A importância das soft skills e como desenvolvê-las.

Natália Aguiar
ioasys-voices
Published in
3 min readJul 23, 2020

--

Você tem excelente currículo, estudou em uma das melhores universidades, possui uma grande bagagem técnica, participa ativamente de eventos da comunidade, faz diversos cursos, fala uma segunda língua, mas será que você tem se empenhado na mesma proporção para desenvolver suas soft skills?

As queridinhas soft skills estão em alta no mercado e são cada vez mais requisitadas em diferentes profissões ou setores.

Uma frase bastante conhecida do Peter Ducker explica a importância das soft skills: “As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos”. Ou seja, as pessoas são contratadas pelas “hard skills”, mas são desligadas pela ausência das “soft skills” necessárias.

As hard skills são competências técnicas facilmente mensuráveis, como formação acadêmica, curso de idiomas, certificações, ou seja, tudo aquilo que pode ser identificado em seu currículo.

Em contrapartida, as soft skills são competências comportamentais, relacionadas a inteligência emocional, são mais subjetivas e difíceis de serem mensuradas.

Comunicação, gestão do tempo, criatividade e liderança são alguns exemplos de soft skills. As hard skills são necessárias para que você execute o trabalho, mas somente as soft skills te ajudarão a ter um desempenho excepcional.

Vivemos em um cenário volátil, de grandes incertezas e constante transformação, que demanda por profissionais adaptáveis, criativos e com habilidade de resolver problemas complexos.

As soft skills estão ganhando mais força e têm sido muito valorizadas pelas organizações. A inteligência emocional já é reconhecida como a habilidade do século XXI. Por que a inteligência emocional é tão importante?

  • 75% dos gerentes estão mais propensos a promover um funcionário com alta inteligência emocional;
  • 59% não contratariam um candidato com alto QI (quoeficiente de inteligência) e baixo QE (quoeficiente emocional).

Quais são as soft skills mais importantes em 2020?

Em uma pesquisa recentemente lançada pelo LinkedIn Learning 2020 Workplace Learning Report, foram analisadas mais de 660 milhões de profissionais e mais de 20 milhões de empregos para mapear as habilidades mais procuradas.

As principais habilidades comportamentais encontradas foram:

  1. Criatividade: como gerar ideias e soluções originais.
  2. Persuasão: convencer os outros a apoiar suas ideias, comprar suas soluções ou agir.
  3. Colaboração: ser capaz de trabalhar em equipe e desbloquear sinergias em direção a um objetivo comum.
  4. Adaptabilidade: prosperar em mudanças e incertezas.
  5. Inteligência Emocional: ser capaz de perceber e entender as emoções de si mesmo e dos outros e modular suas próprias emoções naturais.

Como desenvolver as soft skills?

Daniel Goleman, psicólogo renomado, jornalista científico e autor do Best-Seller Inteligência Emocional, apresenta algumas formas de desenvolver as soft skills:

  1. Aprenda a se autorregular:

“Se você aprender a administrar suas emoções, vai se recuperar rapidamente do estresse. Isso significa que quando você sentir uma emoção forte surgir, pode se tornar consciente dela, nomeá-la e deixá-la passar sem reagir instantaneamente.”

Daniel Goleman indica a prática diária de meditação e treinar seu cérebro para lidar com as emoções.

2. Aprenda a impor limites com gentileza:

“Quando for interrompido, pratique se fazer esta pergunta: isso pode esperar? Posso deixar de lado? Você descobrirá que a resposta é quase sempre sim”.

Saiba comunicar sua decisão de maneira gentil.

3. Crie uma cultura pessoal de feedback

A cultura de feedback é bastante fomentada nas organizações, mas segundo o autor, seus benefícios são tantos que devemos cultivá-la também na vida pessoal. Peça para que amigos, familiares, professores, gestores e colegas avaliem as suas soft skills e utilize os feedbacks para melhorá-las constantemente.

Algumas dicas de leitura que também podem te ajudar no desenvolvimento das competências emocionais:

  • Inteligência Emocional — Daniel Goleman
  • Agilidade Emocional — Susan David
  • Autocompaixão — Kristin Neff

As soft skills são altamente demandadas pelas organizações, pois somadas as hard skills te ajudam a entregar aquele “algo a mais”.

A jornada de desenvolvimento pessoal é contínua e esperamos trazer mais conteúdos que façam sentido para você e te auxiliem em seu processo individual. Até a próxima!

--

--

Natália Aguiar
ioasys-voices

Human Resources, Specialist in people management, IT Recruiter. Passionate about people and human development.