Design System: o que é e por onde começar

ioasys
ioasys-voices
Published in
6 min readOct 20, 2020

--

Um produto digital não é escalado com facilidade e nesse processo é um desafio manter a consistência em todas as interfaces. É necessário princípios claros e funcionais que permitam que tanto os designers, quanto qualquer outra pessoa, consigam tomar decisões mais assertivas e otimizem o trabalho.

As empresas estão se direcionando para um cenário remoto e o Design System é uma ótima estratégia para construir bibliotecas de componentes escaláveis.

Desenvolver o mesmo componente várias vezes tem se tornado impraticável, seja pelo número de inconsistências ou pela perda de tempo. Por isso, o papel de um Design System eficiente é diminuir o tempo até a conclusão de todas as tarefas e garantir uma maior escalabilidade do design e dos produtos.

O foco deste conteúdo é introduzir o que é um Design System e te dar dicas de como começar. Para isso, organizamos o post da seguinte maneira:

  • O que é um Design System?
  • Por que construir um Design System?
  • Por onde começar?

A ideia é que você entenda a importância dele em um projeto de design que pretende manter a consistência visual e de interação de uma organização. Confira!

O que é um Design System?

Como o próprio nome diz, é um sistema de design. É um documento vivo com todos os componentes e propriedades de um produto ou serviço para facilitar a comunicação do time.

Para que gastar tempo pensando em decisões que já foram tomadas? O design system funciona como um repositório de microdecisões. Assim, cada variável em que precisamos pensar quando vamos construir um componente é padronizada, de acordo com critérios de qualidade e acessibilidade.

Quando você for construir um produto digital não precisa pensar em cores, tipografia, iconografia, espaçamento, sombras e comportamentos — essas decisões já foram tomadas para você.

Portanto, você pode se concentrar na parte estratégica, planejando como combinar todos os elementos para criar as melhores experiências possíveis para os usuários.

Nathan Curtis, fundador da EightShapes e autoridade no assunto, explicou o Design System como “um produto servindo outros produtos”.

Mesmo não definindo de maneira clara, esta ideia já demonstra como o Design System é capaz de equipar outros projetos, tendo em vista sempre manter a consistência de design e proporcionar mais rapidez para as equipes criarem seus projetos ou protótipos.

Design System é um sistema de design que otimiza o trabalho e promove consistência nas interfaces, produtos e plataformas.

Um design system garante diversas vantagens, como uma maneira de trabalhar mais eficiente e assertiva, que promove ao mesmo tempo um ganho em consistência e flexibilidade no dia a dia de desenvolvimento de produtos digitais. Além de facilitar a comunicação e a concepção destes produtos, integrando pessoas, negócios e as empresas.

Na prática ele funciona como um guia para designers, desenvolvedores, líderes digitais, product owners, scrum masters e demais stakeholders que usam informações disponibilizadas para criar os produtos digitais de uma empresa.

Com mais velocidade, mais integração e maior consistência entre o projeto e o produto, você cria uma marca forte e com mais potencial de conquistar o público alvo desejado.

Porque construir um Design System?

Quando se trata de um produto digital, sempre é desejável que os designers criem cada vez mais rápido e melhor. Mas se não existem padrões pré-estabelecidos, o processo se torna cada vez mais lento e a experiência das pessoas usuárias sofre com as crescentes inconsistências. E esse é um resultado que ninguém deseja!

O objetivo aqui é garantir a consistência e proporcionar uma experiência incrível para a pessoa usuária, não é mesmo? Por isso você deve construir um Design System.

O Design System propõe um jeito diferente de trabalhar, projetar e desenvolver interfaces.

Ele possui muitos impactos positivos para uma empresa e, quando se trata de escalabilidade, o maior efeito que tem é a produtividade dos profissionais, que constroem os melhores produtos, com mais rapidez e menos custo.

Implementar esse método organizacional demandará energia de você, mas no final, assumir uma postura baseada em design systems incentiva a experimentação e o descobrimento de novas ideias, além de estimular o interesse pela troca de conhecimentos, tornando a complexidade mais simples.

Por onde começar?

Um design system só entrega valor quando aplicado a um problema real. Por isso, antes de entender como podemos usá-lo, é importante identificar quais problemas estamos tentando solucionar.

Você pode começar com passos pequenos, mas é muito importante que comece de uma maneira organizada e que tenha uma documentação clara desde o início, envolvendo pessoas diferentes e realmente trazendo todo mundo para perto desta construção, que é uma colaboração contínua.

Um Design System só entrega valor quando aplicado a um problema real.

O processo de entendimento do problema tem muito a ver com a parte de negócio, pensando como é otimizado o tempo de desenvolvimento e como você faz com que os seus projetos sejam escaláveis.

Para te ajudar neste processo, vamos apresentar 3 dicas super importantes para saber por onde começar:

Faça um benchmarking

Analisar tendências no mercado e olhar para fora antes de começar a construir a sua solução é um processo muito rico. Além de pesquisar sobre os principais design systems do mundo, é interessante ler relatos e estar por dentro das lições aprendidas que muitas empresas tiraram do processo de construção.

Para entender melhor, leia também nosso outro artigo em que separamos alguns dos principais design systems do mundo para te ajudar no início do seu benchmarking e compartilhamos algumas lições aprendidas que tivemos ao construir um design system para a VLI Logística.

Converse com pessoas

O Design System é um jeito novo de trabalhar, um jeito diferente de fazer as coisas. Então é importante envolver todas as pessoas, desde o início, e ouvir realmente o que elas têm para dizer.

A partir do momento em que você conversa com as pessoas e escuta sobre quais são as suas expectativas, quais são as dores atuais do projeto e quais são as necessidades, que você começa a entender todas as dores e expectativas, e assim consegue criar ferramentas que sejam realmente consistentes.

Faça um inventário

Depois de ter olhado para fora, analisado tendências e olhado para dentro para entender as dores, expectativas e necessidades das pessoas da sua empresa, chegou a hora de colocar a mão na massa. Mas calma, não é para começar a desenvolver vários componentes de uma vez! Ainda falta o último passo fundamental: construir um inventário.

É hora de analisar todos os produtos digitais, sites, plataformas e até comunicação em rede sociais que a sua empresa utiliza para fazer uma lista de quais são os componentes que você precisa incluir no seu design system.

Quais são os mais utilizados? Onde eles são aplicados? Como se comportam? Estas são algumas perguntas que você deve responder nesta etapa.

Não se limite a componentes: analise também qual é o tipo de comunicação usada nas interfaces.

Existe um padrão de ilustração e iconografia? Como as cores são aplicadas? A empresa possui um tom e voz consistente? São seguidas boas práticas de UX Writing?

Com o inventário, é possível mapear os padrões, inconsistências e comportamentos. A partir destas informações, você vai conseguir tomar decisões assertivas sobre quais componentes precisam e como eles deveriam ser.

Depois de ler este artigo ficou mais fácil entender porque as empresas estão adotando cada vez mais o Design System, não é mesmo?

A ideia foi te apresentar o que é e por onde começar, para que você continue estudando, fazendo seus experimentos e testando as suas decisões de design. Então, aproveite nosso ebook gratuito e aprenda mais sobre as estratégias para construir design systems.

--

--

ioasys
ioasys-voices

A ioasys é especialista em criar soluções únicas para empresas ousadas. Ajudamos a transformar a sociedade, a repensá-la e a evoluí-la.