Bancos globais adotam a tecnologia do Bitcoin

IO Pub
IO Publishing
Published in
2 min readSep 28, 2015

--

Por Carlos Cabral

Em press release divulgado no dia 15 último, a empresa de tecnologia R3 CEV informou que está formando uma parceria com diversos bancos globais — JP Morgan, Goldman Sachs, Credit Suisse, Barclays, BBVA e outros — no sentido de estabelecer uma grande plataforma tecnológica para transações financeiras baseada em blockchain, o núcleo tecnológico da moeda criptográfica Bitcoin.

O interesse de bancos globais em blockchain demonstra que, independente das críticas que são frequentemente feitas ao Bitcoin, já é claro que o debate sobre blockchain deixou de fazer parte somente dos círculos geek e já pauta reuniões executivas em corporações de peso.

Esse movimento é um sinal para a indústria de tecnologia bancária — hoje essencialmente baseada em plataformas centralizadas — de que um novo caminho está se construindo. Ao se basear em blockchain, processadoras de transações atuariam de forma descentralizada (em redes peer-to-peer) e com custos inferiores aos dos concorrentes que não usam essa tecnologia.

A desvantagem dessa estrutura, assim como no mundo do Bitcoin, é o tamanho da blockchain. Como a garantia da integridade da blockchain está em possuir todo o histórico de transações, os arquivos tendem a crescer muito rápido (acompanhe aqui o crescimento da blockchain de Bitcoin), sobretudo quando falamos de vários bancos operando ao mesmo tempo. Superar isso é uma questão de tempo.

Para entender o como a blockchain funciona além de ter um panorama sobre o que é Bitcoin, leia nosso artigo “Não dá mais para ignorar essa moeda” aqui na Io

Siga-nos no Facebook, Twitter e Linkedin. Assine nossa newsletter e receba novidades toda a semana.

--

--