Extrovertidos são todos iguais?

Daniela Amadeu
Introverso
Published in
3 min readFeb 26, 2019

Muitos autores que advogam em prol da introversão apontam os extrovertidos como sendo todos iguais. Aqui no Introverso eu também cai no erro de rotulá-los como pessoas que falam demais e pensam de menos.

Em algum dos meus textos comentei que eu sou ambivertida — aparentemente eu sou — e passei os últimos meses explorando o meu lado extrovertido.

Falo que aparentemente eu sou ambivertida porque ainda tenho dúvida a respeito. O transtorno bipolar tem o poder de mudar a forma com que eu interajo com as pessoas. Então ainda é um lado meu muito incerto.

Fiz algumas observações e pesquisas acerca do comportamento dos extrovertidos e constatei que eles não são todos iguais, tampouco são pessoas que falam demais. Segue abaixo as características dos extrovertidos que divergem daquela ideia simplista de que eles são pessoas que falam muito.

Se interessam por vários assuntos

Você também se percebe como uma pessoa que tem várias áreas de interesse? Isso pode ser um sinal de extroversão.

Buscam em outros e em ambientes externos por ideias e inspirações

Onde e como você se inspira? Se você sente que precisa interagir com outras pessoas e/ou precisa estar em contato com determinados ambientes para estar inspirado, talvez você seja extrovertido. A interação social não apenas revigora, mas também inspira o extrovertido.

Esse item é muito a minha cara. Minha inspiração é total externa. Várias vezes eu consegui terminar um texto após conversar com amigos ou passear em outros lugares. Ambientes externos são muito inspiradores para mim.

Gostam de conversar sobre pensamentos e sentimentos

Extrovertidos gostam de conversar? Sim, amam. Mas você sabia que pensamentos e sentimentos são assuntos de interesse comum para eles? Se você sempre acreditou que era introvertido porque ama falar sobre o que pensa e sente, está na hora de rever os seus conceitos.

Resolve problemas conversando sobre eles

Uma coisa é importante ficar registrada: tudo, no extrovertido, gira em torno da comunicação. Ele vai conversar sobre o que sente e pensa, vai conversar para sentir-se mais inspirado, vai conversar para conseguir compreender e resolver os seus problemas. A conversa, para o extrovertido, é a ferramenta, é o caminho que o leva à solução.

Outras áreas mais conhecidas dos extrovertidos:

São descritos como amigáveis e acessíveis;

São muito abertos e fáceis de conhecer;

Amam conversar;

Sentem-se isolados se passam muito tempo sozinhos;

Gostam de trabalhar em grupo;

Costumam falar primeiro e pensar depois;

Gostam de ser o centro das atenções;

Gostam de se comunicar pela conversa.

Um último recado.

Extroversão e introversão são espectros. Não é uma avaliação binária. A pessoa pode apresentar traços de extroversão e traços de introversão.

O quão extrovertido você é?

--

--