Estratégias de negócios e criação de valor utilizando o IoT — pt1

Bruno Oliveira
Internet das Coisas
3 min readFeb 14, 2020

A Internet das Coisas de “hoje” será apenas a Internet de amanhã.

Estamos sempre em novos ciclos econômicos impulsionados por novas tecnologias. O futuro é, de certa forma, incerto. Qual será o impacto das novas tecnologias emergentes (entre elas Internet das Coisas) no Brasil sobretudo nos setores estratégicos de nosso país?

Esses questionamentos estratégicos são importantes, a Internet das Coisas sem a estratégia de negócios, no fundo, se torna a “Internet das Coisas Inúteis

Quando se pensa em estratégia em Internet das Coisas, deve-se pensar em o que são valores apenas incrementais (com menor valor agregado) e quais são os valores exponenciais (esses sim de maior impacto nos negócios).

A Internet das Coisas não deve ser vista apenas como uma tecnologia para coleta de informação de sensores, mas deve ser pensado como todo um ecossistema de agentes interconectados. A IdC traz mudanças no mundo do consumidor e nos produtos industriais, ele pode modificar radicalmente os modos de transação entre produtor e consumidor, de CAPEX para OPEX. Os consumidores podem tornar-se mais aptos a adquirir produtos baseados em unidades de serviços — pagos pelo uso, em vez do próprio produto.

Pensando em como capturar valor em meios aos modelos de negócios envolvendo IoT, vou pegar o framework da Deloitte (utilizando o conceito de information value loop) para ilustrar algumas ideias básicas de como pensar a estratégia nesse tipo de cenário.

Além de toda a cadeia de valor, pensar em monetizar os modelos de negócios em IoT também é muito importante. A monetização de projetos em IoT será viabilizada pelo uso inteligente das informações, capturada dos múltiplos sensores/devices/mobile. Estes modelos de negócios são aplicáveis em praticamente todas as indústrias:

--

--

Bruno Oliveira
Internet das Coisas

Auditor, escritor, leitor e flanador. Mestrando em TI, tropecei na bolsa de valores. Acredito nas estrelas, não nos astros. Resenho pessoas e o tempo presente.