Maternidade e Retorno ao Trabalho: como conciliar ambos?

Brenda Alexssandra
ioasys-voices
4 min readMar 16, 2023

--

Sei que é bem clichê, mas gostaria muito de trazer um assunto ao qual estou vivendo neste momento, que é sobre o retorno ao trabalho após quase cinco meses exclusivos aos cuidados da minha pequena Milena. Foram meses maravilhosos onde tive a oportunidade de ser seu alimento exclusivo, ver sua evolução e desenvolvimento de suas habilidades.

Atuo na área de Recrutamento e Seleção há praticamente cinco anos e durante todo este período já me deparei com diversos cenários empresariais e de vagas, onde tive a chance de conhecer profissionais e mães incríveis, umas que optaram por retornar ao trabalho ao final da licença maternidade e outras que preferiram manter os cuidados exclusivos dos filhos nos primeiros dois anos.

Ao me encontrar com estas mães, sempre gostava de entender como era a rotina, rede de apoio familiar, de escolas e como era o cenário de cada uma, pois cada família tem um entendimento diferente de como lidar com esses primeiros anos. E está tudo bem cada uma ter sua escolha, sendo que o mais importante nessas decisões é a empatia e acolhimento quando retornamos ao trabalho.

No momento que descobri a gravidez tive medo e incerteza de como seria esta nova realidade, principalmente após o nascimento da minha pequena, sobre como me encontraria como mãe e como me encaixaria neste novo cenário profissional. Desde o início da gestação não me imaginava “colocando” minha carreira em stand by para dedicar exclusivamente à Milena nos seus dois primeiros aninhos, mas sim estar com ela durante a licença maternidade e após retornar ao meu trabalho. Esta não foi uma decisão fácil, mas sabia que era a melhor escolha para minha saúde física e mental, além da carreira que é algo que venho me dedicando há muito tempo.

Ao final da licença maternidade me veio um grande medo e insegurança de como seria a adaptação da Milena, quem seria a minha rede de apoio e como seria a transição da mulher que era mãe exclusiva, para a mulher profissional e mãe ao mesmo tempo. Vou dizer que este retorno não tem sido fácil, mas com o apoio do meu esposo e da minha família estou conseguindo conciliar estes papéis com mais tranquilidade, principalmente nessas últimas semanas ao qual estou retornando ativamente e readaptando a essa nova rotina.

Após este retorno pude perceber quais eram os meus medos, inseguranças e como é conciliar vários papéis em uma só pessoa, onde percebi que tenho potencial para ser além de uma profissional, uma mãe e dona de casa, conseguindo muitas vezes estar em várias atividades simultaneamente e de vivenciar como é na prática a vida de várias Mães ao meu redor.

Vejo como uma grande facilidade a oportunidade de estar em uma empresa que demonstra preocupação com esta adaptação e que entende as nossas necessidades e dificuldades nesse momento de transição, sinto também que o home office me trouxe uma tranquilidade muito grande, onde eu consigo estar trabalhando e ao mesmo tempo posso acompanhar todo o seu desenvolvimento, sem uma grande e dolorosa separação ao qual eu teria se trabalhasse presencialmente.

Percebo que na ioasys tenho potencial para me realizar como profissional com grandes desafios e possibilidades, sem deixar de lado esta nova realidade e papel. E a cada momento percebo o quão forte é uma cultura inclusiva, humana e que preza pela presença de mulheres em seu time, sinto que aqui eu me reinvento a cada desafio, onde consigo cocriar novos processos e a “vida” de várias pessoas ao qual tenho contato diariamente com a minha profissão.

Obrigada pela leitura! Espero que o conteúdo seja útil.

Gostou do artigo? Veja também “A importância do empoderamento econômico feminino”, e outros conteúdos do ioasys voices.

Conheça a ioasys

Quer saber mais sobre a ioasys? Confira nossas redes sociais e nosso site!

Instagram | Facebook | Linkedin | TikTok | Site

--

--