Como saber se você é introvertido?

Daniela Amadeu
Introverso
Published in
3 min readSep 21, 2018

Down came the rain
Broke the silence
Tranquilized
Made me forget

Talvez você se considere introvertido, mas já lhe ocorreu a possibilidade de ser ambivertido/extrovertido e estar enfrentando um momento conturbado?

O introvertido sente-se bem em sua própria companhia e reage de forma adequada em situações sociais quando são necessárias. O seu diferencial é ter sua energia gasta durante a socialização.

O ambivertido não enfrenta desgaste durante uma situação social e nem precisa ficar um tempo a sós para se recarregar, por ter como benefício os dois traços.

O extrovertido usufrui de momentos de interação social e percebe sua bateria enfraquecendo ao manter-se sozinho, mas pode apresentar sinais de introversão se não estiver bem. Os sinais são:

  • preferência por ficar em sua própria companhia;
  • sentir-se exausto após um momento de socialização;
  • esgotamento depois de uma situação estressante — inclusive o período de socialização.

As características acima não dizem necessariamente que o indivíduo é introvertido, mas que talvez esteja diante de um momento adverso. Uma fase difícil na vida, que pode envolver uma tomada de decisão muito arriscada, depressão leve, melancolia, um período reflexivo após a ocorrência de algum episódio importante na vida. Situações assim podem desencadear um comportamento fechado e introspectivo.

Se você for um extrovertido num momento difícil, como descobrir, então?

Sua cabeça te dá a resposta.

Perceba se há alguma diferença entre a forma que a situação ocorre em sua mente e, na prática.

Eu sempre imaginava situações sociais em que me saía muito bem e ficava muito à vontade por vivenciá-las, mas, na prática, ficava acanhada e insegura. Percebe que há um conflito entre como eu imagino e como realmente é? Comigo isso ocorreu por um motivo: depressão leve.

Ano passado, quando comecei com os textos de introversão, eu enfrentava uma depressão leve, que me prejudicou muito em alguns momentos da vida, mas não o suficiente para eu pedir ajuda. Talvez você seja um ambivertido ou extrovertido que vive um momento introvertido por causa de alguma aflição de leve a moderada, que não o atrapalha o suficiente — assim foi o meu caso.

Lembre-se como era antes.

Vale sempre a autoanálise. Você sempre preferiu a sua companhia do que a multidão? Teve algum momento em que sair aos finais de semana era mais legal do que ficar em casa lendo ou vendo filme?

Esses podem ser alguns parâmetros para que você descubra se é mesmo introvertido.

“E se eu não for??”

Talvez você descubra que não é introvertido. O que fazer, então?

Primeiro ponto a se colocar é que não há nada errado em ser um ambivertido ou extrovertido. A gente fica aqui no Introverso romantizando a introversão, mas, ela não é uma característica acima das outras. É importante você avaliar o quão extrovertido você é. Sim, porque ninguém é 100% extrovertido.

Avaliar o seu nível de extroversão é importante para saber o quanto você suporta em uma situação extremamente social. Um lugar muito agitado, pessoas muito animadas, muito barulho e muito estímulo. Descubra o seu limite, você só terá benefícios.

Depois você deve compreender o porquê de, apesar de extrovertido ou ambivertido, estar se comportando como um introvertido. Existe algo lhe causando mal? Houve uma queda de desempenho em outras áreas da sua vida além da questão social? Faça essa autorreflexão.

Mantenha-se atualizado.

Newsletter com conteúdo exclusivo | Twitter | Facebook | Apoia-se | Instagram

Tem uma forma incrível de você descobrir qual é o seu traço, se inscreva na lista de e-mail para saber mais.

Se você gosta do meu trabalho aqui no Medium, considere me apoiar com uma pequena quantia mensalmente no apoia.se.

O texto começa com Under The Fragmented Sky da banda Lunatic Soul.

--

--