Gestão de riscos jurídicos: por que a inteligência artificial é a chave para o sucesso?

Daniel Bichuetti
Intelijus
Published in
3 min readApr 13, 2023

A gestão de riscos jurídicos é um processo fundamental para empresas e advogados que buscam mitigar possíveis impactos negativos causados por ações judiciais e litígios. No entanto, a complexidade do ambiente jurídico e compliance, com suas constantes mudanças legislativas e regulatórias, torna a análise e gerenciamento desses riscos um desafio constante.

IA na Análise e Gestão de Riscos Jurídicos

É nesse cenário que a Inteligência Artificial surge como uma ferramenta valiosa para ajudar na identificação e análise de riscos jurídicos. Com a utilização de algoritmos sofisticados, a IA consegue coletar, analisar e classificar grandes volumes de dados eficientemente, permitindo uma tomada de decisão mais informada e estratégica.

As características da IA como ferramenta valiosa para advogados já foram abordadas aqui.

Falando especificamente sobre análise e gestão de riscos em um ambiente corporativo, essas características se destacam através da análise automatizada de documentos e contratos, com cruzamento imediato com bancos de dados legais, informações de compliance, identificação de precedentes e padrões em casos históricos, leis e regulamentações atualizadas.

Nossa assistente jurídica, LIVIA, consegue, por exemplo, encontrar cláusulas que podem representar riscos jurídicos e garantir que todas as obrigações legais estejam sendo cumpridas.

No entanto, utilização de inteligência artificial na análise e gestão de riscos jurídicos ainda é um campo em evolução e é necessário ter cuidado para evitar possíveis equívocos ou prejuízos. Apesar disso, LIVIA já apresenta uma taxa de acerto de 92% para a maioria das operações — o que é um ótimo sinal!

Com a coleta constante de feedback e correções dos usuários, o sistema se aprimora no decorrer do tempo e deve melhorar cada vez mais seus resultados.

Análise de riscos jurídicos para planos de negócios

De um ponto de vista corporativo, a análise de riscos jurídicos já está cada vez mais presente na elaboração de planos de negócios e essa tendência cresce entre médias e grandes empresas.

Por outro lado, pequenas e micro empresas e negócios ainda embrionários ou em fases iniciais de maior risco, como startups, dificilmente poderão contar com um departamento jurídico ativo internamente. O que dificulta a consultoria jurídica e a constância na análise de riscos.

A má gestão de riscos jurídicos está entre as principais causas do fechamento precoce ou falência de empresas. Ao utilizar uma ferramenta de assistência legal, como a LIVIA, para potencializar o trabalho de consultores jurídicos e diminuir alguns custos da atividade, essas empresas ganham vantagens competitivas e aumentam suas chances de crescimento.

Novamente vemos como o uso dessa tecnologia permite uma maior democratização da justiça, podendo colocar empresas menores e startups em maior capacidade competitiva, quando antes isso era fator exclusivo.

Com acesso a informações relevantes sobre a empresa e o setor em que atua, a assistente jurídica de IA pode apontar possíveis riscos e auxiliar na elaboração de estratégias para minimizá-los.

A análise e gestão pró-ativas de riscos jurídicos são atividades essenciais para advogados e empresas que desejam proteger seus negócios e reduzir possíveis danos futuros. É um processo que envolve identificação, análise e gerenciamento de riscos legais, para prevenir situações adversas e reduzir impactos negativos.

A tecnologia já vem exercendo papel importante nessa fase de planejamento e no dia-a-dia corporativo e a inteligência artificial é mais uma forte aliada promissora para aqueles que decidirem implementá-la.

--

--