Como é ser Business Analyst no isaac?

Luana Chacra
isaac tech
Published in
3 min readNov 19, 2021

Artigo escrito em parceria com Lais Wassano.

Se você está imerso no universo da tecnologia ou se interessa pelo assunto, você já deve ter ouvido a célebre expressão: “dados são o novo petróleo”. A comparação resulta do quão valiosos são ambos os insumos — e ninguém haveria de discordar do valor do petróleo ou dos dados para a economia, correto? Correto… Mas vejamos pelo ângulo abaixo.

Imagine uma fazenda abundante em petróleo em seu subsolo, mas sem os recursos ou técnicas suficientes para explorá-los; ou, ainda, que há recursos e técnicas para a exploração mas não se sabe para que utilizar o petróleo. Bom, assim são os dados: não adianta tê-los em abundância sem que se saiba como explorá-los e com que intenção e finalidade útil explorá-los.

Essa é a tarefa, em grande parte, das pessoas analistas de negócios ou Business Analysts (BAs): saber explorar os dados e deles extrair as melhores oportunidades de negócios, buscando entender as respostas que queremos dar aos sócios e investidores e testar hipóteses que queremos validar para crescimento e lucratividade da empresa.

Os nossos desafios cotidianos aqui no isaac envolvem, ainda, identificar problemas, levantar hipóteses, estruturar soluções e traduzir números em decisões que afetam diretamente diversas áreas de negócio — tais como crédito, operações, pricing, marketing e outras -, sendo uma pessoa guardiã da cultura de decisões baseadas em dados — afinal, aqui no isaac acreditamos que “tudo começa com dados”, sendo este um dos nossos valores.

As pessoas que são Business Analyst aqui no isaac trabalham em packs de produto, usando dados para auxiliar na criação/melhoria de processos e produtos buscando trazer mais valor para a própria empresa, nossas escolas e responsáveis pelos alunos. Dentre as principais habilidades necessárias em nossa rotina, listam-se habilidades técnicas envolvendo principalmente a linguagem SQL e estratégias de visualização de dados, habilidades analíticas, bom entendimento sobre negócios e capacidade de comunicação, possibilitando uma atuação transversal e integrada com todas as áreas do negócio.

Conversando sobre o porquê decidimos fazer parte do isaac, notamos alguns pontos em comum: o primeiro e mais fundamental, o propósito da educação, de empoderar escolas para reescrever o amanhã; em segundo, o desafio de uma startup early stage, totalmente aberta a ideias e construções, com diversos processos a serem criados, na qual poderíamos ser peças essenciais do projeto e acompanhar o seu crescimento; e também trabalhar com gente que nos inspira, em um verdadeiro espaço de aprendizagem, que tem como um de seus valores ter um “time forte, diverso e feliz”.

Por fim, viemos para o isaac porque queremos, e sabemos que lugar de mulher é onde ela quiser! Acreditamos na importância do protagonismo e da representatividade das minorias e, mais, acreditamos em uma empresa que acredita nesta importância e concede este protagonismo.

O isaac está com vaga afirmativa aberta para BA, você já viu? https://carreiras.olaisaac.com.br/?gh_jid=4171265004. Vem construir o futuro da educação com a gente!

--

--