Inutilidades Acumuladas 004: “Código de um Cavaleiro”

Samej Spenser
Inutilidades Acumuladas
6 min readDec 22, 2019
Inutilidades Acumuladas 004: “Código de um Cavaleiro”

Ouça a narração deste episódio no player abaixo:

Inutilidades Acumuladas 004: “Código de um Cavaleiro”

Introdução

No dia 9 de dezembro de 2019 fiquei especialmente grato com algo simples, mas que me trouxe grande alegria e felicidade: eu ganhei um livro!, (e que livro! 😉).

Sim, ganhei um livro numa biblioteca pública. Fui me informar sobre os documentos necessários para fazer a carteirinha na biblioteca pública perto de casa e,[1] logo na entrada, o atendente apontou para uma mesa repleta de livros e disse: “aqueles livros você pode escolher qualquer um para levar pra você, é seu, pode pegar!”. Já de longe avistei a capa de um livro que gostei muito todas as vezes que li e fui direto nele já pensando em relê-lo,[2] mas ao observar os demais títulos, meus olhos foram capturados por um livro de capa verde e letras douradas, cujo título é: “Código de um Cavaleiro”, de autoria de Ethan Hawke e publicado pela HarperCollins Brasil;

PAUSA!

(É isso mesmo, você não entendeu errado, Ethan Hawke é aquele escritor, roteirista e ator que foi indicado quatro vezes ao Oscar.)

VOLTANDO!

Curioso, li a sinopse do livro e rapidamente decidi levá-lo ao invés do primeiro. A seguir, passo a narrar a sinopse do livro pra você:

ABRE ASPAS

“Um cavaleiro, temendo não retornar da batalha, escreve uma carta para os filhos na tentativa de deixar um registro do que aprendeu durante a vida. Em uma série de reflexões sobre solidão, humildade, perdão, honestidade, coragem, graça, orgulho e paciência, ele se baseia nos ensinamentos das antigas filosofias oriental e ocidental e nos grandes escritos espirituais e políticos da história humana. Seu objetivo não é simples: dar a seus filhos uma bússola para uma jornada que terão que fazer sozinhos, um pequeno guia sobre o que dá sentido e beleza à vida.” [3]

FECHA ASPAS

A leitura do livro é tão simples, fluida, gostosa e empolgante, que em menos de quatro horas (contando alguns intervalos) eu finalizei o livro com a alma massageada, com mais vontade de colocar em prática o que é ensinado ali e encantado com a beleza que o autor imprimiu nos ensinamentos que formam a base do ser humano de bem, independente da época, gênero e etc.

Recomendo fortemente a leitura, inclusive, recomendo que nossos filhos leiam e sejam instruídos segundo os preceitos ali contidos, pois o mundo urge por cidadãos dessa natureza.

Código do Cavaleiro

Passo agora à narração de cada um dos vinte preceitos:

1° Solidão
Reserve algum tempo para si mesmo. Quando estiver em busca de sabedoria e clareza da própria mente, o silêncio será uma ferramenta valiosa. A voz do nosso espírito é suave e não pode ser ouvida quando compete com outras. É impossível ver seu reflexo na água agitada, e o mesmo acontece com a alma. Em silêncio, podemos sentir a eternidade dormindo dentro de nós.

2° Humildade
Jamais declare que você é um cavaleiro, simplesmente comporte-se como um. Você não é melhor do que ninguém, e ninguém é melhor do que você.

3° Gratidão
A única resposta inteligente para a contínua bênção da vida é a gratidão. Por tudo o que já aconteceu, um cavaleiro diz: “Obrigado.” Por tudo o que acontecerá, um cavaleiro diz: “Sim!”.

4° Orgulho
Jamais finja que não é um cavaleiro ou tente diminuir-se porque julga que isso fará os outros sentirem-se melhor. Mostramos maior respeito aos outros ao lhes apresentar o melhor de nós mesmos.

5° Cooperação
Cada um de nós está percorrendo seu próprio caminho. Nascemos em épocas específicas, em lugares específicos, e nossos desafios são únicos. Na posição de cavaleiro, compreender e respeitar as diferenças é vital para nossa habilidade de mobilizar nossa força coletiva. O uso da força pode ser necessário para nossa proteção em casos de emergência, mas só a justiça, a integridade e a cooperação podem realmente ter êxito na liderança dos homens. Devemos viver e trabalhar juntos feito irmãos ou perecer juntos feito tolos.

6° Amizade
A qualidade de tua vida será, em boa medida, decidida pelas pessoas que você escolher para ter ao seu lado.

7° Perdão
Aqueles que não podem perdoar facilmente não terão muitos amigos. Procure o melhor nos outros e em si mesmo.

8° Honestidade
Uma língua desonesta e uma mente desonesta são perda de tempo, portanto desperdiçam as nossas vidas. Estamos aqui para crescer, e o que importa é a água, a luz e o solo de onde nos sustentamos. A armadura da falsidade é sutilmente forjada na escuridão e nos esconde não só dos outros, mas de nossa própria alma.

9° Coragem
Qualquer coisa capaz de iluminar deve resistir ao calor da luz.

10° Virtude
Virtude é a habilidade de aceitar mudança. Seja receptivo e maleável; aquele que é inflexível, quebra-se.

11° Paciência
Não existem oportunidades na vida que sejam únicas. Uma mente preocupada é uma mente deteriorada, não pode ter uma visão clara ou ouvir com precisão; vê aquilo que deseja ver ou ouve aquilo que tem medo de ouvir, e assim perde muito. Um cavaleiro faz do tempo seu aliado. Existe o momento da ação, e com uma mente clara aquele momento torna-se óbvio.

12° Justiça
O cavaleiro só não tem paciência com a injustiça. Todo verdadeiro cavaleiro luta pela dignidade humana o tempo todo.

13° Generosidade
Você nasceu sem possuir nada e sem nada partirá desta vida. Seja frugal e poderá ser generoso.

14° Disciplina
No campo de batalha, assim como em tudo o que existe, o desempenho está ligado ao treinamento; então treine intensamente. A estrada para atingir seus objetivos se constrói com o treinamento. A excelência reside na atenção aos detalhes. Dê o melhor de si, todo o tempo. Não guarde nada para o caminho de volta para casa. Quanto mais um cavaleiro se prepara, menos inclinado a se render ele estará.

15° Dedicação
Esforço medíocre, resultado medíocre. Diariamente dê os passos necessários para melhor seguir essas regras. Sorte é um resquício do planejamento. Seja firme. A bigorna sobrevive ao martelo.

16° Fala
Não fale mal dos outros. Um cavaleiro não espalha notícias das quais não tem certeza, ou condena aquilo que não compreende.

17° Fé
Às vezes é necessário saber menos para compreender mais.

18° Igualdade
Todo cavaleiro tem a igualdade de direitos humanos como uma verdade absoluta. Um cavaleiro nunca estará presente quando um homem ou uma mulher são comprometidos de alguma maneira ou expostos a situações degradantes, porque se um cavaleiro estivesse presente, aqueles que infligem ações ou palavras danosas seriam impedidos.

19° Amor
O amor é o objetivo final. É a música de nossas vidas. Não há obstáculo que a quantidade certa de amor não possa superar.

20° Morte
A vida é uma longa série de despedidas; apenas as circunstâncias nos surpreendem. Um cavaleiro preocupa-se com a gratidão pela vida que lhe foi dada. Ele não teme a morte, com o trabalho que um cavaleiro empreende, outros podem se fenecer.

Conclusão

Eu, Samej, darei meu melhor diariamente para colocar esses vinte preceitos em prática, e você, o que fará?

Se me permite uma sugestão, sugiro que compre e leia este livro e decida por si só se quer continuar como está ou se prefere se tornar um cavaleiro ou uma cavaleira! 😉

E eu sugiro que você COMPRE o livro (ao invés de baixar algum PDF por aí), porque o autor e a ilustradora, à saber: Ryan Hawke, (esposa do autor) doam 100% dos direitos autorais deste livro para organizações que ajudam jovens a superar dificuldades de aprendizagem!

Grande e forte abraço e até a próxima!

Ficha Técnica

Título original
Rules for a Knight

Copyright
© 2010, 2015 by Under the Influence Productions Corp.

Código de um Cavaleiro

A última carta de Sir Thomas Lemuel Hawke

ETHAN HAWKE

Ilustrações
Ryan Hawke

Tradução
Mônica Maia e Maíra Mendes Galvão

HarperCollins Brasil
Rio de Janeiro, 2016

Ryan e Ethan Hawke doam 100% dos direitos autorais deste livro para organizações que ajudam jovens a superar dificuldades de aprendizagem.

Notas

[1]: Biblioteca Gilberto Freyre
Rua José Joaquim, 290, Jd. Grimaldi — SP.
https://facebook.com/bmgilbertofreyre

[2]: Aos curiosos de plantão, o livro que eu tinha visto de longe e que havia pensado inicialmente em relê-lo é “O Senhor da Chuva”, de André Vianco, publicado pela editora Novo Século; seria a quarta vez que eu estaria relendo o livro! Rsrsrs

[3]: Itálico por Samej Spenser.

--

--

Samej Spenser
Inutilidades Acumuladas

✝Christian, 🇧🇷Brazilian, 🌀Hypnotherapist, 🧠 Mental Reprogrammer, 🎙Podcaster, 🧔‍♂ Bearded | Online services with Clinical Hypnosis: https://linktr.ee/samej