Gestão Tradicional vs Gestão Ágil

Miguel Fernandes
Inventos Digitais
Published in
2 min readJun 21, 2018

Leia este artigo em inglês | Read this story in English

Quadro comparando metodologias tradicionais com ágeis em relação às etapas de produção

A diferença mais imediata entre a metodologia ágil e a tradicional está na entrega. No método tradicional, a equipe faz uma grande entrega no final do projeto. No ágil, fazem-se entregas menores, pequenas mudanças gradativas no software, só que com mais frequência, e ao longo do projeto.

Outra grande diferença é a sequencialidade das tarefas. Em um projeto tradicional, as atividades são sequenciais, uma começa depois que a outra está 100% concluída. Em um projeto de desenvolvimento ágil, a ideia é fazer um pouco de cada atividade o tempo todo, inclusive o planejamento. Isso faz com que a equipe aprenda com os pequenos passos, permitindo que as decisões e o planejamento se ajustem ao retorno dos clientes. A metodologia ágil entende a mudança como parte inevitável de qualquer projeto de criação de software.

Em projetos tradicionais, orientados ao planejamento (plan driven, em inglês), o cumprimento do plano determina o sucesso do projeto. Na metodologia ágil, sucesso significa satisfação do cliente e retorno sobre investimento. A definição de sucesso muda; o projeto não acaba quando o plano está concluído, só termina quando o cliente está feliz.

No modelo Plan Driven o trabalho é validado quando concluído. No ágil, a equipe tenta garantir que o trabalho seja inspecionado constantemente ao longo da execução.

Uma equipe trabalhando no modelo tradicional prevê, antes de começar o projeto, tudo o que o cliente quer. Ela define todas as características do produto previamente. Ela não considera que podemos mudar de ideia ao longo do projeto com base nos comentários dos usuários. As equipes ágeis começam resolvendo apenas um problema do cliente, de forma bem específica, e vão criando outras soluções de acordo com o retorno.

Resumindo, as principais diferenças são:

1- Mudança

Tradicional: A mudança é ruim, portanto deve ser desestimulada e controlada.

Ágil: A mudança é inevitável e valiosa, portanto deve ser encorajada e abraçada.

2- Sucesso

Tradicional: Seguir o plano inicial determina o sucesso ou fracasso.

Ágil: Incentivos são baseados na satisfação do cliente e no ROI.

3- Fim do projeto

Tradicional: Termino o meu trabalho quando minha parte do plano está concluída.

Ágil: Meu trabalho está concluído quando o cliente está feliz.

4- Qualidade

Tradicional: Várias etapas para fazer o controle de qualidade

Ágil: Altamente iterativo para alcançar a qualidade

5- Validação

Tradicional: Inspecionar o produto depois de concluído

Ágil: Inspecionar o produto enquanto ele está sendo feito

6- Início do projeto

Tradicional: Começar fazendo uma previsão de tudo

Ágil: Começar com o objetivo de satisfazer uma pequena necessidade específica

Acabamos de enumerar as diferenças teóricas entre as metodologias tradicionais e as metodologias ágeis de desenvolvimento de software.

No próximo post vamos falar um pouco sobre diferenças mais práticas relacionadas à execução dos projetos com cada uma dessas abordagens para gestão de projetos.

--

--