Aplicaçaões da Realidade Virtual na Educação

Instituto HUB
institutohub
Published in
4 min readSep 17, 2021

Cada vez mais a tecnologia é uma característica presente em nossas vidas e a realidade virtual está sendo aplicado em ampla variedade de setores, como já visto em texto anteriores sobre aplicações na saúde e gastronomia. O que antes era para poucos devido aos custos envolvidos, atualmente tem se tornado uma plataforma mais acessível oferecendo experiências imersivas para pessoas de todas as idades.

O primeiro exemplo de sistemas de realidade virtual sendo utilizado na educação foi pela Força Aérea Americana com simuladores de vôo em 1966. Apesar das limitações SEGA e Nintendo lançaram suas propostas para o uso na educação na segunda metade da década de 1990. O seu uso se tornou mais popular a medida que os computadores se tornaram mais avançados.

Abaixo algumas aplicações mais utilizadas já atualmente:

Ensino à distância

A realidade virtual permite preencher uma lacuna entre educadores e alunos. Com ela as ferramentas de ensino à distância podem colocar educadores e alunos juntos na mesma sala com representações digitais de si mesmos, onde os professores podem se “teletransportar” para o mundo da realidade virtual e guiar os alunos em suas experiências.

Exposição de carreiras

Uma outra aplicação da realidade virtual na educação é no auxílio aos alunos na escolha de carreiras ampliando a exposição dos mesmos. Os circuitos de carreira mostram como é trabalhar em uma área, podendo explorar um dia na carreira de alguém, ver o que a pessoa está estudando e entender o que uma pessoa gosta (ou não)em seu trabalho. Como resultado a experiência se torna mais próxima para os alunos.

Treinamentos

A Realidade Virtual é uma solução para ambientes de treinamento, como o militar ou a indústria médica. Por exemplo, serve para estudantes de medicina aprender sobre anatomia em três dimensões e como os diferentes sistemas se encaixam.

Viagens de campo virtuais

A tecnologia também pode ser usada para envolver os alunos em tópicos relacionados à geografia, história ou literatura oferecendo uma percepção única do lugar e do tempo. Com a realidade virtual em uma aula de geografia você possa visitar qualquer lugar do globo, ao invés de somente ler sobre o local.

O Expeditions é um exemplo de um aplicativo projetado para fornecer essa experiência. Nesse aplicativo você acessa uma biblioteca de excursões disponíveis para usuários com telefone celular. Cada viagem é composta de panoramas em realidade virtual e as viagens variam da Grande Muralha da China até Marte. Pessoas em todo o mundo podem visitar lugares virtualmente em lugares onde visitar pessoalmente por muitas vezes não é possível.

Apesar dos benefícios da realidade virtual na educação, muitos educadores relutam em utilizar a tecnologia nas salas de aula. As razões variam desde dos altos custos, tamanho do equipamento, falhas visuais, disponibilidade do conteúdo até mesmo a resistência por parte dos administradores dos ambientes educacionais. Além de muitos encararem a tecnologia como somente entretenimento, mas não como uma ferramenta de ensino eficaz para a sala de aula. Apesar desses desafios existe a expectativa que a demanda pela realidade virtual na educação cresça para os próximos anos. Isso significa que os profissionais atuais e futuros devem tomar medidas para aprender sobre o uso da realidade virtual na sala de aula.

Quer receber mais indicações como essa? Curta, compartilhe e comente sobre o texto!

--

--