Aplicações da Realidade Virtual na Gastronomia

Instituto HUB
institutohub
Published in
3 min readAug 18, 2021

O desenvolvimento e aplicação da tecnologia de Realidade Virtual tem permeado diferentes setores da sociedade como a gastronomia. Assim como outras tecnologias que foram concebidas para auxiliar as pessoas no seu trabalho e nas tarefas quotidianas a Realidade Virtual na Gastronomia tem o potencial de fornecer oportunidades para a pesquisa na área e sobre o comportamento do consumidor. A tecnologia é apresentada como uma oportunidade para aprimorar as experiências gastronômicas de forma multissensorial, moldando a “gastronomia do amanhã”.

A realidade virtual tem o potencial de trazer um valor significativo de entretenimento para a indústria de restaurantes. No entanto, essa tecnologia também pode criar grandes benefícios para a sociedade em uma era em que cada vez mais pessoas vivem sozinhas. De toda forma vale ressaltar que o uso da tecnologia não trará sucesso aos restaurantes. Deverá ser implementada como uma adição para aprimorar a experiência do cliente.

As aplicações da Realidade Virtual vão desde gerar informação de um produto em tempo real, treinamento de profissionais na cozinha até gestão rápida do armazém. Além disso diversas organizações ao longo dos últimos anos tem colocado em prática em seus restaurantes, universidades e laboratórios. Entre eles:

Experiência virtual no Reino Unido com a marca produtora de queijo Boursin. Ofereceu a experiência para promover seus queijos.

Outra atividade semelhante envolveu uma parceria entre Google e Nescafé. A proposta foi levar consumidores para as plantações de café brasileiras sem que eles precisassem sair de suas casas.

Assim como as empresas nos exemplos acima a Kentucky Fried Chicken lançou um tutorial virtual para ensinar os novos contratados a fritar corretamente o frango.

Para fechar os exemplos existe o Project Nourished. Todo o trabalho desse projeto propõe maneiras de enganar as papilas gustativas através do uso da Realidade Virtual e também melhorar a sustentabilidade do negócio de catering com a mesma tecnologia.

Se torna evidente que para a Realidade Virtual vingar no mundo da Gastronomia será preciso reduzir os custos dos sistemas. É uma oportunidade para democratizar o ambiente de Realidade Virtual nessa área. E dessa forma os profissionais do setor poderão realizar um investimento inicial na tecnologia com estabelecimentos cada vez mais oferecendo essa inovação.

Quer receber mais indicações como essa? Curta, compartilhe e comente sobre o texto!

--

--