#28 Nós por nós — Marcus Vinicius

Yasmin Pitanga
Instituto Taqtile
4 min readJan 9, 2024

--

1. Me conte um pouco sobre você…

Sou o Marcus, tenho 20 anos e cresci no sertão de Pernambuco, em Trindade e sempre morei aqui. Gosto de programar, gosto de futebol, gosto de assistir a um bom filme. E sou vascaíno.

2. Há quanto tempo está no Instituto?

Há 1 ano.

3. Como conheceu a gente?

Eu conheci o Instituto Taqtile através da Alpha EdTech, que é uma #edtech parceira do Instituto. Lá eu aprendi a programar javascript, html, css e então, por conta da parceria, eles mandaram alguns alunos de lá para cá.

4. Quais atividades desempenha aqui?

Atuo como programador, tanto front-end quanto back-end.

“Um meme que te representa”

5. Como é um dia típico seu?

Eu acordo normalmente umas 8:00 da manhã, participo da daily do projeto, tomo café da manhã, faço algumas atividades do projeto, almoço; aí durante a tarde não tenho uma rotina definida: às vezes tem tarefa, às vezes tem reunião, às vezes tem alguma coisa para fazer na casa. E à noite vou para a academia, volto para casa, janto e às vezes faço alguma coisa de tarefa, porque é um horário que me sinto produtivo.

6. Quais coisas te fazem realmente feliz?

Ver o Vasco ganhar, sair com meus amigos, sair com minha namorada, ver um filme, ouvir um podcast. Tudo isso me faz feliz.

7. E o que mais te incomoda?

Eu diria que não sou tão fácil de me incomodar com algo, mas acho que quando não cumpro uma expectativa que coloco em mim mesmo, eu fico bem incomodado. E futebol, quando o Vasco perde, kkkk.

8. Quem/o que mais te inspira?

Acho que meu pai e minha mãe, principalmente. Eu tento sempre pegar as melhores qualidades deles. Do meu pai, eu me inspiro na resiliência e da minha mãe, a gentileza. São qualidades que eu tento cultivar em mim mesmo. Tem também o meu avô, pai do meu pai, que além da resiliência também tem a disciplina e tenta buscar estar sempre ativo. É uma coisa que admiro bastante nele.

9. O que você pensa que as pessoas pensam sobre você?

Quem é mais próximo de mim vê um cara nerd, talvez. Tanto no sentido gamer, quanto no sentido de estudioso. Algumas pessoas vão dizer que sou tímido e uma pessoa mais caseira, que não sai muito, kkkk.

10. Conte uma coisa sobre você que poucas pessoas sabem

Na minha adolescência eu gostava bastante de escutar e assistir a musicais.

11. Qual é o seu sonho?

Gostaria de contribuir para o mundo e torná-lo mais razoável, mais decente. Se possível, através do que eu faço hoje em dia. Seja programando, seja montando uma startup maneira aí. E no sentido mais pessoal, eu gostaria de viajar mais, ir para o Reino Unido que eu acho um lugar bacana.

12. Que livro/filme/série marcou sua vida? E por quê?

Tanto o livro quanto o filme da trilogia Senhor dos Anéis, sempre gostei bastante. Tem vários temas e personagens que me inspiram e me tocam, é algo que tenho uma boa conexão.

13. De que forma o Instituto impacta sua vida?

O Instituto me dá a oportunidade de trabalhar com o que eu gosto e de uma forma que seria quase impossível de fazer morando onde eu moro. Então o impacto vem dessa oportunidade que eu tenho de crescer, tanto no profissional quanto no pessoal.

14. Se você fosse dar um conselho para o seu eu do passado, qual seria?

Estude mais! Seja mais confiante e converse mais com as pessoas.

15. Qual dica você daria para quem deseja fazer parte do Instituto?

Fique sempre aberto às críticas e esteja sempre atento a gerenciar a si mesmo, no sentido de como você aprende, como você gerencia seu tempo e como você analisa as oportunidades que são dadas.

Conecte-se com o Marcus no LinkedIn 🌐

--

--