Teste A/B: o que é e como fazer

Letícia Miller
ioasys-voices
3 min readOct 5, 2022

--

O que é um teste A/B?

Teste A/B é uma ferramenta de discovery que tem como objetivo comparar variáveis de um produto digital, com a intenção de definir qual tem o melhor resultado.

Nele, dividimos os usuários em dois grupos e coletamos os insights após a conclusão. Isso pode ser feito em produção, telas de figma e outras plataformas de usabilidade. É recomendado possuir um grande número de usuários para conseguir ter uma amostragem considerável.

Como fazer um teste A/B?

Para aplicar um teste A/B é necessário primeiro definir a hipótese. Por exemplo: O usuário não tem interesse na feature apresentada ou ela está mal identificada?

Após a definição, pensamos qual o número de usuários queremos testar e, para isso, possuímos algumas ferramentas. Para produtos que já estão publicados podemos utilizar Hotjar e Carity, quando falamos em aplicativos temos o Firebase e o Optimizely e, quando ainda em prototipagem, podemos usar o Figma ou o Maze.

Assim que a ferramenta é definida e o número de usuários são testados, é possível determinar qual estratégia vai ser tomada. Iremos alterar a posição do botão? Vamos alterar a imagem que apresenta o produto? É necessário alterar o texto que utilizamos?

O importante é escolher somente uma alternativa para utilizar de modo que seja possível identificar qual das estratégias teve melhor performance comparada a outra.

Seguindo o exemplo, estamos procurando aumentar a taxa de aquisição de uma feature. Se fosse definido que das estratégias pensadas a primeira a ser tomada seria alterar o texto, a tela A ficaria da forma inicial e a B com essa alteração.

Vamos supor que, ao testar, percebemos que não ocorreu uma mudança considerável. Temos então a possibilidade de testar novamente, dessa vez na tela B, dando mais relevância para o botão. Suponhamos que, como resultado, ocorreu uma taxa considerável de conversão.

Nesse caso, podemos concluir que o problema não está na feature, e sim na forma que ela é apresentada. Entretanto, se tentássemos todas hipóteses e o resultado ainda fosse negativo, chegaríamos à conclusão que aquela feature não gera valor para o usuário, sendo necessário encontrar uma nova alternativa para aumentar o valor agregado.

Porque aplicar um teste A/B?

O produto digital é um organismo vivo em constante evolução, possibilitando melhorias contínuas. Utilizar um teste A/B é a oportunidade de testar as hipóteses que aparecem durante esse processo.

É uma maneira de identificar qual variável alcança resultados mais positivos dentro dos objetivos, e por isso ela vem se popularizando cada vez mais no mercado. Ele nada mais é do que uma forma das empresas otimizarem seus produtos.

Obrigado por ler até aqui! Espero que esse conteúdo seja útil.

Se você curtiu esse artigo, veja também Discovery e delivery contínuo: quando o ágil encontra o design e Estórias de usuário: porque uma boa escrita é importante no desenvolvimento de produtos? .

ioasys

Na ioasys, usamos a diversidade como catalisador criativo para transformar problemas complexos em soluções simples, por meio de processos de inovação estruturados.

Assim, facilitamos a transformação digital de empresas ousadas e cocriamos experiências únicas — de pessoas para pessoas. Se interessou pelo assunto? Venha nos conhecer!

--

--