Oi, nós somos a Io

IO Pub
IO Publishing
Published in
2 min readJun 1, 2015

--

Seja bem-vindo

Io foi, assim como as suas irmãs Ganímedes, Calisto e Europa, as primeiras luas de Júpiter descobertas por Galileu Galilei em 1610, um ano depois deste ter construído o seu primeiro telescópio. Na verdade, Galileu não inventou o telescópio, a patente do equipamento foi registrada em 1608 por Hans Lippershey. Mas Galileu foi o primeiro a mirar a ferramenta para o céu noturno e fornecer sua enorme contribuição pra ciência.

Essa lua de nome curto, remetendo a uma das ninfas por quem Zeus (Júpiter na interpretação romana) se apaixonou, era considerada como uma pedra fria e sem graça até a década de 70, quando a primeira missão Voyager fez descortinar a verdade sobre ela, tornando os astrônomos tão excitados quanto Zeus com relação a este ponto do nosso sistema planetário. Se descobriu que Io era quente e pulsante, na verdade Io é o ponto com maior atividade vulcânica do Sistema Solar.

Foi a inspiração nessa lua que nos fez batizar essa publicação, um desejo nosso bem antigo que busca proporcionar uma experiência sincera e objetiva ao leitor. Com textos de colaboradores que toparam compartilhar histórias interessantes sobre as suas pesquisas, vivências e seu posicionamento intelectual.

Sabemos que há uma história interessante borbulhando na cabeça das pessoas, tenham esses escritores e escritoras algum destaque ou não e queremos que todos saibam delas.

Escolhemos o Medium como plataforma porque ele tem tudo a ver com essa possibilidade de dar voz a qualquer um, sem a necessidade deste adotar técnicas de espetacularização da sua imagem. É simples, claro e limpo.

A Io é editada por Carlos Cabral, sociólogo com vários anos dedicados ao mundo da tecnologia a segurança da informação; Leonardo Carvalho, jornalista de antena ligada para captar as melhores frequências sobre novidades tecnológicas e culturais e Willian Caprino, figura importante do cenário da segurança da informação, organizador do tradicional evento You Sh0t the Sheriff.

Cabral, Léo e Willian

Seja bem vindo. Se gostar de algum texto nosso, clique no botão "Recommend" que está sempre aí embaixo e o divulgue nas redes sociais. Se nossa iniciativa te motivar a colaborar financeiramente conosco, clique aqui para informações sobre como fazer uma doação. Agradecemos imensamente.

--

--