[Edição especial] #23 Nós por nós — Emily Souza

Yasmin Pitanga
Instaq — Instituto Taqtile
4 min readAug 25, 2023
Imagem de capa, com logo do Instituto Taqtile, número da edição (#23), título da editoria (Nós por nós), indicando que é uma edição com mentores. Abaixo temos o nome da pessoa entrevistada (Emily Souza) e o link do instagram do Instituto (@instituto.taqtile). Ao lado, uma foto da Emily, uma jovem de traços asiáticos, com alguns desenhos pintados digitalmente no rosto.

1. Me conte um pouco sobre você..

Nascida e criada em São Paulo por pais chineses e indianos, tenho 24 anos e podem me chamar de Emi.

2. Quando você começou a participar do Instituto?

O primeiro projeto que participei no Instituto Taqtile foi em 2022, mas me aproximei mais no começo desse ano, 2023.

3. Quais atividades desempenha aqui?

Hoje dou mentorias focadas em UX/UI Design e ajudo os alunos no desenvolvimento de projetos.

4. Quais alunos você acompanha?

Estou acompanhando mais a Yasmin Pitanga.

5. O que te fez querer participar do Instituto?

Desde que me conectei com a área de design, senti que meu propósito era de cada vez mais ajudar as pessoas através do meu conhecimento. Quando conheci a proposta do Instituto, vi que aquilo conversava muito com o que eu quero para a minha vida. Então, com a oportunidade de poder ajudar na capacitação de alunos, agarrei ela e espero poder ajudar cada vez mais para fazer a diferença na vida de mais e mais pessoas.

Ilustração feita da Emily, com depoimento da aluna mentorada por ela, Yasmin. "Tive uma conexão muito boa com a Emi desde o início das mentorias. Ela é apaixonada por arte, muito envolvida nas atividades, está sempre disponível e disposta para ajudar. É muito aberta para conversar comigo sobre todas as atividades que empenho no Instituto."

6. De que forma o Instituto impacta sua vida?

A cada reunião que participo do Instituto, sinto um calorzinho maior no coração. Além de poder ensinar outras pessoas, eu também aprendo muito e sinto que me torno uma profissional mais completa.

7. Qual é o seu sonho?

(Pode ser um sonho atual ou o sonho da sua vida, ainda que pareça distante)

Meu sonho é viajar pelo mundo todo, aprendendo sobre os diferentes lugares, culturas e, a partir desse conhecimento, impactar positivamente a vida das pessoas.

8. Quem ou o que mais te inspira?

Acho que a minha mãe. Ela sempre foi uma referência de mulher forte e trabalhadora. Ela chegou em um nível tão extraordinário começando de tão pouco.

"um meme que te representa"

9. Qual foi o maior desafio que você já enfrentou?

Foi quando eu saí do meu primeiro estágio sem querer deixar o projeto que eu estava fazendo parte. Este foi um momento de escolha e tomada de decisão bem difícil. Tive que pensar muito bem no que eu queria para a minha carreira e o que era melhor para mim. Lembro que fiquei alguns dias sem dormir para pensar na melhor decisão kkkkkkk

10. Se eu pedir para seu melhor amigo (a) apresentar você, o que ele (a) diria?

Acho que minha melhor amiga diria que eu sou a pessoa mais estranha que ela conhece, e por isso que somos tão amigas kkkkkk

11. Qual conselho você daria para quem quer começar a dar mentorias? E o que você acredita ser essencial para um mentor?

Não espere saber tudo para dar mentoria. Aprendi que ser mentora, além de ensinar, é aprender junto. Não existe uma fórmula secreta, o essencial é ter a mente aberta e estar disposto a compartilhar conhecimentos.

12. Com poucas palavras (um tweet), nos convence do porque ser mentor/coach no Instituto Taqtile vale a pena

Quer fazer a diferença na vida de alguém com o seu conhecimento? Vire um mentor no Instituto Taqtile e seja agraciado por alunos brilhantes.

13. Uma música que te tira da bad ou que te dá energia para começar um dia de trabalho com bom humor

Adoro músicas que lembram da minha infância/adolescência kkkkkkk. É bem difícil escolher, mas “Start of Something New” do High School Musical é sempre uma ótima escolha.

Acompanhe os trabalhos da Emily D Souza no site👇

… e conheça suas artes (maravilhosas ✨) no Instagram 👇

@ecds.design
Conecte-se com a Emi no linkedIn 🌐

--

--