[Edição especial] #31 Nós por nós — Lucas Gobatto

Tayná Guilherme
Instituto Taqtile

--

1. Me conte um pouco sobre você..

Tenho 25 anos e nasci em São Caetano do Sul — SP. Sou formado em Engenharia Química pela POLI — USP e no momento em que conheci a programação, não quis mais seguir a área de Engenharia Química. Amo me aventurar em novos desafios e, assim como muitos devs, tenho um Github lotado de projetos inacabados, pois sempre tem algum projeto mais legal para fazer.

2. Quando você começou a participar do Instituto?

Setembro de 2022

3. Quais atividades desempenha aqui?

Já participei do acompanhamento técnico de alguns processos seletivos de candidatos a alunos, mas hoje atuo apenas em mentoria técnica de devs e code review.

4. Qual(is) aluno(s) você acompanha?

Marcus Vinicius e Sophia Bergamo.

5. O que te fez querer participar do Instituto?

Poder compartilhar o meus aprendizados técnicos e profissionais, uma vez que eu os adquiri da mesma forma — aprendendo de outras pessoas dispostas a ensinar.

6. De que forma o Instituto impacta sua vida?

O Instituto proporciona um ambiente que cataliza o desenvolvimento de habilidades como didática, comunicação e liderança. Os alunos, por sua vez, são receptivos a novas experiências, feedbacks e compartilham suas opiniões, o que contribui com o meu crescimento profissional e pessoal.

7. Qual é o seu sonho?

Não tenho um sonho específico, mas tenho alguns objetivos. Alguns deles eu consegui completar, como ser aprovado na faculdade e conhecer o Egito (ano passado). Meu próximo objetivo é comprar a minha casa e até lá estarei focado nisso!

8. Quem/o que mais te inspira?

O Eu que eu quero ser.

“Um meme que te representa”

9. Qual foi o maior desafio que você já enfrentou?

O período do vestibular foi um grande desafio pessoal, uma vez que exigiu muita determinação e sacrifícios.

10. Se eu pedir para seu melhor amigo (a) apresentar você, o que ele (a) diria?

Ele diria que eu sou uma pessoa agoniada com objetos fora do seu lugar de origem (organizado, talvez? kkkk) e que gosta de criar laços fortes e ganhar a confiança das pessoas.

11. Qual conselho você daria para quem quer começar a dar mentorias? E o que você acredita ser essencial para um mentor?

Eu acreditava que para ser mentor era necessário ser muito especialista, mas aprendi que o mais importante é saber direcionar o mentorado a algo ou alguém onde ele possa resolver os problemas e muitas vezes aprender juntos.

12. Com poucas palavras (um tweet), nos convence do porque ser mentor/coach no Instituto Taqtile vale a pena?

Como mentor do Instituto Taqtile, testemunho diariamente como o processo de mentoria traz benefícios mútuos. Para os alunos, é uma oportunidade de aprendizado prático, orientação personalizada e networking. Para mim, é uma chance de compartilhar conhecimento, aprimorar minhas habilidades de liderança e inspirar a próxima geração de talentos.

13. Uma música que te tira da bad ou que te dá energia para começar um dia de trabalho com bom humor

Santa Esmeralda - Don't Let Me Be Misunderstood
Conecte-se com o Lucas no LinkedIn

--

--

Tayná Guilherme
Instituto Taqtile

Ux Researcher, UX Designer em construção e constante aprendiz