Aplicações da impressão 3D em Alimentos

Instituto HUB
institutohub
Published in
3 min readJul 7, 2021

A origem da impressão 3D em alimentos está diretamente relacionada as viagens espaciais. Em meados de 2006 a NASA iniciou suas pesquisas na aplicação da tecnologia e mais recentemente, em 2013, desenvolveu o Programa de Tecnologias Avançadas em Alimentos da NASA e tinha como missão alimentar as suas equipes de astronautas para missões de longa duração. Como resultado eles desenvolveram em parceria com a BeeHex uma impressora de pizzas em 3D. Além da questão da manutenção dos astronautas existe o fato da NASA querer tornar as opções de comidas mais atraentes para seus astronautas

Em paralelo as primeiras aplicações da tecnologia, a indústria de alimentos identificou uma série de oportunidades e ao longo do tempo tornando a tecnologia mais viável aproveitando uma diversidade de alimentos, como açúcar, chocolate, massas, vegetais, etc. A última revolução em termos de processadores de alimentos tem mais de 70 anos, os micro-ondas, e a impressão 3D em alimentos se apresenta como um novo passo na área permitindo a criação de produtos mais inovadores, com foco em novos sabores, na saúde dos consumidores e também com impactos positivos ao meio ambiente.

Um dos exemplos de aplicações em nutrição vem da Universidade de Tecnologia e Design de Cingapura (SUTD). Em parceria com o Hospital Khoo Teck Puat alguns pesquisadores criam refeições impressas para pacientes idosos e frágeis que têm problemas para engolir alimentos. Alimentos estes que sejam nutritivos, visualmente atraentes, além de saborosas.

Outra referência vem da empresa Open Meals através de seu restaurante, o Sushi Singularity, em Tóquio, no Japão. Todo cliente ao realizar sua reserva enviará seus dados biométricos e o restaurante utiliza essas informações para imprimir em 3D uma refeição que atenda as suas necessidades nutricionais.

A Open Meals também planeja realizar seus serviços em ambientes médicos até 2023, restaurantes e cafés em 2028, no varejo em 2030, entrega autônoma em 2035 e uma impressora em cada cozinha até 2040.

Em outra direção a empresa Upprinting Food aplica a impressão 3D no combate aos problemas atuais com o desperdício de alimentos. A empresa utiliza alimentos que seriam desperdiçados, em especial devido à feiura ou ao amadurecimento, e os reconstitui em filamentos comestíveis e biscoitos. A Upprinting oferece serviços de design para chefs e restaurantes e também treinamentos para utilizarem suas próprias impressoras 3D e alimentos desperdiçados.

Nos conte sobre o que achou desse conteúdo. O próximo texto teremos as aplicações da Impressão 3D na educação!

Quer receber mais indicações como essa? Curta, compartilhe e comente sobre o texto!

--

--