Photo by Josh Riemer on Unsplash

Depressão e a importância em resetar o cérebro

Buscando meios complementares em se tratar a depressão

Daniela Amadeu
Published in
4 min readNov 26, 2019

--

Tudo é ponto de vista. Enquanto alguns defendem que quanto mais depressão a pessoa tem ao longo da vida, mais suscetível às próximas depressões ela estará, eu vejo de outra forma: quanto mais depressões a pessoa tem ao longo da vida, mais técnicas para se livrar do mal estar ela irá criar.

Conheci o termo “resetar o cérebro” enquanto lia sobre os benefícios da psilocibina, mas não é sobre essa substância que irei falar.

O que é resetar o cérebro, afinal?

Resetar ou RESET, em inglês, é um termo utilizado quando um dispositivo volta aos padrões originais de fábrica. Um cérebro deprimido está cheio de configurações que o fizeram adoecer, ou seja, é necessário dar um RESET — fazê-lo voltar aos padrões originais de fábrica.

Quais atividades resetam o cérebro?

A ciência tem pesquisado algumas atividades que são capazes de tratar depressões que não são facilmente tratadas com antidepressivos ou pacientes que são resistentes a determinadas medicações.

Jejum intermitente de 24h

Jejum é abster-se de alimentos. O jejum regula os níveis de açúcar no sangue, os neurotransmissores — uma vez que você está sem alimentação para alterá-os — , e beneficia a flora intestinal além de fortalecer a imunidade.

A maioria das pessoas pode fazer um jejum de 24h — exceto diabéticos.

Dieta cetogênica

Você não precisa necessariamente fazer um jejum, pode optar por uma dieta com pouquíssimo carboidrato. A dieta cetogênica comprovadamente eleva o humor e é capaz de resetar o cérebro, além de aumentar o vigor físico.

Atividade física

Atividades físicas que levam o corpo ao extremo, como a hipertrofia, são capazes de gerar um aumento momentâneo na serotonina, dopamina e endorfinas.

Contato com a natureza

Praia e mata. O ser humano evoluiu tendo contato com esses ambientes. Tente, na medida do possível, voltar a frequentar esses lugares. Ambientes assim comprovadamente elevam o bem-estar.

Exposição ao sol

Crescemos com uma cultura que demoniza o sol, mas o sol é saúde. Além de metabolizarmos vitamina D, ele regula nossa melatonina, que é um hormônio responsável por sentirmos sono à noite.

Suplementação

Algumas substâncias são essenciais em nossa saúde. São elas: ômega 3, melatonina e serotonina. Elas podem ser complementadas com suplementação. Existem comprimidos de melatonina e, para a serotonina, existe o 5-HTP, muito bem falado atualmente.

Outra substancia muito bem vista para o tratamento de depressão é a rodiola rosea. É a raíz de uma planta que traz melhora no humor, concentração e mais vigor físico.

Meditação e yoga

São praticas milenares que tem o efeito de equilibrar a mente e o corpo. Às vezes a doença reside na perspectiva negativa e ansiosa que adquirimos sobre os fatos e tanto a meditação quanto a yoga podem resetar a visão perturbadora que construímos sobre nossas vidas.

Escrever

Escrever em diário — que é um tópico que eu abordo muito no grupo do Whatsapp — ou escrever para publicar é uma tarefa que traz consciência de uma forma que nenhuma outra atividade pode trazer. Você lê o que escreveu e enxerga o que antes não estava vendo.

Chás

Podem ser muito subestimados pela população, mas eles têm a sua importância. A erva de são joão comprovadamente eleva os níveis de serotonina no cérebro; o chá verde contem substancias que são precursoras da dopamina — é um combo de bem estar no seu cérebro. Adicionalmente, existem chás com propriedades calmantes, como o capim limão e a camomila. A camomila já é muito bem estudada pela ciência, tendo substâncias em si que se assemelham aos benzodiazepínicos.

Depressão

Sim, a própria depressão pode ser um fator “resetante” do seu cérebro. De acordo com a neurociência, o campo que estuda a neuroplasticidade cerebral, a depressão atua como se “enrijecesse” o cérebro, impedindo que novas conexões se formem; mas quando você sai da depressão, você parece enxergar um novo mundo, é como voltar a enxergar após anos de cegueira. Apesar do mal que a depressão causa ao cérebro, é possível utilizar a saída da depressão como impulso para começar uma vida nova — aplicando tudo o que foi descrito acima — para fornecer mais plasticidade e adaptabilidade ao cérebro.

Divisores de águas

Atividades que são divisores de águas na sua vida também podem causar o efeito de RESET. Mudar de cidade, adquirir um novo emprego, fazer uma nova tatuagem que seja muito marcante, e até coisas ruins, como doença na família, por exemplo. Tudo pode ser divisor de águas se você quiser.

Eu lembro que quando fui ao meu primeiro show de rock foi um divisor de águas na minha vida, depois fui ao segundo show de rock, porém sozinha.

Tudo sempre pode ser um divisor. E isso muda a estrutura cerebral de uma forma radical, pois o submete a um estresse positivo. Não é uma ameaça, algo que cause medo e angustia, falo de atividades que te põe pra refletir profundamente sobre você, sua identidade, personalidade, existência, valores morais, capacidades e competências.

E aí, quais atividades resetam o seu cérebro e te poupam da depressão?

Este texto não está organizado por ordem de importância, apenas de acordo com o que eu fui lembrando.

--

--