Aplicações da Realidade Virtual na Saúde

Instituto HUB
institutohub
Published in
3 min readSep 1, 2021

Atualmente as aplicações da Realidade Virtual estão mais inseridas como ferramentas para o entretenimento, mas mais recentemente uma ponte entre a realidade virtual e o setor da saúde abriu um caminho para transformar a área.

As soluções que existem atualmente ou estão em estágio de desenvolvimento abrangem: educação e treinamento, cirurgia, gestão do cuidado ao paciente, procedimentos de reabilitação e terapia, transtorno de estresse pós-traumático, terapia pós AVC para melhorar o movimento de membros e aplicativos para auxiliar no tratamento da depressão. Além disso, existe uma proposta de aplicativo para apoiar crianças e jovens com Transtorno do Espectro do Autismo a experimentar com segurança novos ambientes e cenários, como navegar em um aeroporto.

Demonstração do uso da Realidade Virtual para simular como é viver com certas condições de saúde . Vídeos interativos de 360 ​​graus são reproduzidos por meio de um fone de ouvido de Realidade Virtual permitindo que os usuários vivenciem a vida da perspectiva de outra pessoa.

Apesar do histórico recente de suas aplicações, a primeira cirurgia simulada baseada em Realidade Virtual foi realizada em 2009 para remover um tumor cerebral, o potencial da tecnologia mal foi explorado e, à medida que outras tecnologias se tornem mais disponíveis, por exemplo, para rastrear com precisão o movimento das mãos e dos dedos, as possibilidades só aumentam.

Nesse exemplo a tecnologia é adaptada para ressonâncias magnéticas, tomografias computadorizadas e outras técnicas de imagens médicas 2D em um modelo 3D. Os cirurgiões podem usar a Realidade Virtual para explorar e interagir com este modelo 3D para planejar uma cirurgia ou atualizar um paciente sobre o processo.

Em outra aplicação é utilizado o óculos de Realidade Virtual com capacidade de rastreamento ocular para testar deficiências visuais. A plataforma Eye-Sync auxiliar no teste para avaliar se existem concussões logo depois que uma pessoa recebe um golpe forte na cabeça. O Eye-Sync ganhou o prêmio Breakthrough Device Designation da FDA.

Em outro exemplo uma plataforma de jogos e atividades utiliza a Realidade Virtual como forma de reabilitação. No jogo Rotate os usuários guiam um dragão virtual pelo céu para treinar os músculos do pescoço e expandir a amplitude de movimento. A plataforma rastreia o progresso enviando métricas da sessão para um portal pessoal. Outros aplicativos na plataforma incluem treinamento de meditação para alívio da dor e demais terapias.

Como em outras áreas a aplicação da Realidade Virtual na saúde é apenas o começo de uma revolução tecnológica que pode transformar completamente o setor como um todo. O que se faz necessário é somente a infraestrutura correta para que a realidade virtual possa ser totalmente integrada aos sistemas existentes, tornando a área da saúde mais segura, inteligente e envolvente para profissionais e pacientes.

Quer receber mais indicações como essa? Curta, compartilhe e comente sobre o texto!

--

--