[Edição especial] #27 Nós por nós — Renata Torres

Yasmin Pitanga
Instituto Taqtile
Published in
4 min readDec 13, 2023

1. Me conte um pouco sobre você..

Nasci em São José dos Campos, no interior de São Paulo, e meu pai era militar. Isso significa que já morei de norte ao sul do Brasil. Desde pequena eu sempre achei que fosse trabalhar em uma área que cuidasse de pessoas. Fiz graduação na área da saúde, mas hoje sou UX Researcher.

2. Quando você começou a participar do Instituto?

Já tinha feito algumas trocas com o Yugo Miyahara sobre o Instituto em 2021, mas fiquei mais próxima mesmo em 2022, com a entrada da Tay (Tayná Guilherme) e da Ysa (Ysabella S. Andrade).

3. Quais atividades desempenha aqui?

Sou mentora da área de pesquisa, mas também gosto de ajudar no que posso em outras áreas.

4. Quais alunos você acompanha?

No momento estou auxiliando a Ysabella S. Andrade e o Bruno em um projeto de pesquisa na área da saúde.

5. O que te fez querer participar do Instituto?

Além da área de pesquisa, o fato do Instituto ser aberto para explorar outras habilidades foram as motivações. Sou muito curiosa, então não fico apenas na área de pesquisa. Já fiquei na parte de divulgação/marketing e agora estou gostando bastante da parte de dados.

6. De que forma o Instituto impacta sua vida?

Eu gosto muito de aprender e de ensinar as pessoas, então desde o momento em que a Paola R. Fernandes e o Yugo Miyahara me falaram que iria ter uma área de pesquisa no Instituto e me convidaram para ser mentora, meus olhos brilharam! Chega no fim do dia, eu fico moída, mas sabe aquela sensação de um moído gostoso?

7. Qual é o seu sonho?

(Pode ser um sonho atual ou o sonho da sua vida, ainda que pareça distante)

Eu tenho uma coisa meio doida, mas às vezes eu falo que se eu fosse muito rica e não precisasse trabalhar, tudo que eu iria fazer na minha vida era estudar. Eu gosto muito de aprender coisas aleatórias. Eu adoro estudar e saber como tudo funciona. E eu queria muito juntar um grupinho de pessoas aleatórias para estudar.

8. Quem ou o que mais te inspira?

Minha mãe. Ela não trabalhou para poder cuidar de mim e do meu irmão e quando eu era jovem ficava com pena dela, por não ter tido emprego e independência. Mas hoje eu penso que é muito louco você ser responsável pela vida de outro ser humano. É um dos trabalhos mais difíceis do mundo, dura 24h por dia, 7 dias da semana e não é financeiramente reconhecido.

“um meme que te representa”

9. Qual foi o maior desafio que você já enfrentou?

Depois que migrei da área da saúde para a área de pesquisa, tive muito a síndrome do impostor. Tinha medo de algum cliente fazer alguma pergunta que eu não soubesse responder e isso me deixava acordada à noite quando tinha reunião no dia seguinte. Hoje já me sinto mais confiante e sei que sou capaz, porque estou sempre estudando e me aperfeiçoando.

10. Se eu pedir para seu melhor amigo (a) apresentar você, o que ele (a) diria?

Eles vão dizer que eu sou a pessoa mais aleatória que eles já conheceram na vida, kkkk

11. Qual conselho você daria para quem quer começar a dar mentorias? E o que você acredita ser essencial para um mentor?

Ter experiência com mentoria é legal, mas é muito da vontade de mentorar, se melhorar e melhorar os outros no processo. Venha com ou sem experiência, mas venha com o coração aberto para fazer o seu melhor.

12. Com poucas palavras (um tweet), nos convence do porque ser mentor/coach no Instituto Taqtile vale a pena

Ah, porque só falamos de coisas legais, com pessoas super legais. Você aprende e passa conhecimento pra frente; você aprende a lidar com pessoas e, por mais que você ache que não tenha nada a ensinar ou que sabe pouco, com certeza tem gente que sabe muito menos do que você, então é sempre importante passar o que se sabe pra frente.

13. Uma música que te tira da bad ou que te dá energia para começar um dia de trabalho com bom humor

Eu gosto muito de músicas nightcore. É um estilo musical que deixa as músicas mais rápidas, o oposto do Lo-Fi, que deixa as músicas devagar, sabe? Eu pego um fone, pego um café, coloco nightcore e vai!

Gostou de conhecer a Renata Torres? Conecte-se com ela para conversar, desde assuntos profissionais até os assuntos mais aleatórios!👇

Conecte-se com a Rê no linkedIn 🌐

--

--