[Edição especial] #18 Nós por nós — Ricardo Calixto

Paola R. Fernandes
Instaq — Instituto Taqtile

--

1. Me conte um pouco sobre você..

Oláá! Embora tenha nascido no Rio de Janeiro, passei grande parte da minha vida morando em outros lugares. Além do RJ, já morei um tempo em Brasília, Assunção, Mato Grosso do Sul, Windhoek, São Paulo, Sorocaba e atualmente em Niterói. Acho que por conta disso acabei desenvolvendo uma certa capacidade de adaptação anovas culturas e pessoas.

2. Quando você começou a participar do Instituto?

Humm, acho que por volta de outubro/novembro de 2020

3. Quais atividades desempenha aqui?

Mentoria e suporte para alunos

4. Quais alunos você acompanha?

Atualmente não estou acompanhando ninguém oficialmente, mas já dei suporte para o Thales, a Elo e o Rafael

5. O que te fez querer participar do Instituto?

Basicamente a vontade de ajudar as pessoas e repassar conhecimento

6. De que forma o Instituto impacta sua vida?

Acredito que o Instituto seja uma ótima oportunidade de retribuir para o universo todo o conhecimento e experiência adquiridos

7. Qual é o seu sonho?

(Pode ser um sonho atual ou o sonho da sua vida, ainda que pareça distante)

Acredito que ao longo da vida criamos diversos sonhos, né? Atualmente tenho o sonho de morar no Canadá

8. Quem ou o que mais te inspira?

Pessoas que, direta ou indiretamente, me mostram como evoluir como ser humano

“Um meme que te representa”

9. Qual foi o maior desafio que você já enfrentou?

Conseguir manter o equilíbrio entre as diferentes áreas da vida (saúde, trabalho, lazer, estudos, etc..)

10. Se eu pedir para seu melhor amigo (a) apresentar você, o que ele (a) diria?

“Ricardo é uma criança livre”

11. Qual conselho você daria para quem quer começar a dar mentorias? E o que você acredita ser essencial para um mentor?

Acho que o essencial para ser um mentor é ter a vontade genuína de ajudar pessoas e repassar conhecimento

12. Com poucas palavras (um tweet), nos convence do porque ser mentor/coach no Instituto Taqtile vale a pena

O Instituto foi criado por pessoas que tem a preocupação genuína em ajudar os outros! Por ser um ambiente cercado de pessoas sérias, comprometidas e com paixão pelo que fazem, pode ter certeza de que estamos focando em capacitar e ajudar todos ao nosso alcance!

13. Uma música que te tira da bad ou que te dá energia para começar um dia de trabalho com bom humor

"Noe te meta con mi cucu" 👀

--

--