Como impactar empresas a partir de melhorias em UX.

Marinara Andreza
Inter UX Team

--

O mercado sempre se reinventa. De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, GEM, em conjunto com o Sebrae, a taxa de empreendedorismo no país bateu recorde, com maior número de novos autônomos nos últimos 20 anos.

E nesse período de inovação, onde existe empresas nascendo e se reinventando a todo instante, como desenvolver soluções financeiras que tenham como foco a experiência do cliente e como conceito a parceria?

O início de tudo

O projeto de rebrand das soluções de PJ e MEI do Inter, englobaram o desenvolvimento de uma nova proposta visual para as páginas. Uma proposta que conversasse com o posicionamento atual e que levasse em consideração o protagonismo do empreendedor, a novo ecossistema visual do Inter e estratégia do time de negócios.

A proposta tencionou a criação de storytelling bem definido e que responda as seguintes questões: O que é o Inter Empresas? Para o que ele serve? Para quem o produto é? Como posso fazer parte disso?

A ideia era construir duas páginas distintas. Uma para o público MEI e outra para empresas maiores (que englobam EIRELI, LTDA, ME, entre outras), denominada de PJ.

Desafio

O primeiro ponto de atenção designado pelo time foi deixar de forma mais clara a proposta de valor e mostrar a facilidade da gestão do negócio para o usuário. O segundo ponto a ser destacado, foi a melhora da conversão da página para novos clientes.

Anteriormente, as páginas não tinham oportunidades de conversão claras e não conversavam com o posicionamento atual do Inter, as páginas continham um grande volume de texto e informações importantes para a adesão do público superficiais.

Após o rebrand do Inter, a necessidade de fazer uma entrega coerente aos novos conceitos de branding cresceu e com isso o objetivo de abordar mais diversidade visual, além de potencializar as metas de conversão da página.

Descoberta

Em um primeiro momento desenvolvemos juntamente com os stakeholders um framework de alinhamento e priorização para a construção das melhorias da página. Nesta etapa mapeamos o que tínhamos hoje a fim de criar uma retrospectiva das páginas. Ambas as estruturas estavam com pouco apelo visual, uma quantidade grande de texto e a falta de oportunidades de conversão.

Pontos de atenção na Página MEI

Após essa análise interna desenvolvemos um cronograma de atuação para o MVP 0 e as novas possíveis melhorias na estrutura que seria proposta. Nesta etapa do processo definimos os principais pontos de melhoria que as páginas deveriam ter.

  • Promoção de todos os produtos e serviços que a área poderia ofertar para o cliente
  • Melhor hierarquia da informação de forma que possamos nos conectar com mais facilidade a esses clientes
  • Melhor visualização dos benefícios em comparação a outros players do mercado.
  • Humanização da página aplicado à nossa persona média.
  • Um espaço de convergência dos produtos MEI e PJ para empreendedores que desejassem esta mudança.

Também foi feito um benchmarking com os principais players do mercado em comparação com as soluções que o Inter oferece em conjunto com uma pesquisa de referências visuais.

Tabela comparativa com players do mercado

Delivery

Depois da construção do desk research, foi hora de ir para uma ferramenta de prototipação criar wireframes.

Como já tínhamos a persona do produto bem definida e já em uso para os produtos disponíveis na versão PJ do APP, a solução encontrada para melhorar a experiência dos empreendedores na página passou pelo desenvolvimento de um wireframe das telas.

A construção desse esqueleto nos ajudou a ganhar mais agilidade na validação com as áreas de negócio sem necessitar de um refino visual prévio.

Proposta de wireframe para a página de conta digital MEI

Evoluindo esse wireframe para uma média fidelidade, alocamos os copys para validar os textos, tom de voz e todo o conteúdo em geral.

Na página de PJ adicionamos as vantagens em tópicos e os benefícios de uma forma mais visual e completa, utilizando tabs.

Já na página de MEI organizamos a hierarquia visual afim do usuário ter um contato prévio com todas as vantagens que a conta pode oferecer e em seguida os benefícios separados por dobra.

Validação e resultados

Após um mês de veiculação da nova interface, realizamos um estudo, para entender os pontos negativos e positivos das alterações.

Para validação da proposta de valor e a estruturação do storytelling da página, utilizamos as métricas de taxa de conversão em leads, conversão de leads para novos clientes e tempo médio na página. Em todos os aspectos foi obtido melhoras.

Com a entrega da primeira versão das páginas, e em conjunto com outras ações de marketing e Growth, fechamos os primeiros 30 dias de veiculação com um crescimento de 44% de contas MEI e 11% de contas PJ.

Do período analisado, 11% do público que visitou a LP de MEI acabaram indo para LP de PJ. Já em PJ, somente 7% fizeram a migração pra LP de MEI.

Outro ponto validado, foi a coerência do conteúdo. Notamos um melhor ranqueamento da página nas plataformas de pesquisa. Onde aumento os nossos acessos via pesquisa orgânica.

Todo o trabalho de rebrand das páginas e o foco em uma estruturação onde deixa claro o valor da proposta, foram positivas para organização. Onde potencializou os resultados de aquisição.

Concluímos que ao observar todas as frentes, notamos somente melhorias em relação ao novo modelo aplicado. Os dois grandes indícios de melhora foram o aumento de acesso a página decorrente da origem de busca orgânica, e o aumento de aberturas de contas.

Pessoas incríveis que fizeram esse projeto acontecer: Cassius Fraga, Jenilson Rodrigues, Adriana Tamie, Igor Mendes e Marinara Andreza

--

--

Marinara Andreza
Inter UX Team

Criadora da MRNR Design e Product Design na RD Station. Mulher bissexual, negra, ativista e em migração para Product Design.