[Edição especial] #26 Nós por nós — Andressa Theotônio

Tayná Guilherme
Instituto Taqtile
Published in
4 min readNov 7, 2023

1. Me conte um pouco sobre você..

Olá! Eu nasci em 2000, por isso tenho sempre uma idade fácil de calcular, então, atualmente, tenho 23 anos. Nasci em Maceió/AL e saí de lá com 3 anos pra morar em João Pessoa/PB . Sempre fui curiosa desde criança, então amo muitas coisas e coisas bem diferentes, como física, matemática, história, leitura, design, animes e aprender idiomas. Hoje atuo como Product Designer, estou me formando em Engenharia Elétrica e essa pluralidade é algo que gosto muito na minha trajetória. Espero não parar por aqui :)

2. Quando você começou a participar do Instituto?

Eu tinha algumas participações esporádicas desde que iniciei na Taqtile, mas entrei oficialmente na última semana de 2022.

3. Quais atividades desempenha aqui?

Sou mentora de hard skills e faço uma ponta como animadora das reuniões dos mentores hahaha.

4. Qual(is) aluno(s) você acompanha?

Hoje acompanho a Ysabella S. Andrade, mas comecei no Instituto acompanhando a Tayná Guilherme.

5. O que te fez querer participar do Instituto?

Contribuir para o crescimento profissional de pessoas que tem um grande talento e estão buscando melhorar para se tornarem profissionais de excelência e pessoas com propósito de vida mais claro.

6. De que forma o Instituto impacta sua vida?

Eu vejo que fazer parte do Instituto hoje é retribuir o tempo que muitas pessoas investiram em mim. Sou e já fui mentorada por pessoas incríveis e aprendi muito com isso. Ter a oportunidade de ajudar na carreira de alguém, trazer novos insights e também continuar aprendendo é algo que impacta e muito na minha vida e isso é muito real no Instituto.

7. Qual é o seu sonho?

Tenho vários sonhos, alguns deles são ter uma casa com quintal grande pra plantar árvore que dê fruta e fazer viagens com meu esposo pra gente explorar os lugares e suas comidas!

8. Quem/o que mais te inspira?

Meus pais. Eles são os maiores e melhores exemplos de honestidade e dedicação que eu poderia ter. Além disso, me ensinaram desde cedo a ser independente e que a vida tinha seus desafios, mas também me deram a base que eu precisava pra ser forte e ultrapassar os obstáculos contando sempre com eles :’)

“Um meme que te representa”

9. Qual foi o maior desafio que você já enfrentou?

Muitas vezes, quando a gente olha pra trás, a gente passar a achar que os desafios nem eram tão grandes assim. Mas estar na reta final da Engenharia Elétrica me faz lembrar de quantos obstáculos tive que enfrentar nesse tempo. Lembro bem do dia em que tive um “apagão” no meio de uma prova de Cálculo II e não consegui lembrar nem o meu nome, mesmo que eu estivesse ajudando meus colegas com o conteúdo antes da prova. Depois disso, além de continuar me esforçando e estudando, passei a cuidar bem mais da minha mente para que eu conseguisse continuar. Esse cuidado foi muito importante pra conseguir atravessar outros desafios que surgiram na vida acadêmica, na vida pessoal, na vida profissional e em outras esferas.

10. Se eu pedir para seu melhor amigo (a) apresentar você, o que ele (a) diria?

“Oi, ela é Andressa. Fura rolê porque prefere ficar em casa, mas é gente boa. Também tem umas piadas de tiozão, mas pode contar se quiser dica de livro, de filme e de música. Ela sempre tem uma na manga.”

11. Qual conselho você daria para quem quer começar a dar mentorias? E o que você acredita ser essencial para um mentor?

Todo mundo tem algo a contribuir. Para ser um mentor, a mentalidade de que você é um companheiro, que tem algo a compartilhar, mas que não sabe de tudo e vai continuar aprendendo é essencial.

12. Com poucas palavras (um tweet), nos convence do porque ser mentor/coach no Instituto Taqtile vale a pena?

Ver alguém crescendo e lembrar que você ajudou nesse processo é indescritivelmente bom!

13. Uma música que te tira da bad ou que te dá energia para começar um dia de trabalho com bom humor

Essa é perfeita pra cantar junto: Freaking Out The Neighborhood — Mac DeMarco.

Conecte — se com a Andressa no LinkedIn 🌐

--

--

Tayná Guilherme
Instituto Taqtile

Ux Researcher, UX Designer em construção e constante aprendiz