Sensores biodegradáveis

Instituto HUB
institutohub
Published in
3 min readJul 28, 2021

Um sensor biocompatível e biodegradável é um tipo de eletrônico verde, projetado para se degradar após o seu período de uso, com vários efeitos como a diminuição da poluição ambiental por artigos eletrônicos. Além disso, há uma crescente pelo uso de sensores biodegradáveis para uso médico, como alguns tipos de monitoramento de saúde temporário, nesses casos sensores biocompatíveis e biodegradáveis não seria necessário intervenções cirúrgicas para a remoção. Outro ponto é sobre a comunicação sem fio desses sensores, que evita a necessidade de fios transcutâneos, dessa forma é possível prevenir inflamações e infecções associadas a implantes de uso de longo prazo com fio. Apesar disso o desenvolvimento desses materiais são desafiadores devido a problemas de compatibilidade química e de temperatura com os diferentes materiais funcionais e estruturais.

“ Sensores e transistores impressos em substratos biodegradáveis (Pesquisa sobre Eletrônicos e microssistemas biodegradáveis ​​e bioabsorvíveis da École Polytechnique Fédérale de Lausanne).

Segundo o relatório anual, de 2021, das Estatísticas da Saúde Mundiais da OMS em 2019 as mortes associados a doenças cardiovasculares chegou a 17,9 milhões. Nesse sentido esses dispositivos de sensores biodegradáveis oferecem uma possibilidade de enfrentar problemas associados a doenças cardiovasculares. Para salvar vidas a detecção precoce e o monitoramento regular de pacientes com hipertensão são necessários para avaliar seu estado de saúde e fornecer cuidados adequados.

Ainda segundo a OMS a hipertensão é uma das principais causas de morte prematura em todo o mundo e estima-se que 1,13 bilhão de pessoas em todo o mundo têm hipertensão, e dois terços, 66%, vivendo em países de baixa e média renda. Em muitos países o acesso limitado à saúde torna um desafio rastrear grandes populações para identificar precocemente os pacientes hipertensos. Além disso, em um contexto de poucos recursos um sensor biodegradável de uso único e de baixo custo para medição seria de grande interesse e devido ao grande número de uso/produção a biodegradabilidade é uma característica importante.

Ilustração do eletrodo à base de nanofibra de celulose (CNF) em um BFC enzimático. Reproduzido de Tominaga M., Kuwaharaa K., Tsushida M., Shida K. Cellulose nanofiber-based electrode as a component of an enzima-catalyzed biofuel cell. RSC Adv. 2020; 10 : 22120–22125. doi: 10.1039 / D0RA03476B sob licença Creative Commons Atribuição não comercial 3.0 não adaptada.

Além dos materiais, o design dos dispositivos desempenha um papel em sua degradação, nesse sentido, sensores sob a forma de filmes finos, adesivos ou mesmo tatuagens, que são extremamente econômicos em materiais e que têm se desenvolvido nos últimos anos.

Quer receber mais indicações como essa? Curta, compartilhe e comente sobre o texto!

--

--