Design System: 6 vantagens principais

O uso de um design system garante diversas vantagens significativas — tanto em termos de negócio, eficiência de trabalho, até mesmo na potencialização da sua marca. Nesse artigo, vamos apresentar para você alguns desses benefícios.

Carolina Guimarães
ioasys-voices

--

Com o uso de um design system, quando você for construir um novo produto poderá usar um repositório de componentes já pronto, testado e de alta qualidade, o que agiliza, e muito, o seu trabalho. O design system automatiza a parte burocrática para que você se concentre na parte estratégica, otimizando a intuitividade das interfaces, os fluxos de navegação e a visualização de dados. Além disso, ao padronizar as interfaces é acelerado também a curva de aprendizado dos usuários finais dos sistemas, potencializando a identidade e a marca da empresa.

Será que esse sistema pode realmente trazer benefícios significativos para o seu negócio? Vamos apresentar para você algumas vantagens. Neste conteúdo, você vai ver:

  • Visão modular e evolutiva do produto digital;
  • Fortalecimento de uma comunicação assertiva entre diferentes times;
  • Agilidade na criação, implementação e manutenção de componentes;
  • Otimização de tempo e custo no desenvolvimento dos produtos;
  • Coerência entre todos os produtos do ecossistema digital da empresa;
  • Diminuição da curva de aprendizado dos usuários.

Continue a leitura para aprender mais!

1. Visão modular e evolutiva do produto digital

Em uma abordagem como um design system, sempre existe uma visão modular do processo de design. A vantagem de ter essa visão é que você nunca perde a noção de globalidade do produto digital que está trabalhando e consegue compreender o seu foco no design de componentes mais pequenos.

Esta capacidade de fazer evoluir o produto digital, por meio da melhora de componentes menores, pode ser trabalhada por diferentes profissionais. É isto que te ajuda a garantir, segundo uma lógica de design systems, a implementação transversal de um conceito de modularidade, mais do que uma visão absoluta no processo de design.

2. Fortalecimento de uma comunicação assertiva entre diferentes times

Quando projetamos a partir do design system, a comunicação entre design e engenharia se torna tão fluida que podemos projetar uma tela apenas listando quais componentes devem estar nela. O alinhamento entre equipes é, inclusive, um dos principais pontos de atenção que devemos ter ao construir o design system. Um cenário comum que vemos em muitas empresas é o conhecimento de ilha, cada área fala a sua língua. O que o time de design chamava de “dialog”, o time de engenharia chamava de “modal” e a equipe de negócios se referia como “telinha de mensagens” passa a ter um nome só. O design system vem para quebrar barreiras e otimizar a comunicação!

3. Agilidade na criação, implementação e manutenção de componentes

Quando você pensa seguindo uma lógica de componentes, garante a vantagem de conseguir autonomizar, até certo ponto, pequenas partes do design do produto. No design system você terá a organização modular, aliada à necessidade de documentar todas as etapas e decisões do processo de design. Com isso, garante o compartilhamento recorrente de toda essa documentação, uma maior agilidade e hierarquia de prioridades. Além da amplitude de opções na gestão de evoluções, testes ou até mesmo experimentalismos que podem em algum momento vir a integrar a versão final do produto digital.

4. Otimização de tempo e custo no desenvolvimento dos produtos

O uso de um design system te permite uma série de inovações, como ter a vantagem de garantir um processo focado na eficiência das tarefas, já que esse sistema reduz em grande parte o esforço de criação a partir do início de algo e também elimina ao máximo tarefas redundantes. Assim, com um design system você poupa tempo e custo, que são sempre argumentos muito valiosos para a gestão de qualquer plano de negócios.

5. Coerência entre todos os produtos do ecossistema digital da empresa

Com um design system bem aplicado, as equipes trabalham segundo a mesma base e contribuem para um mesmo centro de documentação. Além de ser muito mais fácil encontrar inconsistências nas abordagens, é também relativamente mais simples evitar que essas inconsistências se repitam ou permaneçam por muito tempo. Isto demonstra a importância de criar guidelines comuns a todas as equipes, assim aumenta em grande medida uma abordagem coerente em todos os momentos do produto digital.

6. Diminuição da curva de aprendizado dos usuários

Em uma documentação funcional de um design system deve existir guias de onboarding. A vantagem desses guias é demonstrar para usuários de diferentes perfis como usar o design system. O onboarding desempenha um papel fundamental na adoção contínua, por isso é essencial que seja elaborado com atenção e cuidado. Desta forma, contribuímos para que a pessoa esteja mais preparada e confiante para encarar seu próximo desafio.

Se você deseja expandir ainda mais seu conhecimento sobre o assunto, não deixe de baixar o nosso e-book, que traz várias estratégias para construir design systems na sua empresa.

--

--

Carolina Guimarães
ioasys-voices

Architect and designer, passionate about technology. I believe that innovation drives the world and that we can positively impact people through it :)