Aplicações da impressão 3D na saúde

Instituto HUB
institutohub
Published in
3 min readJun 9, 2021

O primeiro texto nessa série sobre impressão 3D e suas aplicações em diversas áreas introduziu o que é a tecnologia e quais áreas serão abordadas ao longo dos próximos textos. A primeira área é a da saúde e remete aos anos 90 as suas aplicações iniciais. Ao longo dos anos seguintes houve um aumento gradual do número de aplicações no setor e existe a expectativa que tal tecnologia se torne mais acessível para todos. Atualmente existem uma série de aplicações entre elas:

  • Próteses e implantes personalizados
  • Modelos anatômicos para planejamento cirúrgico e educação
  • Fabricação de tecidos e órgãos

Essas e outras aplicações tem sido uma fonte crescente do uso da tecnologia da Impressão 3D. Representa um mercado cada vez maior e com grande espaço para um maior crescimento. Em paralelo a essa crescente demanda do mercado existe a questão regulatória e nos EUA a FDA anos atrás regulamentou o uso de dispositivos médicos fabricados com Impressão 3D e no Brasil o processo regulatório na Anvisa permitiu o uso da tecnologia em mais de cinco mil aplicações no SUS.

Abaixo listamos para você, leitor, algumas aplicações e referências para acessar maiores informações detalhadas:

Órgãos de impressão 3D

No campo da impressão de órgãos a impressão 3D representa uma saída para um problema que afeta todos os países, o transplante de órgãos. O vídeo abaixo é um exemplo desse uso sendo a primeira prova de conceito de um pulmão impresso em 3D. O criador e sua equipe dessa revolução na área da saúde indica inclusive que essa aplicação ganhará escala em até dez anos.

Modelos educacionais e planejamento pré-operatório

Uma série de pesquisas tem indicado os benefícios do uso de modelos anatômicos feitos com impressão 3D para o ambiente educacional. Diferente dos modelos anatômicos padrão induzem um aprendizado mais realista. Além disso não utiliza material de cadáveres e garante que cada aluno tenha acesso a regiões anatômicas padronizadas, o que auxilia no aprendizado.

Próteses impressas em 3D

Uma prótese impressa em 3D tem um custo menor e pode ser adaptada ao corpo do paciente e seus hábitos utilizando técnicas de escaneamento 3D e da própria modelagem 3D.

Alguns exemplos do uso dessa tecnologia são para a reconstrução da mandíbula, próteses de joelhos e reconstrução mamária.

Como visto nos exemplos acima a impressão 3D na saúde pode melhorar a rotina dos profissionais da área. Da criação de ferramentas e equipamentos médicos até próteses personalizadas, esses avanços resultam em produtos mais leves, resistentes e seguros. E para os pacientes gerar uma melhor compreensão e conforto sobre o tratamento o qual está envolvido.

Nos conte sobre o que achou desse conteúdo. O próximo texto teremos as aplicações da Impressão 3D na construção civil!

Quer receber mais indicações como essa? Curta, compartilhe e comente sobre o texto!

--

--