Guia Básico de Prompts para o Midjourney

Rafaella Gonçalves
ioasys-voices
Published in
5 min readOct 4, 2023

--

Com a crescente difusão das ferramentas que utilizam inteligência artificial para facilitar o nosso dia a dia, o Midjourney se destaca pela sua alta qualidade e criatividade na geração de imagens.

Imagem gerada no Midjourney pela ioasys

Mas, o que é Midjourney?

Desenvolvido por um laboratório de pesquisa independente dedicado à exploração de novas formas de pensamento, o Midjourney tem como objetivo ampliar os horizontes imaginativos da espécie humana.

Este serviço utiliza a inteligência artificial para gerar imagens a partir de descrições em linguagem natural chamadas de prompts.

Ou seja, Midjourney nada mais é do que a utilização da inteligência artificial para transformar comandos de texto em imagens criativas.

Por que usar o Midjourney?

Aqui na ioasys, já estamos utilizando o Midjourney com certa frequência. Diversas áreas estão aproveitando esse estímulo criativo para aprimorar suas entregas e resultados.

Utilizado pelo marketing para criar campanhas que chamam a atenção do público nas redes sociais, pelo time de inovação para propor novas ferramentas e imersões em workshops e até pelo time de people, para tangibilizar experiências extraordinárias para os colaboradores.

Acredite, as possibilidades são praticamente ilimitadas e a nossa imaginação é o ponto de partida.

Arquétipos produzidos para facilitação de workshop

Como desenvolver bons Prompts?

Os prompts são basicamente as instruções que você dá ao modelo de IA para obter um resultado.

Este é um processo crítico, pois a qualidade e relevância do prompt podem ter um grande impacto na qualidade da imagem gerada.

Antes de pedir, temos que saber o que queremos

Sabe quando nos dá aquela vontade de comer algo, mas não sabemos bem o que é? E então você abre o aplicativo de comida e parece que nada do que aparece é aquilo que você está querendo?

É mais ou menos isso que acontece quando você utiliza o Midjourney sem saber ao certo o que espera dele.

Mas também é preciso dar margem para a imaginação

Porém, também não vai funcionar se você quiser uma imagem muito específica e detalhada.

Isso exigiria um conhecimento de prompt muito avançado, tendo até pessoas que estão se especializando exatamente nisso, os chamados Prompt Engineers.

O desafio aqui é encontrar o equilíbrio entre o que você quer e o que o Midjourney pode imaginar por você.

Dicas para melhorar seus Prompts

No próprio site do Midjourney você encontra um guia de como utilizar a inteligência artificial para gerar imagens incríveis.

Separamos as melhores dicas para que você já possa começar a explorar essa ferramenta da melhor maneira.

Imagem gerada no Midjourney pela ioasys

1. Frases Curtas e Diretas

Prefira utilizar frases simples e curtas, evitando longas listas de solicitações. Concentre-se nos principais conceitos que deseja criar.

Em vez de: Me mostre uma imagem de muitas flores do estilo tulipa em um campo, deixe elas em laranja brilhante e vibrante e desenhe-as em um estilo ilustrado com lápis de cor.

Prefira: Campo de Tulipas em laranja brilhante desenhadas com lápis de cor.

Guia Midjourney — Prompt

2. Cuidado com estruturas de frases e escolha de palavras

O Midjourney Bot não entende gramática, estrutura de frases ou palavras como os humanos.

Na verdade, ele divide as palavras e frases em um prompt em pedaços menores, chamados tokens, que podem ser comparados aos seus dados de treinamento. A escolha das palavras também é importante.

Pense em todas as palavras que você irá utilizar quando estiver descrevendo sua imagem, todas serão interpretadas pela IA.

3. Não coloque o que você não quer

Como vimos, todas as palavras influenciam na geração da imagem. Dessa forma, é muito importante que você não escreva aquilo que não quer.

Se você pedir uma festa “sem bolo”, provavelmente sua imagem incluirá um bolo.

Se você quiser garantir que um objeto não esteja na imagem final, tente solicitar usando o — no parâmetro

Exemplo: Se você quiser que a cor vermelha não apareça na sua imagem de tulipas, tente algo como “Campo de tulipas –no vermelho”

Guia Midjourney— No Parameter

4. Explore Múltiplos elementos na sua descrição

Você pode criar imagens personalizadas e mais interessantes combinando elementos em sua descrição.

Esses elementos podem ser um movimento artísticos (expressionismo, arte abstrata, futurismo), períodos históricos (década de 80), emoções (feliz, tímido, com sono), cores (pastel, neutro, matizado) e muito mais.

Guia Midjourney — Explorando Elementos

5. Utilize uma imagem como referência

Você já tentou de tudo e mesmo assim não conseguiu gerar exatamente o que você queria? Tente ajudar a IA com uma imagem de referência.

Você pode pesquisar na internet alguma imagem que se pareça com o que você deseja, seja o estilo ou a posição dos elementos, e utilizar a URL da imagem no seu prompt.

Na hora de escrever o prompt, você deve colocar a URL da imagem e depois descrever o que você deseja

Importante: Você deve escrever o prompt como descreveria a imagem normalmente, sem citar a imagem utilizada como referência

Guia Midjourney — Imagem Referência

Desafio Prático

Não resta mais dúvidas que o Midjourney é uma ferramenta poderosa para ampliar a nossa criatividade. Agora que você já está por dentro de como funciona o Midjourney e como criar prompts melhores, que tal colocar a mão na massa?

Desafiamos você a testar e experimentar a criação de imagens na sua área! Utilize todas as dicas e explore o conteúdo disponibilizado no site da plataforma.

Temos certeza que você vai se surpreender com o que essa inteligência artificial pode te ajudar a fazer.

--

--