A importância do empoderamento econômico feminino

ioasys
ioasys-voices
4 min readMar 15, 2022

--

Conteúdo produzido pela Isabela Campos, do Grupo de Questões Socioeconômicas do Comitê da Diversidade.

A palavra empoderamento feminino é definida como ato ou efeito de promover a conscientização e a tomada de poder de influência de uma pessoa ou grupo, a fim de impulsionar mudanças sociais, culturais, políticas e econômicas.

Um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) é promover a igualdade de gênero no mundo. Esse objetivo fala sobre a igualdade de gênero e o “empoderamento de todas as meninas e mulheres”.

Para compreender a importância do empoderamento econômico feminino, devemos pensar que uma mulher vivendo, hoje, em um país em desenvolvimento, certamente tem um futuro com mais oportunidades do que tiveram sua mãe e sua avó. Mais garotas estão frequentando a escola e a proporção de mulheres que se casaram quando crianças diminuiu 15%, de uma em cada quatro para aproximadamente uma em cada cinco. Vale ressaltar também que a taxa global de mortalidade materna caiu 38% entre 2000 e 2017.

Ainda assim, quase meio bilhão de mulheres e meninas com 15 anos ou mais de idade são analfabetas. E mais meninas do que meninos estão fora da escola. A pobreza é marcada por mulheres: entre os 25 e 34 anos, as mulheres têm 25% a mais de chance de viver em extrema pobreza do que os homens. Em relação ao casamento infantil, cerca de 12 milhões de meninas se casam antes dos 18 anos anualmente no mundo.

O que podemos fazer hoje para promover o empoderamento econômico feminino no dia a dia?

Tenha mais empatia

Esse exercício ajuda a não expressar um olhar negativo em relação às mulheres como um todo, evitando julgamentos injustos e exaltando a compaixão. Abra seus ouvidos e esteja preparada para conhecer outras perspectivas. Chega dessa ideia de inimigas!

Não se aproveite da insegurança alheia

Você sabe o que é um relacionamento abusivo? Esse tipo de relação é construída a partir da manipulação, da chantagem e do abuso psicológico ou físico. E engana-se quem pensa que ela se dá apenas entre casais. Pode acontecer também entre amigas. O fato é que se aproveitar da fragilidade de alguém para atingi-lo ou se beneficiar não é nada legal. Por isso, procure respeitar as inseguranças de outras mulheres e ofereça ajuda sempre que for possível.

Trabalhe com mulheres

Apesar delas serem a maioria na população, as mulheres ainda não alcançaram a mesma proporção que os homens nos ambientes corporativos — principalmente em cargos de liderança. Para reduzir as desigualdades e ainda combater o mito de que mulheres são rivais também no trabalho, atue para que as equipes sejam cada vez mais equilibradas e diversas.

Divulgue o trabalho de outras mulheres

Para que mais nomes femininos se destaquem em áreas onde ainda são minoria, o apoio é fundamental. Prestigie, por exemplo, trabalhos artísticos assinados por elas — leia, ouça e assista a mulheres — e indique colegas para trabalhos diversos. Isso contribui para a promoção da representatividade e estimula meninas a seguir por caminhos que sempre foram desencorajadas a percorrer.

Intervenha quando necessário

Aquela história de que “em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher” parece coerente, mas nem sempre faz sentido. Os índices de violência contra a mulher ainda são altos e, em muitos momentos, quem passa por isso não enxerga saída. As razões são diversas: vão da dependência emocional à financeira. Por isso, há momentos em que, pelo bem de alguma conhecida, amiga ou familiar, é preciso intervir. Ofereça ajuda, denuncie quando necessário e se faça sempre presente.

Respeite as diferenças

Você já conversou, explicou, deu exemplo, mas algumas conhecidas e até amigas ainda não entenderam o conceito de sororidade — a união entre as mulheres? Está tudo bem. Nem todo mundo vai se conscientizar de imediato. Algumas podem levar anos, já outras talvez nunca compreendam seu ponto de vista. Fazer sua parte também significa respeitar as diferenças e o momento de cada uma.

Empoderar mulheres e promover a equidade de gênero em todas as atividades sociais e econômicas são garantias para o efetivo fortalecimento das economias, o impulsionamento dos negócios, a melhoria da qualidade de vida de mulheres, homens e crianças, e para o desenvolvimento sustentável.

Gostou desse conteúdo? Confira o Chega de Rosas, nossa campanha do mês das mulheres, no perfil da ioasys do Instagram ou Linkedin.

--

--

ioasys
ioasys-voices

A ioasys é especialista em criar soluções únicas para empresas ousadas. Ajudamos a transformar a sociedade, a repensá-la e a evoluí-la.