Minha participação na Interage

Iago Silva
Ideas by Interage Software
3 min readAug 20, 2019

--

Em agosto de 2017 começava a minha jornada na Interage, empresa na qual trabalho até o momento.

A experiência que eu tinha na área de desenvolvimento antes de ingressar na empresa era pouca, apenas um certo conhecimento em desenvolvimento Android e uma noção básica de Web.

No início fiquei um pouco preocupado, achava que teria dificuldade por não conhecer a linguagem Ruby e seu framework Rails (tecnologias adotadas desde o nascimento da empresa) e por ter pouco conhecimento em desenvolvimento Web em geral, mas me impressionei com o meu primeiro contato.

Apesar de ainda brigar um pouco com…

¯\_(ツ)_/¯

De cara no Ruby on Rails (RoR)

Logo de início comecei a estudar através de um livro que mostra de forma prática como funciona o RoR, o qual me acompanhou durante meu primeiro mês (e ainda serviu de consulta por um tempo).

Nesse livro eu aprendi Rails de cara e de tabela fui aprendendo Ruby, linguagem que a princípio pode parecer um pouco estranha, mas se colocada nos trilhos (on Rails) se torna uma obra de arte! ¯\_(ツ)_/¯

No segundo mês comecei a acompanhar as atividades de um colega de trabalho fazendo pair programming, que me ensinou o caminho das pedras.

pair programming = técnica onde 2 pessoas trabalham em dupla em um único espaço de trabalho.

Após o segundo mês já estava pronto para me aventurar no mundo do RoR.

Pronto para aventura!

Participações na empresa

Ainda no começo da minha aventura com o RoR eu já estava incluído no desenvolvimento de um projeto desde o seu início, que durou em média 1 ano para ser lançado e frequentemente ainda recebemos requisições de novas funcionalidades (projeto que virou o meu xodó… haha).

Em pouco mais de 1 ano, além de ter participado de alguns projetos WEB, fiquei responsável pelo desenvolvimento de um APP Android. Logo o que eu fazia por hobby se tornou a oportunidade de estar à frente de um projeto (quando eu aprendi que desenvolver por hobby e profissionalmente são coisas bem diferentes).

Pude participar de projetos bem desafiadores e bem influentes na minha região, como o sistema da AMMPLA para cadastro de motoristas por aplicativo (Uber, Mova…) e também de projetos para grandes empresas.

Não esquecendo dos eventos que participei pela empresa.

Atualmente, após quase 2 anos de Interage, me sinto seguro o suficiente para ter responsabilidade pelo que desenvolvo e também para repassar o conhecimento que adquiri durante esse tempo na empresa, como quando pude contribuir com o treinamento de novos membros.

Obrigado por ler!

--

--