muito perrengue no começo, mas aprendi bastante coisa tendo que me virar sozinha.

10. Se eu pedir para seu melhor amigo (a) apresentar você, o que ele (a) diria?

Acho que falariam que eu sou engraçada, mas que fico rindo e fazendo piada em situações que não pode, hahahaha

11. Qual conselho você daria para quem quer começar a dar mentorias? E o que você acredita ser essencial para um mentor?

Acho que além da vontade de compartilhar conhecimentos, ter vontade de aprender também. Entender que esses encontros são uma troca. Os alunos sempre chegam com várias curiosidades e a gente acaba aprendendo com eles.

12. Com poucas palavras (um tweet), nos convence do porque ser mentor/coach no Instituto Taqtile vale a pena

O Instituto é um ambiente incrível e de muita gente do bem. Fico muito feliz em participar desse projeto. Os alunos são sempre muito curiosos e com muuuita vontade de fazer acontecer. É uma delícia. 💚

13. Uma música que te tira da bad ou que te dá energia para começar um dia de trabalho com bom humor

Made to Fall in Love, do Bitty McLean & Sly & Robbie. Adoro a vibezinha da música enquanto to fazendo o meu café hahaha

Quer continuar o papo?

Confira o vídeo abaixo de uma entrevista que a Iana fez para o pessoal do Aela Contents

--

--