O legado da quarentena para pequenos empreendedores.

Henrique Cacique
ioasys-voices
Published in
8 min readApr 7, 2020

--

O momento é de transformação. Fomos surpreendidos por uma situação que é maior do que todos nós e que, inevitavelmente, irá transformar as relações entre as pessoas e marcas.
O pequeno empreendedor, por sua vez, está sem orientações, perdido em meio a urgência de ter que repensar seu próprio negócio. Ele corre o risco de ver o seu sonho escapar pelas mãos, sem perceber que ainda existe muito a ser feito.
Neste momento o mais importante é manter a calma, se informar e procurar tomar decisões com o máximo de segurança possível. Nesse post vamos ter uma conversa sobre alguns pontos de vista que podem ser interessantes para ajudar você, pequeno empreendedor, a manter uma postura sólida durante o período de intensas transformações pelo qual estamos passando.

Bench Accounting

Conheça seu público

O propósito de uma marca deve ser conhecer o seu público. É preciso entender as necessidades, as dores, os momentos e principalmente os hábitos de consumo. Como estamos passando por um momento extremamente novo, existem poucos modelos de atuação de marca que se mostram absolutos para garantir sucesso, diante das dimensões que a pandemia pode tomar.
Por esse motivo, nós recomendamos que um dos primeiros exercícios que você deve realizar, é um mapeamento dos recentes hábitos de consumo do seu público. É importante entender o comportamento e os movimentos que o seu cliente tem diante de suas novas rotinas. Você pode fazer isso diariamente ou semanalmente, criando, por exemplo, tabelas e organogramas que ajudam a traçar perfis de comportamento e tendências de consumo. Esses levantamentos também são importantes para mensurar os impactos reais dos novos padrões de comportamento no seu negócio.

Comece com perguntas e dados simples, como índices de repetições de compras, localização do público e produtos mais e menos vendidos. Pergunte-se todos os dias “o que mudou?”. Trabalhando com esses dados você poderá observar as tendências e customizar seu próprio caminho para lidar com esse momento.

Green Chameleon

Trabalhe melhor a sua comunicação

Há tempos, muito já se falava sobre a importância dos trabalhos com as redes sociais. Nesse momento, mais do que nunca, precisamos fazer um bom uso de todas as ferramentas para converter os resultados ao nosso favor. Uma boa dica é consultar um profissional que tenha domínio de todas as plataformas e que poderá realizar uma consultoria, mesmo que simples, das possibilidades de posicionamento que o seu pequeno negócio tem.

Esse profissional pode encurtar os caminhos e até mesmo potencializar os seus investimentos. No entanto, caso você não tenha condições não se preocupe, o importante é a boa vontade e capacidade de explorar coisas novas.

Mais do que nunca você precisa ter uma marca forte e que saiba se comunicar com seu público. Nossa principal recomendação é manter o máximo de contato, seja via Instagram, Facebook, LinkedIn ou até mesmo no Whatsapp. Tudo depende do que os seus estudos de comportamento do consumidor irão te indicar. Por isso, indicamos tão fortemente que você conheça a fundo o seu público.

Nas redes sociais, existe uma pluralidade enorme de materiais que podem dar suporte e ensinar sobre as melhores formas de lidar com cada plataforma. Nesse momento é preciso ter muita paciência e estudar cada detalhe do seu negócio. Evite investir no que não tem certeza que irá lhe trazer resultados. Quando investir faça mensurações realistas e tente ao máximo perceber o que o seu investimento está lhe retornando. Talvez seja a hora de dar um passo para trás ou um passo adiante. Você só saberá disso se dedicar seu tempo em entender seus resultados.

Austin Distel

Mantenha-se informado

Entre muitas iniciativas, o SEBRAE nacional, criou um portal dedicado ao
enfrentamento comunitário ao novo Coronavírus. No portal é possível encontrar dicas valiosas em relação aos comportamentos de pequenos e médios negócios durante o período da quarentena. Acesse pelo link
https://www.sebrae.com.br/coronavirus

Além disso, diariamente os governos federais, estaduais e municipais anunciam diversas iniciativas que devem favorecer o pequeno empreendedor, até que a situação se normalize. É importante ter total atenção nas divulgações governamentais para que não perca nenhuma oportunidade de benefício que possa surgir.

Também é de extrema importância se atentar aos produtos de comunicação de massa, que são os possíveis canais por onde o seu público se informar. Dessa forma, você provavelmente conseguirá acompanhar a linha lógica de raciocínio deles e se antecipar às tendências de comportamento.

Reavalie seu modelo de negócio

Depois dos estudos que você irá realizar sobre o seu público e suas formas de se comunicar, talvez seja a hora de rever o seu modelo de negócio. Durante o período da quarentena muitos pequenos negócios precisarão ser revistos e é nessa hora que você irá juntar tudo que estudou e tomar a suas decisões.

Estudos de grandes especialistas mostram que as pequenas e médias empresas possuem uma flexibilidade maior no modelo de negócio. Por esse motivo, estão mais preparados para agir com velocidade na hora de operar mudança, se comparados às grandes organizações, que possuem seu modelo fechado e profundamente enraizado.

Isso não significa sair por aí modificando todos os aspectos e criando praticamente uma nova empresa. Não! Esse não é o momento para isso. O que aconselhamos, na verdade, é que você revise seu mix de produtos, suas formas de atuação e o que precisa ser modificado diante desse novo cenário. Indicamos que você, como base nas dicas que demos anteriormente, conheça e saiba balizar seu público.

Uma das medidas divulgadas e aconselhadas amplamente por especialistas do mundo todo, é a renegociação. Entre em contato com fornecedores e credores para avaliar de maneira honesta e transparente, possibilidades de tornar esse período mais sustentável para ambas as partes. Sabemos que não será fácil, mas se cada lado ceder um pouco todos saem mais fortalecidos.

Bancos, financeiras e até mesmo imobiliárias estão preparando ações especiais e linhas específicas de crédito que irão ajudar o pequeno empreendedor a se estabelecer durante esse período de transformação. Novamente, reforçamos aqui a importância de se manter informado e não perder oportunidades que podem ser vitais para o seu negócio.
Todos esses movimentos são fundamentais para que você faça o principal, que é preservar a sua equipe e a sua comunidade.

Invista em novas formas de proximidade

Com chegada do Coronavírus, o distanciamento físico entre as pessoas se fez necessário. Há alguns dias estamos aprendendo novas formas de se relacionar. Esse novo cenário vem acelerando o desenvolvimento de diversas formas de interação e comercialização de bens e serviços. A cada dia surgem novidades no setor de logística, transporte e plataformas de comunicação, que são importantes para manter marcas e consumidores conectados.
O que vemos acontecer é uma verdadeira renovação na forma como suprimos nossas necessidades de consumo e, por isso, você não pode deixar de ter em mente que precisará se adaptar. Para isso, invista em novas formas de interagir com seu público. Aposte em vendas on-line e nos aplicativos de delivery, que serão nossos maiores aliados nesse momento.

Mas para além dos serviços de entrega, tenha em mente que se manter próximo do seu público nesse momento irá lhe proporcionar um verdadeiro legado, que pode tornar sua marca muito mais valiosa. A proximidade entre marca e consumidor é um patrimônio que poucos conseguem construir. Atingido esse nível de relacionamento, você se prepara para este momento difícil em nossa economia e para muitos que possam surgir.

Acredite no senso de comunidade

Uma das atitudes mais nobres que um pequeno empreendedor pode ter nesse momento é acreditar no senso de comunidade. Estar próximo e fazer parte de redes de empreendedores, produtores locais e comunidades de clientes, podem tornar o seu negócio ainda mais sustentável.

Encontrar uma dessas redes não é difícil. Inclusive pode ser outra chave para o seu sucesso. Converse com sua comunidade local, troque informações, percepções sobre o consumo e tenha sempre em mente uma postura de fortalecimento.

Você e sua empresa não formam um mercado sozinhos. Valorize seu vizinho e as iniciativas de empreendedorismo criativo. A economia é formada por toda uma cadeia que envolve, desde o menor dos produtores, até o mais exigente dos consumidores. Conectar-se é o mesmo que se fortalecer. Acredite no senso de comunidade para que possamos juntos sair de mais um momento complicado na nossa economia, e que como todos sabem, não é um momento individual, mas sim de toda a comunidade.

Mantenha sua equipe motivada

Seu maior patrimônio são as pessoas que, junto com você, constroem diariamente seu negócio. Nesse momento deixar de investir na equipe pode ser necessário. Alguns pontos como treinamentos e benefícios podem ser revistos em função de evitar perdas maiores. Junto com uma equipe que se vai, vai também seus investimentos na formação da trajetória de cada um. Então, preserve ao máximo sua equipe.

Boas energias são gratuitas. Em tempos difíceis, tudo o que sobra são as boas aspirações e os bons relacionamentos. Saiba lidar com esse novo momento em que toda a humanidade está aflita. Você é o líder e, assim como tal, deve ser o primeiro a estimular uma postura vitoriosa e confiante na sua equipe.

Demissões e ajustes podem ser necessários, mas o diálogo aberto e honesto será sempre o seu maior defensor e guia. Aproveite esse momento para estar ainda mais próximo de pessoas que, talvez, não fossem do seu convívio. Construa novas relações, e seja um exemplo de produtividade e força de vontade.

Harry Cunningham

Aposte na sua formação pessoal

Esse momento está se mostrando um convite para o autoconhecimento e evolução espiritual de algumas pessoas. Bem como um grande convite para repensarmos nossas atuações enquanto profissionais e, principalmente, enquanto líderes. Nosso papel na sociedade está ainda mais em evidência e as pessoas dependem das nossas atitudes e decisões.

Para lidar com tudo isso, a maior de todas as recomendações é que você, pequeno empreendedor, invista na sua formação pessoal. Mais do que se manter informado, os ciclos de formação estão ainda mais acessíveis por meios de iniciativas que surgem durante a quarentena. Esse movimento é o reflexo da visão de comunidade de diversas empresas que oferecem, por exemplo, cursos de formação empreendedora. Com uma pesquisa rápida na internet, é possível encontrar gratuitamente uma infinidade de cursos e informações que se tornarão o seu maior legado quando toda essa onda passar.

Você precisa ser o primeiro a acreditar no seu sucesso. Nós sabemos que você batalhou para chegar onde está e com certeza tem total domínio de tudo que envolve o seu negócio, mas uma mente aberta para aprender é sempre mais poderosa. É o momento para tomarmos novas decisões, tecermos novas redes e agirmos de formas que talvez nunca tivéssemos pensado. Nossos negócios, inevitavelmente, irão se transformar. O que teremos no final será o resultado de uma jornada cheia de novos desafios e que irá construir uma sociedade ainda mais forte e conectada.

--

--