Aplicações da impressão 3D na construção civil

Instituto HUB
institutohub
Published in
3 min readJun 25, 2021

No último texto da série sobre aplicações da Impressão 3D abordamos na área da saúde. Hoje traremos sobre as aplicações na construção civil.

Para impressão 3D em construção um programa CAD ou BIM comunica à impressora 3D o que ela precisa imprimir e as máquinas começam a distribuir os níveis do material de acordo com o plano. Apesar de parecer um mundo futurista onde braços robóticos espremem automaticamente camadas de cimento, plástico ou outro material em uma fundação e ‘constroem’ uma estrutura, o uso dessa tecnologia no setor da construção pode representar uma mudança profunda na forma como toda a cadeia produtiva compreende sobre construção.

Algumas das características da introdução dessa tecnologia no setor:

1) Construção sem resíduos

2) Desenvolvimento de designs incomuns

3) Redução tempo/custo

Como toda introdução de novas tecnologias existem limitações e barreiras que deverão ser superadas para que a aplicação seja ampla na indústria. Atualmente os maiores entraves são os custos de Pesquisa e Desenvolvimento e a aplicação integrada com outros componentes. No mundo temos bons exemplos da aplicação da tecnologia na construção civil. Abaixo alguns deles:

O maior edifício impresso em 3D individual do mundo até o momento foi construído em 2019 pela empresa 3D Apis Cor. Um bloco de escritórios construído nos Emirados Árabes e teve a impressora 3D da Apis deslocada por um guindaste enquanto construía partes da estrutura

Também nos Emirados Árabes a sede da Fundação do Futuro foi construída inteiramente utilizando a impressão 3D. Além de ser um espaço de exposição, é uma incubadora para tecnologias emergentes na região. A iniciativa surge como parte de uma estratégia para o uso da impressão 3D em Dubai que se concentra no desenvolvimento da impressão 3D para melhorar a vida das pessoas nos setores de construção e da saúde.

Na China a Winsun, empresa de impressão 3D, criou uma variedade de projetos residenciais, incluindo um pequeno bloco de apartamentos. Os usuários do projeto podem imprimir as peças de maneira rápida e econômica antes de morarem no local.

E no Brasil?

Em 2020 foi desenvolvido o primeiro projeto de impressão 3D de casas. Fruto da parceria entre InovaHouse e 3D3DHomeConstruction a casa construída em Macaíba/RN será finalizada até final do primeiro semestre de 2021. Segundo a CEO da InovaHouse, Juliana Martinelli:

“A redução média de custos gira em torno de 20% a 50%. Mas, se pensarmos em construções de casas em escala, é possível diluir o custo do equipamento e reduzir ainda mais estes valores. Internacionalmente, alguns projetos trabalham com orçamentos até 80% menores”

Abaixo um vídeo apresentando o projeto.

Assim como em outras áreas o uso da impressão 3D na construção apresenta uma série de desafios para a introdução de forma ampla na indústria. Além dos possíveis impactos e na transformação na mão de obra do setor.

Nos conte sobre o que achou desse conteúdo. O próximo texto teremos as aplicações da Impressão 3D em alimentos!

Quer receber mais indicações como essa? Curta, compartilhe e comente sobre o texto!

--

--