5 ações efetivas para a cultura da inovação da sua empresa

A Cultura da Inovação é um princípio de sucesso básico para empresas de sucesso. Mas como implementar? (fonte : Unsplash.com)

Muitos ainda não entendem o que é cultura da inovação e para que verdadeiramente ela serve. Para alguns, é um simples método de ação voltado somente para a inovação e lucratividade. Outros sugerem que ela se aplica apenas na elaboração de novas ideias e contextos que sejam positivos para a organização.

Ambas as opções mostradas acima não estão de todo erradas, mas entendo que a cultura da inovação vai mais além. O conceito em si esta atrelado a capacidade de inovar sistemática e continuamente, em uma esfera holística de objetivos da empresa. Sendo assim, é um esforço permanente de eliminar todas as barreiras existentes, criando um conjunto de regras e valores objetivos, em prol da inovação.

É um processo extremamente importante para o crescimento da empresa, pois temos a comprovação com diversos exemplos (Apple, Xerox, etc) de que uma cultura forte para inovação pode auxiliar muito o empresário, nesta dura e íngreme jornada. No entanto, ainda existem diversas dúvidas sobre como implantar a inovação sistemática, de modo eficiente e proativo.

Para ajudar você neste desafio, sugerimos 5 ações que podem ser feitas em qualquer estágio e momento . São elas:

1. Estimular a criatividade

A cultura da inovação é um contexto que exige mecanismos rígidos, métricas e soluções que demandam processos, sim. Mas sem criatividade, este esforço não adiantará de muita coisa. Talvez se consiga pequenas melhorias incrementais, mas a inovação em si é um processo mais abrangente. Para conseguirmos isto, somente com ideias criativas. O famoso “Pensar fora da caixa”.

Ergo, é necessário estabelecer um ambiente propicio para o surgimento de novas ideias, além de oferecer liberdade para que cada funcionário dê a sua contribuição. Grande parte dos insights de inovação úteis são moldados no dia a dia, através deles. Tenha-os como aliados neste caminho.

2. Estabelecer processos bem definidos

Conforme citado no item 1, mesmo com a criatividade sendo um processo “aleatório” * , é necessário criar ações sistemáticas e cíclicas para organizar e fortalecer a cultura da inovação. Porém, devemos lembrar que estes devem ser considerados apenas um meio, e não o fim.

O que queremos dizer com isto? Simples, se tiver que mudar algo que não esteja ajudando na criação de novas ideias, mude. Ou interrompa este processo. O importante é inovar, pensar em novas propostas e soluções, e o processo em si deve estar de acordo com estes objetivos.

Como fazer: estabeleça reuniões semanais para discutir novas soluções e processos; Crie um banco de dados com ideias, surgidas dentro e fora da empresa e garanta a construção de um caminho da inovação, elaborando um organograma bem definido e conciso.

3. Elaboração de Diagnóstico focado em Inovação

Antes de saber como ou até mesmo onde inovar, devemos entender o cenário em que a empresa se encontra. Para isso, Diagnósticos da Inovação devem ser implementados com uma frequência constante (entre 3 e 4 meses, sugerimos).

O Modelo das 6 Barreiras** (detalhado no livro “ A Estratégia do Oceano Azul”) é um excelente diagnóstico para empresas que tem o intuito de criar e fortalecer uma cultura da inovação. Aliado com outros métodos (análise SWOT, CANVAS e Job to Be Done), ele ajudará bastante neste processo. Caso esteja interessado em saber detalhes, envie um email para a gente J.

4. Ter metas e objetivos de curto a longo prazo

Direcionamento e metas: aspecto-chave para a cultura da inovação (fonte: Unsplash.com)

Para implantar a cultura da inovação, é necessário tempo. Mas isto não quer dizer necessariamente que este não possa ser mensurado através de metas e objetivos, de curto, médio e longo prazo. Determinar estes passos ajudam a entender se o plano em si esta no caminho certo.

5. Ser constante

E por último (e não menos importante), seja constante. Depois de construir todo o arcabouço teórico da cultura da inovação, será necessário tempo e paciência para colocar em prática o que foi planejado. Se não existir uma frequência cíclica nas ações, não observaremos grandes evoluções. Lembre-se de que até mesmo grande empresas, que detêm altos investimentos nesta área, levam anos para chegar em uma inovação incremental satisfatória e lucrativa.

Não estamos falando que você deva também demorar todo este tempo, mas saiba que, sem uma constância de ações e processos traçados para a cultura da inovação, o caminho será mais longo e difícil. Por isso, tenha foco.

Se você possuir alguma dúvida ou insight sobre este assunto, os comentários estarão a sua disposição. E siga a Intersection nas Redes Sociais (Facebook e Linkedin). Grande abraço e até a próxima!

Blog Intersection Consultoria

Blog da Intersection Consultoria

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade