Como começar a estudar Ruby e consequentemente Ruby on Rails

A minha experiência de introdução a Ruby e como avançar nos estudos da linguagem e do framework.

Caio Arruda
Ideas by Interage Software

--

Eu claramente sou a ovelha negra (no bom sentido) dentro da Interage. Alguns fatores levam a isso: conhecimento acima da média sobre memes, facilidade em conversar com pessoas aleatoriamente e o meu pouco conhecimento sobre programação.

Reação do pessoal quando eu comecei a falar de memes por aqui

Explico melhor: Eu não tenho um background na área de TI. Me contento em ler algumas notícias, acompanhar alguns podcasts e trocar ideia com o pessoal sobre. Como meu trabalho aqui envolve muito mais comunicação, os conhecimentos que tenho acabam sendo suficientes.

Porém, com o passar do tempo, conversando com o pessoal e entendendo cada vez mais sobre programação em si eu resolvi me colocar um desafio. Começar a estudar uma linguagem de programação!

“Tem certeza disso?”

Não que fosse necessário no meu dia a dia, mas eu queria pelo menos ter algum assunto a mais para conversar com o pessoal.

Ao pensar em uma linguagem para escolher uma única opção veio a minha mente: Ruby!

Por que Ruby?

A escolha foi bem simples na verdade. De tanto conversar com a equipe de desenvolvimento, eu já tinha alguns argumentos pra mim mesmo de porque essa era a melhor escolha. Vamos a eles:

Facilidade

Ruby é muito fácil! Não que seja a coisa mais fácil do mundo de se aprender, mas a sintaxe é bastante simples, concisa e intuitiva. Eu já havia dado os meus primeiros passos em C++ há algum tempo, e lembro da complexidade que foi para mostrar na tela o tão famoso “Olá Mundo!”. Em Ruby, por outro lado, em uma linha eu já completei meu primeiro item da checklist.

p "Ola Mundo"

Caixa de Ferramenta Simplificada

O trabalho para configurar a máquina para começar a programar em Ruby é praticamente inexistente. No Mac ele já vem instalado e eu basicamente tive que abrir o terminal para começar a brincar com a linguagem. Depois acabei instalando o Sublime Text para me organizar melhor (lembre-se que eu nunca costumava programar, por isso estava nos baby steps ainda).

Gems

As Gems tornam o trabalho muito mais simples. Apesar de eu não ter avançado tanto, cheguei a brincar com algumas, e a facilidade de ter toda uma biblioteca inteira tão rápido e simples foi fantástico. Certamente você vai encontrar uma gem que resolva seu problema, ou pelo menos que te auxilie a encontrar um caminho bem mais rápido.

“Ah, porque Ruby isso…. Ruby on Rails aqui… Ruby… Ruby… ”

Todo mundo da Interage só fala de Ruby

Ruby é muito popular no mundo das startups. Airbnb, GitHub, Interage ;) e muitas outras utilizam muito Ruby e Ruby on Rails. Eu não queria ficar muito de fora das conversas; entender um pouco mais de Ruby me faz ficar menos perdido nos diálogos do time de desenvolvimento e principalmente nas piadas no Slack.

Processo de Aprendizagem

Eu busquei diversos materiais na internet sobre, conversei com o pessoal daqui e acabei selecionando alguns excelentes que me fizeram aprender muita coisa bastante rápido. Por isso resolvi compartilhar com vocês.

Buscando materiais sobre Ruby e RoR na internet

Ruby em Vinte Minutos

No próprio site da linguagem há um passo a passo pra você ter as primeiras noções, segundo eles, em 20 minutos. Eles ensinam desde o primeiro passo ao abrir o terminal e vão te explicando alguns conceitos iniciais.

Lá você também encontra um outro tutorial que te permite escrever sua linhas de código no próprio navegador e te prometem passar o conteúdo em 30 minutos.

Um pouco mais lúdico

Nas minhas buscas também encontrei um site que te fornece um joguinho pra você entender alguns pontos da sintaxe de Ruby. É um jogo mesmo. Você vai escrevendo as linhas de código e avançando para os próximos níveis.

É mais ideal para fazer algum sobrinho(a), filho(a) ou primo(a) começar a se interessar por programação. Se você tiver curiosidade vale a pena tentar, aprendi alguns métodos legais por lá também.

Warrior.walk.. warrior….

Apostila Completa e Gratuita

Os passos iniciais eu já havia dado, havia chegado a hora de dar uns passos maiores. Foi aí onde encontrei uma apostila sobre Desenvolvimento Ágil para Web com Ruby on Rails.

Se você quer de fato se aprofundar na linguagem e no framework e não está afim de comprar um curso, vai fundo nessa apostila.

O pessoal vai desde os conceitos iniciais, passando por Rotas, Controllers, Views, Scaffold, Gems etc. Tudo o que você precisa saber para sair fazendo quase o que você quiser com Ruby on Rails.

Ruby on Rails — Curso Completo

Esse é o material que a gente passa aqui na Interage assim que os novos estagiários entram no time (caso não dominem Ruby, claro). É um curso completo que vai te ensinar a criar uma aplicação do início ao fim.

Ele cobra um certo investimento, mas que para um curso de 50 horas R$23,99 é um valor bastante barato.

Confesso que como não quero migrar para o time de desenvolvimento (está tudo incrível aqui trabalhando com comunicação kkk) passei esse curso. Mas se você de fato trabalha ou quer trabalhar como desenvolvedor utilizando Ruby on Rails, faça esse curso!

E agora? Vai virar desenvolvedor?

Eu??

Concluído meus passos iniciais já posso rir verdadeiramente das piadas de Ruby no Slack e até me arriscar a mandar as minhas.

Apesar de não querer trabalhar programando e escrevendo linhas de código, o processo de aprendizagem foi bastante enriquecedor.

Não só por aprender algo novo, que é sempre uma experiência excelente, mas também por aprender algo que me permitiu entender melhor o trabalho desenvolvido pelos meus amigos aqui na Interage.

Eu pagando de programador no escritório

Mas e você? Como foi ou como está sendo seu processo de aprendizagem?

Comenta aí embaixo, vamos compartilhar experiências. Se for algo mais técnico chamo o pessoal de dev pra responder kkk

Quer aprender mais sobre Ruby? Baixe nosso ebook clicando aqui!

Quer nos acompanhar pela internet?

Redes Sociais: Facebook | Instagram

Assina nossa Newsletter!

--

--

Caio Arruda
Ideas by Interage Software

Apaixonado por criatividade e curioso sobre fotografia sonhando um dia viver desbravando o mundo.