A crise dos 30 anos não existe

Ou: ninguém dorme aos 20 e acorda com 30

Daniela Amadeu
Introverso
3 min readAug 6, 2019

--

Por estar com 28 anos, constantemente sou lembrada que daqui dois anos enfrentarei a tal crise dos 30.

Defendo que qualquer processo reflexivo seja extremamente saudável. Sabe no final do ano, quando você se pega avaliando todo o ano que passou, tudo o que você fez ou poderia ter feito? Então, acredito que essa introspecção toda seja super positiva e válida, porém, existem pontos negativos quando adiamos nossas reflexões para o final do ano ou para os 30 anos.

Preste atenção no que irei escrever:

Quando você vive o ano todo e só para pra refletir o que viveu ao final do ano, você tira um dia, 1 dia, para pensar sobre os outros 364 dias.

1 dia Versus 364 dias.

É pesada e desproporcional essa relação. É claro que, para as coisas boas, para os acertos, realizações e sucessos, você ficará muito feliz, entusiasmado e grato, mas para os fracassos, erros e perdas, você ficará frustrado, decepcionado e triste.

Foque-se nos sentimentos ruins que irão surgir, pois são eles que machucam e não os sentimentos bons.

Então, por que não fragmentar suas reflexões? Talvez uma reflexão a cada bimestre, uma a cada trimestre. Você escolhe. A sua euforia pelas coisas boas será diluída, mas pense, foque-se, as dores que sentirá pelas perdas do decorrer dos meses também te abalarão bem menos.

A crise dos 30 anos.

Acredito que para muitos a crise dos 30 é real, ela chega e chega dando chute na porta. Para essas pessoas, eu imagino que a crise aconteça porque elas não refletiram antes. Pense como deve ser viver 30 anos de sua vida sem nunca ter parado pra refletir.

Novamente caímos na questão de desproporcionalidade. É pesado tirar um ano da sua vida para revisitar, reavaliar e refletir sobre os outros 29 anos que se passaram. Deve ser uma crise horrível.

Crise: sinônimo de burrice e despreparo.

Segundo o dicionário, CRISE significa manifestação súbita de um estado emocional. Pense comigo: ninguém dorme com 20 anos e acorda com 30. A pessoa passa por um processo até chegar aos 30. O corpo e a mente dão sinais de que estão saindo dos 20 anos e se aproximando dos 30.

Um subtítulo mais eufemista seria “Crise: sinônimo de inconsciência e despreparo.”, porém, eu quis chamar atenção.

Eu sei que tem pessoas com mais de 20 e menos de 20 que me leem. Para as que estão aguardando a crise dos 30 ou a crise dos 40, eu digo o seguinte: não deixe a sua vida passar sem dar-se conta de que ela está passando. Perceba que ela está passando.

Em constante processo de transformação.

Não existe crise quando você percebe que está em constante processo de transformação. Vou dar o exemplo dos meus cabelos: eu percebi que meus cabelos brancos apareceram aos 23 anos de idade. Eram bem poucos. Hoje, com 28 anos, eu estou cheia de fios brancos. Cheia! Percebe que para isso ter acontecido 5 anos se passaram? Percebe que eu me observei durante esses 5 anos? E que, por ter me observado, eu não estou enfrentando nenhuma crise por ter um monte de cabelo branco. Percebe?

Se você percebe que aos 30 sua coluna já reclama de dores, seu joelho já parece enferrujado, sua concentração e capacidade de aprender estão mais difíceis, sua disposição e seu vigor sexual caíram, tudo isso estava começando a se manifestar lá pelos 25 anos. Se você tivesse prestado atenção antes, não estaria em crise agora.

--

--