Dez frases mais ditas a um depressivo

Daniela Amadeu
Introverso
Published in
7 min readOct 1, 2018
“Você vai ficar bem” — uma das frases perniciosas. / Photo by Anna Sullivan on Unsplash
  • Se você teve depressão, é provável que tenha ouvido uma das frases abaixo.
  • Se conheceu alguém com depressão, é possível que tenha dito uma delas.

Explico a seguir sobre o quão inútil e prejudicial tais frases podem ser para um depressivo.

1) Seja forte.

A depressão (1, 2, 3) pode ter várias causas, como a deficiência nutricional, problemas na tireoide, tensão pré-menstrual, transtornos de humor e de personalidade, entre tantas outras. O principal sintoma é a perda de interesse nas atividades cotidianas, falta de prazer, e uma sensação constante de sentir-se para baixo.

Aconselhar alguém a ser forte, em uma depressão, é como incentivar um deficiente visual a enxergar.

Quando um depressivo diz que não consegue mais fazer o que usualmente fazia, é porque ele tentou várias vezes, e não conseguiu. Às vezes a pessoa passa o dia todo arquitetando em sua cabeça como sair daquele estado vegetativo por conta própria para, no final do dia, perceber que não conseguiu. De novo.

A depressão gera muitos pensamentos negativos e um constante sentimento de culpa. Quando o indivíduo escuta que precisa ser forte, tenha certeza de que ele vai se convencer de que não está sendo forte o suficiente. Isso irá piorar o quadro depressivo da pessoa.

Ninguém escolhe ter depressão, ninguém aceita de bom grado os sintomas da depressão. Ninguém pensa “já que estou depressivo, vou deitar na cama e ficar o dia todo olhando para o teto sem tomar banho”. Quem possui depressão tenta a todo custo combater os sintomas e força é o que a pessoa mais faz.

É cruel aconselhar alguém a ser forte, porque machuca e só deixa o sujeito mais inseguro sobre sua capacidade de sê-lo.

Da próxima vez que encontrar alguém com depressão, simplesmente não diga isso. Fique quieto que será muito melhor.

2) Faça alguma coisa.

Também tentam sugerir aos depressivos para que eles façam alguma coisa para que saiam da situação atual. Atividades físicas, pegar sol, arrumar a casa, ou o próprio quarto, arrumar um hobby, um relacionamento, etc.

Ninguém entra em depressão porque está entediado ou solteiro.

Se a pessoa levar o conselho a sério, ela irá mergulhar num mar de frustração. Porque, acredite, ela realmente tentará se envolver em atividades de lazer, mas não conseguirá se manter e nem sentir prazer pelas tarefas.

A falta de gosto pelas ocupações é justamente um dos principais sintomas da depressão. Em analogia, seria como sugerir a alguém com enxaqueca que coloque fones de ouvido com uma música bem alta para curá-la. Isso parece fazer algum sentido para você? Espero que você tenha entendido o meu ponto.

3) É falta de Deus.

Essa parte é delicada. Quem determina o que é afastar-se de Deus? Deus ou a própria pessoa? Qual é o parâmetro para alguém se considerar longe de Deus? Deixar de ir à igreja? Se for, olha, a maior dificuldade de alguém que enfrenta uma depressão é a de sair de casa.

Aconselhar alguém a sair de casa é como aconselhar um cadeirante a se levantar da cadeira. Ambos não conseguem porque estão limitados fisicamente. Contudo, o limite é visível em um e não no outro.

Infelizmente muitos não acreditam em depressão porque é uma doença que não se vê. Não é como um osso quebrado ou uma hemorragia. A doença é silenciosa e imperceptível, por isso as pessoas continuam falando tanta abobrinha para quem a possui.

4) Será que não é falta de amizades?

A depressão pode se manifestar de duas formas: com isolamento ou com a vontade de se aproximar das pessoas. Eu vivi os dois sintomas e cada um tem a sua peculiaridade.

Fato é, não existe energia dentro do depressivo para aguentar muito tempo de interação social. Todas as interações cansam e frustram facilmente. Quando ele está perto de pessoas que não o entendem, ele se sente ainda pior. Ou seja, é evidente que numa situação onde ele não é acolhido ele vai querer distância.

Antes de cobrar para que o depressivo faça novas amizades, faça a pergunta: você é uma amizade acolhedora e compreensiva ao depressivo?

Você é uma pessoa que alguém com depressão gostaria de estar perto?

5) Não se entregue.

Depressão nada tem a ver com “se entregar”.

Entramos novamente no ponto onde quem está doente é quem deve fazer força para se curar. Reflita comigo sobre a crueldade das frases que jogam a culpa e toda a responsabilidade sobre o doente.

Estar com depressão é horrível. O que mais se quer é sair da situação. Ninguém quer entregar-se, ninguém quer desistir.

Se você quer ajudar, participe da rotina da pessoa. Não fique apenas do lado de fora botando pressão e culpando.

6) Você vai se matar?

Muita gente entende tudo errado e acredita que depressão é sinônimo de suicídio. Não!

Ouvir essa pergunta é desagradável, desproporcional e surreal. Desculpa, mas quem quer vai e faz. Não avisa. Sua pergunta simplesmente não tem cabimento.

Dependendo do estado que a pessoa se encontra, uma pergunta assim pode piorar a situação. Não seja a companhia que o depressivo não quer ter por perto.

Simplesmente não faça essa pergunta. Você está genuinamente preocupado e quer saber se existe essa possibilidade? Estude a respeito, converse com profissionais da saúde mental e veja se existem indícios. Caso haja, tome alguma providência em vez de perguntar “você vai se matar?”.

Nenhum depressivo vai te responder: “ah, puxa, eu ia, mas agora que você descobriu, eu mudei de ideia”.

7) O que aconteceu?

A depressão pode ser causada por algo, ou não. Se falarmos sobre transtornos de humor, por exemplo, não precisa haver um agente causador. Caso haja um evento responsável, nem sempre a pessoa quer comentar sobre. Afinal, raciocine comigo, aconteceu algo tão grave ou delicado que a pessoa desenvolveu depressão.

Numa situação dessa depende do quanto de proximidade você tenha. Será útil fazer essa pergunta? Se a resposta for não, apenas não pergunte.

Às vezes quem está próximo pressiona a pessoa com depressão para que ela conte algo, como se contar fosse a cura. Não é exatamente assim. Se o depressivo quiser contar para alguém, esse alguém precisa ser um profissional da saúde, ou seja, psicoterapia. Não queira ser o psicólogo do seu amigo ou parente depressivo. Se quer ajudar mesmo, acompanhe-o à terapia.

8) Depressão é coisa de gente que vive de passado.

Frase muito dita pelos supostos entendidos de psicologia. Outra situação comum é afirmar que quem vive de futuro é ansioso.

Se você nunca teve depressão, não tente entendê-la. Se você não consegue exercitar sua empatia, exercite o respeito. Fique em silêncio se nada do que sai da sua boca consegue ser produtivo.

Depressivos geralmente adotam uma visão negativa sobre a vida, esse é o sintoma da doença e não tem ver com a forma que a pessoa pensa ou mesmo com a sua personalidade.

9) Mas você é tão + adjetivo.

Certa vez eu disse que tinha depressão e uma pessoa respondeu “mas você é tão inteligente”. Muitos ainda não entendem que qualidades pessoais não previnem ninguém de adoecer. Quando se está depressivo, o que menos importa são suas qualidades. Aliás, chega a ser incomodo ouvir que você é isso ou aquilo e perceber que suas características são inúteis para evitar ou amenizar os sintomas da depressão.

Pense no quão ingênuo é elogiar alguém com depressão. Qual a reação esperada por quem elogia? Ouvir um “é verdade, eu sou inteligente mesmo, puxa, até me curei da depressão” como resposta?

10) Se você ficar mal, eles também vão ficar.

Se você tem filhos ou pessoas que dependem de você, já deve ter escutado.

Estar mal por causa da depressão e ainda ser responsabilizado por causar mal aos que dependem de você é uma experiência péssima.

Se quem fala algo assim acredita que é possível melhorar o humor do depressivo por meio da força bruta, já adianto, é um completo equívoco.

Toda mãe ou pai depressivo se sente péssimo por perceber que está falhando com os seus filhos. Quem tem amigos, sente que está falhando com os amigos. Fato é, depressivos percebem que estão falhando, se cobram e se culpam demais por isso. Alguém para reforçar essa sensação de culpa só piora os sintomas da depressão.

Caso você já tenha dito essas frases, perceba que elas não possuem nenhum efeito na melhora dos sintomas ou da doença. Às vezes as pessoas querem ajudar, e para isso falam a primeira coisa que vem à mente. Este pensamento não é produtivo, tampouco benéfico. Se você quer efetivamente ajudar, busque um profissional de saúde, entre em contato com ONGs e se informe sobre qual é a abordagem correta para se ter com alguém que possui depressão.

Se você se leu este texto porque se encontra em uma situação parecida ou conhece alguém que está, baixe agora mesmo o PDF com o guia do transtorno bipolar que eu criei explicando como se dá o tratamento da doença. Nunca mais tenha dúvidas, clique aqui para baixar.

Se você gosta do meu trabalho aqui no Medium, considere me apoiar com uma pequena quantia mensalmente no apoia.se.

Mantenha-se atualizado.

Newsletter com conteúdo exclusivo | Twitter | Apoia-se | Instagram

--

--