O que é uma pessoa altamente sensível?

Daniela Amadeu
Introverso
Published in
3 min readApr 4, 2017

Nem tudo se resume a introversão e extroversão.

Couleur

Talvez muitos de vocês já estejam familiarizados com o termo “introversão” e “extroversão”, mas nem todos os autores concordam com a abordagem. Alguns defendem uma diferença mais intrínseca ao ser humano, se trata do que eles chamam de Highly Sensitive Person (HSP) ou pessoa altamente sensível.

Uma das responsáveis em difundir o termo é a pesquisadora Elaine N. Aron, autora do livro The Highly Sensitive Person.

O que são pessoas sensíveis
É fundamental esclarecer que aqui o significado de sensibilidade nada tem a ver com os conceitos de massa para o termo. Sensibilidade refere-se a capacidade do cérebro de processar principalmente os estímulos externos: de uma agulha caindo, do cheiro da comida sendo feita até tempestades e explosões. Tudo isto é estímulo, incluindo conversar com amigos e estranhos, fazer apresentações em público, etc.

Portanto, tem se que pessoas sensíveis processam os estímulos de modo mais acentuado que pessoas não sensíveis. Segundo Aron, os traços mais comuns em pessoas sensíveis são:

  • atentos a detalhes — tanto no ambiente quanto ao observar pessoas;
  • sentem-se exaustos após um dia atarefado;
  • na infância, podem ter sido crianças “medrosas” e acanhadas;
  • sons muito altos, cheiros muito fortes e luzes muito claras incomodam;
  • percebem suas emoções de forma mais intensa.

Pessoas sensíveis podem ser introvertidas e extrovertidas, a sensibilidade tem a ver com a forma de processar os estímulos e não com a forma de recarregar suas energias. Sensibilidade também não tem a ver com insegurança, timidez e fragilidade.

As variações
Quando se trata de pessoas sensíveis, existe um espectro de sensibilidade. Há as muito sensíveis e as menos sensíveis e o meio termo. Não existe apenas uma categoria de sensibilidade e é muito importante que cada um conheça sua posição na escala de sensibilidade para conhecer os seus limites. Devido a alta reatividade que pessoas sensíveis demonstram é bom evitar situações de grande estresse para não haver sobrecarga.

Estímulos
Estímulos não são apenas os eventos que ocorrem do lado de fora — como os citados anteriormente. O que se passa por dentro também gera estímulos e é por isso que HSPs tendem a vivenciar suas emoções de modo mais marcante. Segundo Aron, é comum pessoas sensíveis sentirem-se sobrecarregadas por suas próprias emoções, pois estas são percebidas tão enfaticamente que o indivíduo se exauri.

Diferença entre introversão e sensibilidade
Introversão tem a ver com a forma que a pessoa recarrega suas energias. O introvertido precisa de um tempo sozinho ou na companhia de poucas pessoas para se revigorar. A pessoa sensível processa os estímulos tanto internos quanto externos de forma mais intensa. Jerome Kagan foi o psicólogo responsável por realizar testes com crianças altamente sensíveis e constatou que elas reagem exacerbadamente a situações de estresse e de demais estímulos. Elas também produziram mais cortisol e norepinefrina em tais situações. Ou seja, pessoas sensíveis tem uma reação maior a pequenos estímulos. E evidentemente que estímulos maiores proporcionalmente acarretarão reações ainda maiores. Por isso a pessoa sensível costuma sentir-se cansada após um dia muito corrido e agitado, algo que pessoas não sensíveis não sentem.

Encerro o texto com um trecho do livro sobre as conclusões de Jerome Kagan a respeito de pessoas altamente sensíveis e abaixo segue um teste elaborado por Elaine N. Aron:

Kagan’s conclusion is that persons with the trait of sensitivity or inhibitedness are a special breed. They are genetically quite different, although still utterly human, just as bloodhounds and border collies are quite different, although both are still definitely dogs.

What this difference in arousability means is that you notice levels of stimulation that go unobserved by others. This is true whether we are talking about subtle sounds, sights, or physical sensations like pain. It is not that your hearing, vision, or other senses are more acute (plenty of HSPs wear glasses). The difference seems to lie somewhere on the way to the brain or in the brain, in a more careful processing of information. We reflect more on everything. And we sort things into finer distinctions. Like those machines that grade fruit by size — we sort into ten sizes while others sort into two or three.

Our nervous systems seem designed to react to subtle experiences, which also makes us slower to recover when we must react to intense stimuli.

Faça o teste: http://hsperson.com/test/highly-sensitive-test/

--

--