Um resumo da BlackHat USA 2018

Willian Caprino
IO Publishing
Published in
3 min readSep 11, 2018
Foto: Willian Caprino

A Black Hat USA 2018, que ocorreu em Las Vegas de 04 a 09 de agosto, contou com a presença de quase 19.000 profissionais da InfoSec de todo o mundo, provenientes de 112 países, segundo Jeff Moss, criador do evento.

A Black Hat, segundo seus organizadores, é a série de eventos de segurança da informação mais técnica e relevante do mundo. Por mais de 20 anos, a Black Hat Briefings forneceu aos participantes o que há de mais recente em pesquisa, desenvolvimento e tendências em segurança da informação, em um ambiente rigorosamente neutro. Esses eventos globais e treinamentos são conduzidos pelas necessidades da comunidade de segurança, buscando reunir as melhores mentes da indústria. A Black Hat inspira profissionais em todos os níveis da carreira, estimulando o crescimento e a colaboração entre a academia, pesquisadores de nível mundial e líderes dos setores público e privado.

Desde a sua criação em 1997, a Black Hat cresceu de uma única conferência anual em Las Vegas para uma série de eventos de segurança da informação, respeitada internacionalmente. Atualmente, os briefings e treinamentos da Black Hat acontecem anualmente nos Estados Unidos, Europa e Ásia, proporcionando um local privilegiado para pesquisadores e instrutores de segurança de elite encontrarem seu público.

Foto: Willian Caprino

O evento deste ano ofereceu mais de 90 treinamentos, 120 Briefings e 90 apresentações de ferramentas de código aberto. Novos seminários comunitários e sessões patrocinadas expandidas e recursos aumentaram as oportunidades de rede e conexão.

A Keynote Parisa Tabriz, Gerente do Projeto Zero e Diretora de Engenharia do Google, apresentou “Optimistic Dissatisfaction with the Status Quo: Steps We Must Take to Improve Security in Complex Landscapes” (“Insatisfação Otimista com o Status Quo: Etapas Que Devemos Tomar para Melhorar a Segurança em Ambientes Complexos” — em tradução livre), nas quais compartilhou estratégias que os profissionais podem empregar para tornar a tecnologia mais segura em escala. O Keynote deste ano foi transmitido ao vivo no YouTube e você pode ver a gravação aqui

Foto: Willian Caprino

Os briefings abrangeram 18 tracks, incluindo o recém-lançado Community Track. Os pesquisadores apresentaram tudo, desde técnicas de detecção de malware até backdoors de hardware e recursos para gerenciar o vício nas contratações de profissionais.

Confira todos os vídeos de Briefings lançados até o momento, além de slides e whitepapers, quando disponibilizados.

O Black Hat Arsenal recebeu mais de 90 ferramentas de código aberto para demonstrações ao vivo. Os apresentadores apresentaram soluções para automatizar a análise, testar configurações de TLS / SSL, explorar canais de cobertura óptica e muito mais. Já o Business Hall organizou uma série de workshops e apresentações informativas sobre desenvolvimento de carreira e ferramentas de gestão, produtos e tecnologias inovadoras (ou não, hehehe).

Confira as fotos oficiais do evento aqui.

Quer colaborar conosco? Você pode fazer isso enviando artigos, ou assinando nossa newsletter para receber novidades. Se quiser, também pode nos seguir no Facebook, Twitter e Linkedin.

--

--