Photo by James Pond on Unsplash

Por que o tema ‘relações tóxicas’ se tornou tão popular?

E o que uma relação tóxica pode causar no indivíduo.

Published in
3 min readNov 19, 2019

--

Em resumo, uma pessoa tóxica é alguém capaz de te fazer mal. Nas diversas relações que estabelecemos ao longo da vida, espera-se que essas companhias queiram o nosso melhor e queiram nos ver bem; mas quando isso não acontece, algumas dúvidas sobre a integridade da pessoa em questão surgem.

Numa relação a pessoa tóxica adquire poderes sobre a sua “vítima” — vou me referir como vítima neste texto — sendo capaz de deixá-la para baixo e vivendo vários problemas de autoestima e autoconfiança.

Acredito que a afirmação mais interessante sobre esse assunto tenha partido do meu psiquiatra, ele disse mais ou menos o seguinte:

Uma pessoa é capaz de deixar a outra em depressão, mas não apenas isso, se quiser, essa pessoa é capaz de manter a outra em depressão.

Não está ipsis litteris porque o assunto que abordávamos era outro.

Não somos indivíduos.

No documentário The Century of the Self é explicado como no século 20 a propaganda, utilizando as visões de Freud, fez com que nos enxergássemos como indivíduos com necessidades. E é assim até hoje.

Eu preciso dessa roupa.

Eu preciso desse telefone de última geração.

Eu preciso desse carro do ano.

Nunca há uma indagação se isso ou aquilo fará bem ao coletivo. “Meu carro fará bem ao meio ambiente?” — não, dane-se o meio ambiente, o EU está acima de tudo e as necessidades isentam qualquer indagação.

Fato é, a propaganda surtiu efeito e ainda nos enxergamos como indivíduos, apesar de não sermos.

Somos seres coletivistas. Vivemos em coletivo. O meio nos influencia. O sujeito é influenciado pelo meio e o sujeito influencia o meio. Assim é nas relações. Por isso não é tão fácil nos esquivarmos dos ataques de alguém que convive conosco, porque somos influenciados.

Sendo difícil blindar-se, surgem os problemas comuns de uma relação tóxica: insegurança, ansiedade, depressão, estresse crônico, problemas com autoestima e autoconfiança.

E, por que o assunto tornou-se tão popular?

Certamente por uma infinidade de motivos, mas o mais interessante, ao meu ver, é porque algumas pessoas notaram como a patologia também pode morar nos relacionamentos inconvenientes.

Como eu disse acima, uma pessoa pode causar e manter a outra em depressão, se assim desejar. Por isso enfatizo que não somos indivíduos, se fossemos, não seríamos tão vulneráveis na companhia de outros.

E como resolver?

Relações tóxicas são como drogas: não é possível reduzir de um maço de cigarros para uma unidade e esperar que essa unidade não te faça mal. Te fará tanto quanto.

Se não for possível cortar relações, seja por questões de trabalho ou qualquer outro motivo, tente reduzir ao máximo o possível.

Distancie-se emocionalmente. É um exercício que dá certo se praticado todos os dias. Aos poucos, eu te garanto, você aprenderá a ver essa pessoa que lhe faz mal como alguém distante.

O poder que os outros têm sobre nós se dá pela conexão emocional que estabelecemos com essas pessoas. Corte a conexão emocional o mais rápido o possível e perceberá que o impacto sofrido será, pelo menos, menor.

--

--