Por que abandonei minha carreira internacional para trabalhar como Software Engineer no isaac?

Marcelo Tokarnia
isaac tech
Published in
5 min readDec 16, 2021

Em setembro de 2020 eu decidi sair da Suécia e vir trabalhar no Brasil. Todos sabemos que infelizmente o nosso país não está vivendo os melhores momentos por vários motivos. Então somente essa relocação geográfica já causa confusão em muita gente.

Por que largar um dos países com a melhor mobilidade social do mundo, várias leis que protegem o trabalhador, acesso gratuito (ou subsidiado) a muitos serviços públicos bem no meio da pandemia? Pode parecer loucura.

Além disso, eu era um desenvolvedor senior na Klarna, considerada a quarta maior fintech do mundo, avaliada em 45 bilhões de dólares, mais “indemitível” que os tão sonhados concursos públicos aqui no Brasil. Parecia uma ótima estratégia de aposentadoria, não ? Só se acalmar por ali e fazer um pé de meia … Pra que trocar de emprego ? Pra que voltar pro Brasil ? Por que sair de uma empresa com 4000 funcionários e arriscar em uma que tinha 10?

Mas nem tudo na vida são números, cargos ou garantias e nesse post vou tentar responder essa pergunta que eu escuto tanto com alguns fatores relevantes da minha decisão, em nenhuma ordem em particular.

Propósito

Muito resumidamente, eu sempre me senti muito privilegiado pela educação que tive. Tanto por ter acesso a uma escola de qualidade no Ensino Fundamental e Médio, como principalmente ter acesso a uma ótima faculdade pública. Eu me sentia “endividado” com a sociedade por ter utilizado tantos recursos públicos para me promover.

Durante a faculdade, tentando atuar nessa minha dívida moral, atuei como professor de Matemática em três instituições de ensino diferentes, sendo duas delas sem fins lucrativos, para ajudar jovens de baixa renda a garantirem vagas em universidades públicas para, assim como eu, alavancarem as suas carreiras.

Entre trabalhar em um banco e ajudar europeus a gastarem mais dinheiro (e às vezes até se endividarem) e ajudar a educação brasileira (e às vezes até abonar dívidas da escola e responsáveis) eu já sei qual me motiva mais.

Impacto do meu trabalho

O principal produto da Klarna é um “Buy Now Pay Later”, que basicamente é um termo para dizer que a Klarna assume sua dívida com um lojista e faz um repasse para ele da sua dívida. Ou seja, a Klarna é um “garantidor de pagamentos” dos lojistas assim como o isaac é um “garantidor de mensalidades” das escolas.

Eu senti que não só me conectava com o propósito do isaac, como também, pelos 2.5 anos anteriores estive imerso em um mundo que me permitiu aprender bastante exatamente sobre as capacidades técnicas do produto que o isaac se propunha a construir.

Comparando os dois produtos e seus respectivos públicos e também comparando o meu impacto em uma empresa com milhares de funcionários com a possibilidade de ser um dos primeiros 10 funcionários, senti que tanto o produto como o meu papel nele seriam muito mais impactantes no isaac.

Time incrível, densidade de talentos

O isaac não é a minha primeira oportunidade de participar de uma empresa tão jovem. E o que eu percebi nas outras foi uma economia na hora de contratar talentos, a criação de um MVP com deadlines irreais e uma alta rotatividade de funcionários (e lideranças).

O que eu percebi no isaac foi a preocupação e maturidade de trazer pessoas muito boas desde o dia zero. Fazer um produto robusto, depois de um processo de discovery com clientes, com qualidade técnica e margem para crescimento.

Quando eu conheci as pessoas que trabalhavam no isaac eu só pensei: não importa o que elas querem construir, eu quero fazer parte dessa jornada. Melhor ainda se elas quiserem ajudar a educação brasileira, porque isso eu também quero.

Timing

De novo, sobre o meu impacto individual em uma empresa em estágio inicial. Eu senti que poderia ajudar a modelar a empresa com várias boas práticas que eu aprendi durante a minha carreira. Senti que poderia ajudar a criar uma plataforma com os padrões de boas práticas que eu acho mais eficientes, a organizar o código, serviços, projetos baseado em tudo que eu aprendi nas minhas últimas experiências de emprego e estudos.

Mas não só na parte técnica, senti também que poderia influenciar também como os times se organizam, como os times se comunicam, os horários e locais de trabalho. Com esse “poder” eu senti que poderia ajudar a criar um ambiente de trabalho saudável, que todos se sentiriam seguros e teriam rotinas de trabalho mais humanas. Logo eu, que adoro construir, ver uma folha em branco cheia de possibilidades foi um match perfeito.

Em uma das minhas primeiras conversas com o David Peixoto, nosso CEO, eu lembro de falar:

- “Eu gostei bastante da proposta do isaac, e gostaria de fazer parte dessa aventura, MAS eu não vou morar em São Paulo, inclusive acho que o trabalho remoto pode ser muito mais produtivo do que o trabalho presencial por N motivos”. E ele me respondeu:

- “Tudo bem, se você acha isso, você vai ser um dos responsáveis por fazer o trabalho remoto ‘dar certo’”.

E eu gostei do desafio 🤔 É um desafio que vai muito além das capacidades que eu desenvolvi como desenvolvedor nos últimos anos. O desafio é sobre lidar com pessoas e garantir que todos se sintam bem no ambiente de trabalho. E esse é um assunto que eu gosto muito. Imagino que muitos desenvolvedores aqui no isaac já devem ter me visto pelo menos uma vez puxando alguma discussão relacionada a rituais / reuniões / comunicação assíncrona / flexibilidade de horários / uso do slack / contratações, entre outros… inclusive, esse é um assunto para um outro post próprio…

País de criação

Por último, mas com certeza não menos importante. O Brasil é o meu país. Onde fui criado, onde está a maior parte da minha família e amigos. Onde eu entendo perfeitamente a língua / gírias / cultura / piadas, e sempre vai ter um espacinho especial no meu coração.

A vida de imigrante não é as mil maravilhas que mostra o instagram. Estar “do outro lado do mundo” no meio de uma pandemia causa muitas incertezas e ansiedades também. A perspectiva de voltar para o Brasil e poder trabalhar em um produto com propósito, rodeado de gente incrível, com uma rotina de trabalho humanizada, e impacto em larga escala até pareceu bom demais para ser verdade. Não precisei pensar duas vezes para aceitar a proposta.

E se você está achando que perdeu “o timing”, que agora o isaac já está “velho” e não existe mais tanta oportunidade de causar impacto na empresa. Você não poderia estar mais enganado!

Temos muitas oportunidades abertas para todos os níveis de desenvolvedores, profissionais de segurança, SRE, dados, produto, operações, entre outros… E um roadmap tão grande que ainda existem muitas oportunidades para cada um achar o seu nicho e se desenvolver.

Da uma olhadinha na nossa página de carreiras, e se eu não te convenci até agora, quem sabe eu mesmo não te encontro no processo seletivo e tenho mais uma chance pra te convencer a vir trabalhar conosco?

--

--