5 FILMES PARA CRIATIVIDADE.

Recomendamos para quem gosta de tecnologia, ação e estudos. Talvez eu faça outra lista de filmes futuramente.

Olá pessoas! A maioria dos filmes são de ficção, mas sabemos que existem coisas parecidas e que já estão sendo desenvolvidas.

Conheça agora 5 filmes que podem te inspirar a criar ou fazer algo.

#Risco de spoiler.

CHAPPIE

Chappie é um filme de ficção cientifica robótica. No filme, o Chappie é um dos robôs escoltas que trabalham para o estado como policiais, ele é um dos mais judiados no cenário de guerra civil.

O seu criador, o brilhante cientista Deon (Dev Patel), avalia o escolta e manda descarta-lo. Pelo o fato de ser muito maltratado nos combates e não seria mais viável trocar as suas peças por outras novas.

Enquanto ele seria descartado, o criador dos escoltas continua a desenvolver um novo sistema de inteligência artificial capaz de ser comparada a inteligência humana.

Onde ela poderia aprender com o meio, igual uma criança, mas claro que uma máquina pode aprender mais rápido e evoluir o seu aprendizado de 5 anos de um humano em poucos meses ou semanas.

Após algumas tentativas com erros, Deon consegue criar a sua IA. Mas precisa de algo para poder testar, e esse algo seria o robô que estava a ser descartado.

O código é testado no Chappie, depois dele ser capturado por criminosos. Após ser iniciado, o código começa a dar os seus primeiros passos no robô escolta.

O Chappie parece ser um bebê, que chega ao mundo sem saber de nada, mas com um tempo e contato com a sociedade ele vai evoluindo a sua forma de pensar, julgar, escolher, criar, fazer entre outras coisas que nós humanos podemos fazer e sentir.

O legal desse filme, é que além de um robô conseguir ter a mentalidade comparada a de um humano, ele também consegue mostrar teoria sendo colocada em prática no filme, que seria a transferência de consciência humana para uma máquina. E eles conseguem fazer isso.

Eu estou estudando assuntos assim, e se vocês quiserem posso escrever mais sobre esses assuntos.

O que me inspira nesse filme é criar uma inteligência artificial capaz de ser flexível em qualquer sistema. Vou deixar o trailer do filme, e eu deveria ser pago por isso, mas.

HER OU SUA

Esse filme mostra um futuro meio parado no tempo entre o presente ou passado, o cenário é antigo, mas a tecnologia usada é muito futurística.

Her (Sua/Ela) é uma protagonista baseada em uma inteligência artificial, que após um simples registro de coisas básicas sobre o seu usuário, ela vai desenvolvendo uma personalidade independente e agradável aos usuários.

O filme é basicamente um romance entre um homem humano e uma “mulher artificial” ela consegue aprender com ele e consegue entender os problemas dele, sentir as emoções e sentimentos, tem humor e passam por momentos tristes e felizes juntos.

Alguns críticos estudam sobre o comportamento humano e se é possível um humano se apaixonar mesmo por uma máquina ou inteligência artificial, isso é uam das coisas que mais deixam alguns pesquisadores e cientistas assustados ou entusiasmados com o tema.

Ah, aquela voz da Scarlett Johansson!

O HOMEM DE FERRO

Haha, foi engraçado quando contei para alguns amigos gringos que Iron Man, se chama homem de ferro aqui no Brasil.

Eu acho que nem preciso falar muito sobre esse filme, O Homem de Ferro é um dos filmes que mais assisto, e o conceito de inteligência artificial que ele tem O JARVIS é muito foda! Criar um Jarvis ou algo parecido é uma das coisas que sempre tento fazer, embora seja muito complicado fazer sozinho.

Enquanto a armadura, exige muito conhecimento em mecânica e dinheiro (essa parte ainda não tenho para investir). Esse ano vou tentar um curso técnico em mecatrônica, agradeço a quem torce por mim! Voltando ao assunto.

Esse filme abrange muito conteúdo para estudo e desenvolvimento, IA, Sensores, Reconhecimento de voz e Processamento de linguagem natural, holografia enfim são tantas coisas que toda vez que vejo o filme de novo, percebo algo diferente.

Se alguém estiver lendo e se interessa em criar um Jarvis ou assistente pessoal comigo, entra em contato.

O ESPETACULAR HOMEM ARANHA

Algumas pessoas reclamaram desse filme, por mudarem o protagonista, porém eu acho que eles acertaram em algumas coisas. Por exemplo a vida universitária do Peter, onde ele conhece uma garota super inteligente e bonita a Gwen.

O bom desse filme, é que não ficou só aquela coisa de filme de super herói, tem que ser só de Super Herói, teve conceitos de biologia como genética e mutação, teve a parte de esportes como skate e le parkour, também teve algumas coisas como fotografia.

Coisas de adolescentes como quarto do Peter, que lembrava muito o meu a uns anos atrás (só que não), conflitos com a família, algumas tecnologias que da pra serem feitas como a fechadura do quarto do Peter. Os reflexos rápidos, isso depois do contato com a aranha em um dos laboratórios da Oscorp, as amizades as desavenças.

O filme foi muito bem feito, só deixou a desejar os vilões… na minha opinião, acho que merece o terceiro filme da série. Claro com muito mais conceitos de tecnologia, biologia, física, química, programação talvez (porque não) e por ai vai!

INVASORES — NENHUM SISTEMA ESTÁ A SALVO

Quer um filme pra ficar de boca aberta? Veja esse!

Um grupo de jovens são muito bons em hackear coisas, descobrir como elas funcionam e modifica-las ou fazerem o que quiser para eles. Por acaso todos se encontram e um deles precisa passar em um teste se quiser entrar no grupo. Dai oferecem um notebook pra o cara, e ele simplesmente desliga todas as luzes do bairro, via terminal.

No filme há um mundo underground secreto virtual, onde várias pessoas se encontram com suas VPN’s (virtual private network) e nicknames diferentes.

O legal desse filme é que cada um dos quatro personagens tem uma função, e suas personalidades são bem diferentes. Alguns conceitos são usados no mundo real outros ainda são ficção. Existem coisas como, engenharia social, invasão por ftp, etc…

O filme é bem bolado e só assistindo para tomar as suas próprias conclusões, garanto que vai ficar de boca aberta ao terminar de assistir!

Alguns desses filmes se encontram na Netflix.

Recomendo para inspiração, naquela hora que bate uma vontade de criar ou fazer algo épico!

Então, gostou? Deixa um ❤ e o seu comentário :)

Comentários e críticas construtivas são bem vindas. Você também pode indicar novos assuntos legais e criativos para o acampamento. Até a próxima!

Autor: @breno.io