Sobre o que você gosta de conversar?

Míriam Medeiros Strack
Published in
3 min readJan 7, 2019

--

Faz algum tempo que estou com esse rascunho escrito, mas quando vi o texto da Daniela Amadeu de hoje, achei que seria uma boa ideia aproveitar o ensejo.

Eu, como boa introvertida, nunca fui muito de conversas, principalmente com pessoas que não são próximas à mim. Por muito tempo achei que eu não gostava de conversar. Porém, meu companheiro me chamou a atenção esses tempos, me dizendo que, quando eu “tô afim” eu falo sem parar e consigo conversar por horas.

Isso me levou a pensar sobre o que diferencia uma conversa em que eu fico louca para fugir de uma que eu curto muito. Um dos motivos eu já escrevi nesse outro texto meu. Eu achava que as pessoas me achavam uma chata quando eu conversava. O outro, que tem a ver com esse primeiro, é que tem alguns assuntos que eu gosto mais de conversar que outros. Se a conversa for sobre algum desses assuntos, minha tendencia é gostar. Se não for, rapidinho fujo. E isso tem a ver com o primeiro motivo que eu falei acima, porque eu pensava que se eu falasse sobre os assuntos de meu interesse, as pessoas iriam achar minha conversa chata.

Foi então que eu percebi que, se eu soubesse quais eram esses assuntos de que gosto, eu poderia ou direcionar a conversa para onde eu gostaria, como disse a Daniela, ou já buscar pessoas com os mesmos interesses que eu. A-há!

Esse insight foi tão profundo e me rondou por meses, que eu não só consegui listar os assuntos que eu gosto de conversar, como também consegui definir os temas que vou escrever esse ano por aqui. Para vocês saberem:

  • Autoconhecimento: assunto mor! Quer me ver empolgada, é só sentar do meu lado e me contar os insights que teve na sua última sessão de terapia.
  • Feminismo: assunto que eu já tenho muito conhecimento, mas sempre descubro coisas novas. Os lugares de fala são tão diversos que eu amo conversar sobre e compartilhar experiências.
  • Livros: como eu leio muito, adoro compartilhar conhecimentos adquiridos e ouvir sobre livros que ainda não li.

Tem também alguns outros temas que eu achei que gostava de conversar, mas vi que não. Por exemplo, achei que eu gostava de conversar sobre chás. Na verdade, gosto é de beber um chá com a pessoa com quem estou conversando. Bem diferente.

Também não quer dizer que sempre que um desses assuntos aparecer eu vou querer conversar. Ainda sou introvertida e tem momentos em que prefiro deixar a conversa para outra hora. Ou que se a conversa não for sobre um desses assuntos, eu não terei interesse nenhum. Há muito outros assuntos que eu me interesso, mas numa escala menor. Aí a vontade vai do momento mesmo.

E sempre tem a possibilidade de eu vir a me interessar por algum outro assunto não listado. Essa minha lista não é fechada e pode sofrer modificações ao longo do tempo. Assuntos podem ser incluídos enquanto outros podem deixar de ser do meu interesse.

E você? Sabe quais são os assuntos que você gosta de conversar?

Deseja receber todos os meus textos da semana compilados em seu e-mail? Assine minha newsletter e não perca nada. Autoconhecimento, livros, feminismo e ficção.

Quer ficar por dentro do que rola no Introverso? Tem newsletter também! Só clicar aqui.

Gostou do texto? Você pode deixar de 1 a 50 claps ou comentar abaixo. ;)

--

--

Míriam Medeiros Strack
Introverso

Escritora, professora, bailarina, artista. Falo sobre consciência emocional, consciência corporal e autenticidade. Insta: @miriam.mest