[Edição especial] #17 Nós por nós — Leonardo Fassini

Paola R. Fernandes
Instituto Taqtile
3 min readOct 10, 2022

--

1. Me conte um pouco sobre você..

Tenho 23 anos e tenho 2 apelidos: geralmente me chamam de Léo, mas os mais íntimos me chamam de Timmy (época da faculdade, tem relação com o Timmy Turner, dos padrinhos mágicos). Sou de SP mesmo, mas morei a maior parte da minha vida em uma cidade chamada Chapecó, no oeste de SC

2. Quando você começou a participar do Instituto?

Acho que entre o fim de 2020 e começo de 2021

3. Quais atividades desempenha aqui?

No começo entrei só como mentor, ajudando as pessoas com as tarefas e dúvidas, atualmente estou além de mentor, ajudando a planejar as tarefas de um dos projetos, dividir as tarefas, analisar as necessidades e deixar mais fácil pra elas de entender

4. Quais alunos você acompanha?

Atualmente acompanho o Iago Lacerda e o Daniel Ueno, mas já acompanhei a Eloisa Fagundes (Lola) e o Thales Milanesi (Thato)

5. O que te fez querer participar do Instituto?

A ideia de ajudar outras pessoas é algo que eu sempre quis, só não tinha uma boa oportunidade pra tal. Sempre gostei de ensinar e acredito que tenho uma boa comunicação, então uni o útil ao agradável e agora estamos aí, haha.

Ilustração por Matheus Eufrasio e depoimento por Iago Izidório Lacerda

6. De que forma o Instituto impacta sua vida?

Ele me traz mais vontade de aprender, pra poder repassar aos alunos, e de me aprimorar, para poder ajudar as pessoas que estão ao meu redor e retribuir de alguma forma os ensinamentos que eu tive aqui na Taqtile.

7. Qual é o seu sonho?

(Pode ser um sonho atual ou o sonho da sua vida, ainda que pareça distante)

Ser independente financeiramente (prioritariamente em algum país bem desenvolvido, haha), seja pra programar ou ser ativo em alguma comunidade, puramente por prazer!

8. Quem ou o que mais te inspira?

Dan Abramov, porque o jeito que ele consegue repassar o conhecimento que ele adquiriu é muito bom.

“Um meme que te representa” [Fonte]

9. Qual foi o maior desafio que você já enfrentou?

Eu diria que a maratona de programação. Eu era maratonista, então tinha que estar constantemente estudando para competir com as outras universidades, ainda mais quando a sua não tem uma cultura forte dessa competição, então acerca de todas as dificuldades, conseguir competir par a par com as melhores universidades do país foi muito divertido.

10. Se eu pedir para seu melhor amigo (a) apresentar você, o que ele (a) diria?

“Esse aqui é o Timmy, ele é meio bobo… mas é uma pessoa legal”

11. Qual conselho você daria para quem quer começar a dar mentorias? E o que você acredita ser essencial para um mentor?

Eu diria pra focar bastante em como transformar uma coisa maçante em algo divertido. Uma boa comunicação é a alma do negócio.

12. Com poucas palavras (um tweet), nos convence do porque ser mentor/coach no Instituto Taqtile vale a pena

É muito bom ter o sentimento que você está ajudando alguém e que eles estão gratos pelos seus trabalhos. Outro ponto é que os mentorandos fazem cada expressão diferente enquanto você explica/ajuda, que vale a pena só por isso, hahah.

13. Uma música que te tira da bad ou que te dá energia para começar um dia de trabalho com bom humor

(Nota da editora: sim, é essa mesmo e não erramos o link, hahahaha)

Quer ver mais do Léo?

Confira o workshop de front-end que ele deu para o pessoal da Labenu.

Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=JrTjW7LgiM0>

Ps: clique em “Watch on YouTube” ou no link acima para conseguir assistir.

--

--